Detalhes do Documento

Desempenho escolar e diferentes papéis de participação no bullying: um estudo transcultural

Autor(es): Zequinão, Marcela A. ; Medeiros, Pâmella de ; Silva, Jorge Luiz da ; Lopes, Luis Oliveira ; Pereira, Beatriz

Data: 2021

Identificador Persistente: https://hdl.handle.net/1822/80532

Origem: RepositóriUM - Universidade do Minho

Assunto(s): Violência escolar; Bullying; Desempenho escolar; School Performance; School Violence


Descrição

O objetivo deste estudo é comparar o desempenho escolar entre os diferentes papéis de participação no bullying em dois países (Brasil e Portugal). Consiste num estudo transcultural de corte transversal de cunho exploratório e amostragem intencional. 376 crianças e adolescentes (do 5º e 6º ano de escolas públicas e privadas) participaram deste estudo, sendo 197 de Portugal e 179 do Brasil. Os papéis de participação no bullying foram obtidos mediante a aplicação de uma escala sociométrica e o desempenho escolar foi avaliado pelas médias finais obtidas ao final do ano letivo de quatro disciplinas (ciências, inglês, matemática e português). Os dados foram analisados através da estatística descritiva e inferencial (teste Kruskal-Wallis e U de Mann-Whitney). Destaca-se que em Portugal as vítimas apresentaram melhor desempenho escolar. Já no Brasil não foram encontradas diferenças significativas. Os dados apontam que o desempenho escolar parece ser uma variável mais importante no estabelecimento dos papéis de participação no bullying em Portugal do que no Brasil, indicando que a relação entre essas variáveis não pode ser considerada característica padrão entre os envolvidos neste fenómeno em diferentes países.

Tipo de Documento Artigo científico
Idioma Português
Contribuidor(es) Universidade do Minho
facebook logo  linkedin logo  twitter logo 
mendeley logo

Documentos Relacionados

Não existem documentos relacionados.