Author(s):
Alexandre, Fernando ; Portela, Miguel ; Rodrigues, Artur ; Ferreira, Diogo ; Cruz, Carlos Oliveira ; Arantes, Amílcar ; Januário, João Fragoso ; Faria e Sousa, Vítor ; Brinca, Pedro ; Ferreira, João ; Rebolho, José Miguel
Date: 2024
Persistent ID: https://hdl.handle.net/1822/93158
Origin: RepositóriUM - Universidade do Minho
Description
Os aeroportos ocupam um lugar central nas redes de transporte, conectando as regiões à economia mundial e possibilitando o fluxo de pessoas, bens, serviços e informações. As infraestruturas aeroportuárias são essenciais para a estratégia de desenvolvimento económico dos países, sobretudo dos mais periféricos como Portugal, permitindo mitigar ou ultrapassar os efeitos negativos das longas distâncias aos principais mercados. Na avaliação económica e financeira das opções estratégicas para aumentar a capacidade aeroportuária da região de Lisboa foram analisadas cinco dimensões: i) os impactos macroeconómicos do aumento da conectividade aérea considerando a distância a Lisboa e as características económicas das diferentes localizações; ii) o valor financeiro de cada uma das opções na perspetiva do promotor; iii) o contrato de concessão, as suas implicações para as taxas aeroportuárias e competitividade das infraestruturas aeroportuárias; iv) o valor que resultaria da desativação do Aeroporto Humberto Delgado; e, v) a análise custo-benefício que considerou os benefícios para os consumidores, para o gestor aeroportuário e as externalidades.