Detalhes do Documento

Criatividade e Ensino Superior em Portugal e no Brasil: o país, o género e a área de estudo diferenciam estudantes?

Autor(es): Morais, Maria de Fátima ; Aquino, Sandra ; Martins, Fernanda

Data: 2023

Identificador Persistente: https://hdl.handle.net/1822/87908

Origem: RepositóriUM - Universidade do Minho

Assunto(s): Criatividade; Universidade; País; Estudantes; Género; Área de estudos; Creativity; University; Students; Country; Gender; Field of study


Descrição

A universidade tem um papel fundamental na formação de agentes criativos para o futuro. Há, porém, algumas dificuldades ainda a ultrapassar e verifica-se escassez de investigação acerca do tópico neste contexto. Perceber como os estudantes se posicionam face à criatividade pode, então, ser útil para facilitar o papel promotor da universidade na inovação. Diferenças culturais influenciam formas de pensar criatividade e, assim, estudos comparativos entre diferentes países são necessários. Este estudo analisa como 326 estudantes (brasileiros e portugueses) se autoavaliam enquanto criativos, como pensam conceitos no âmbito da criatividade e sobre como esta está presente e é promovida na educação superior. Para cada país, foi também explorado se o género e a frequência de diferentes áreas de estudo (Artes; Ciências Sociais e Humanas; Ciências e Tecnologias) determinam diferenças nessas avaliações. Por último, análises de regressão ponderam a influência de diferentes variáveis na avaliação do estudante sobre a sua criatividade. Verificaram-se diferenças significativas entre países nas três dimensões estudadas e ainda diferenças tomando o género e (menos) a área de estudo. Valores baixos preditivos face à autoavaliação da criatividade foram encontrados nos dois países. Reflexões sobre uma prática nas universidades facilitadora criatividade podem ser feitas a partir destes dados.

Tipo de Documento Artigo científico
Idioma Português
Contribuidor(es) Universidade do Minho
facebook logo  linkedin logo  twitter logo 
mendeley logo

Documentos Relacionados

Não existem documentos relacionados.