Autor(es): Ngio, Fernando Rogério Manuel ; Vilaça, Teresa
Data: 2024
Identificador Persistente: https://hdl.handle.net/1822/93312
Origem: RepositóriUM - Universidade do Minho
Autor(es): Ngio, Fernando Rogério Manuel ; Vilaça, Teresa
Data: 2024
Identificador Persistente: https://hdl.handle.net/1822/93312
Origem: RepositóriUM - Universidade do Minho
A investigação tem vindo a mostrar de forma clara a relevância da supervisão pedagógica na formação de professores (Alarcão & Tavares, 2003-2007; Formosinho, 2002; Alarcão & Canha, 2013; Mesquita & Roldão, 2017; Moreira, 2015; Monteiro & Vieira, 2017; Monteiro, 2019). No entanto, no contexto angolano, nem sempre o que os normativos prescrevem se observa na realidade prática das escolas de formação de professores (escolas de Magistério) a nível do acompanhamento e supervisão de estágios pedagógicos, apesar da formação de professores identificar-se, cada vez mais, com o processo de desenvolvimento permanente do professor ligado à supervisão pedagógica, enquanto uma das estratégias de encorajamento da articulação entre a teoria e a prática na formação inicial (Monteiro & Vieira, 2015), do desenvolvimento de capacidades reflexivas e o repensar de atitudes profissionais (Alarcão & Tavares, 2003). Na formação inicial de professores em Angola, o estágio é realizado em escolas de aplicação, supervisionado por um professor tutor (PT) e por um professor acompanhante (PA) da escola de formação (Magistério), cuja função subentende-se ser a de um supervisor pedagógico (Instituto Nacional de Investigação e de Desenvolvimento da Educação-INIDE, 2009, atualmente Instituto Nacional de Avaliação e de Desenvolvimento da Educação, INADE). Em suma, o estudo ora apresentado, é o primeiro da tese de doutoramento sobre “Potencialidades da formação para a cocriação de um Guia de Ação para o Estágio Pedagógico: um estudo com professores acompanhantes de Escolas de Magistério em Malanje, Angola” e visa responder à seguinte questão de investigação: Que modelos de supervisão e competências formativas são exigidas aos professores acompanhantes de estágio e professores tutores, nos normativos e regulamentos legais do Ministério da Educação-MED, nos Gabinetes provinciais de educação e nas escolas de formação de professores? Para analisar a Legislação do Ministério da Educação, Gabinetes Provinciais de Educação e Escolas de Formação de Professores foi elaborada uma grelha de análise, que incluiu entre outras categorias e subcategorias: i) Caraterísticas do processo de supervisão pedagógica na formação inicial: princípios norteadores, objetivos, tipo de supervisores, papel do supervisor; ii) Caraterísticas da implementação da supervisão: a nível nacional, provincial e municipal. Os resultados encontram-se em fase de tratamento, no entanto, já se observou que o que prescrevem os normativos legais contrasta, até certa medida, com o que se observa na prática real de formação inicial dos professores.