Document details

Desempenho escolar e diferentes papéis de participação no bullying: um estudo transcultural

Author(s): Zequinão, Marcela A. ; Medeiros, Pâmella de ; Silva, Jorge Luiz da ; Lopes, Luis Oliveira ; Pereira, Beatriz

Date: 2021

Persistent ID: https://hdl.handle.net/1822/80532

Origin: RepositóriUM - Universidade do Minho

Subject(s): Violência escolar; Bullying; Desempenho escolar; School Performance; School Violence


Description

O objetivo deste estudo é comparar o desempenho escolar entre os diferentes papéis de participação no bullying em dois países (Brasil e Portugal). Consiste num estudo transcultural de corte transversal de cunho exploratório e amostragem intencional. 376 crianças e adolescentes (do 5º e 6º ano de escolas públicas e privadas) participaram deste estudo, sendo 197 de Portugal e 179 do Brasil. Os papéis de participação no bullying foram obtidos mediante a aplicação de uma escala sociométrica e o desempenho escolar foi avaliado pelas médias finais obtidas ao final do ano letivo de quatro disciplinas (ciências, inglês, matemática e português). Os dados foram analisados através da estatística descritiva e inferencial (teste Kruskal-Wallis e U de Mann-Whitney). Destaca-se que em Portugal as vítimas apresentaram melhor desempenho escolar. Já no Brasil não foram encontradas diferenças significativas. Os dados apontam que o desempenho escolar parece ser uma variável mais importante no estabelecimento dos papéis de participação no bullying em Portugal do que no Brasil, indicando que a relação entre essas variáveis não pode ser considerada característica padrão entre os envolvidos neste fenómeno em diferentes países.

Document Type Journal article
Language Portuguese
Contributor(s) Universidade do Minho
facebook logo  linkedin logo  twitter logo 
mendeley logo

Related documents

No related documents