Author(s):
Silva, Jorge Luiz da ; Figueiredo, Glória Lúcia Alves de ; Nascimento, Lilian Cristina Gomes do ; Beretta, Regina Célia de Souza ; Rodrígues Fernandez, José Eugenio ; Pereira, Beatriz
Date: 2022
Persistent ID: https://hdl.handle.net/1822/80533
Origin: RepositóriUM - Universidade do Minho
Subject(s): Bullying; Violência escolar; Habilidades sociais; Competência social; School violence; Social skills; Social competence; Violencia escolar; Habilidades sociales; Competencia social
Description
Nos períodos de transição escolar ocorre mais bullying. Um dos fatores associados pode ser a existência de déficits nas habilidades sociais dos estudantes. Assim, o objetivo deste estudo foi verificar possíveis diferenças nas habilidades sociais de estudantes envolvidos e não envolvidos em situações de bullying no período de transição escolar. Participaram 408 estudantes do sexto ano do Ensino Fundamental, com média de idade de 11,3 anos (DP = 0,62). Os dados foram coletados mediante uma escala e um questionário, e avaliados estatisticamente por análises de variância (ANOVA). As vítimas-agressoras apresentaram as menores médias nas habilidades sociais e diferenciaram-se significativamente das vítimas, agressores e não envolvidos no bullying em relação às habilidades de empatia/civilidade, autocontrole e participação. Já os estudantes não envolvidos apresentaram as maiores médias nas habilidades sociais. Conclui-se que a melhoria das habilidades sociais dos estudantes em transição escolar pode ajudar a prevenir e/ou reduzir o bullying.