Author(s):
Aguilar, Ana Albuquerque e ; Afonso, Beatriz ; Fernandes, Edumila ; Cruz, Gika da ; Afonso, Helena ; Santos, Leonor ; Cardoso, Madalena ; Neto, Teresa
Date: 2023
Persistent ID: http://hdl.handle.net/10773/42945
Origin: RIA - Repositório Institucional da Universidade de Aveiro
Subject(s): Avaliação aferida de larga escala; Língua Portuguesa; Matemática; Análise de erros
Description
Este trabalho emerge da vontade de potenciar dados das provas de Avaliação Aferida de Larga Escala do Ensino Secundário de 2017, para identificar áreas críticas do desempenho de alunos santomenses da 9.ª classe em Português e em Matemática, a partir da análise de respostas e da tipificação dos erros mais frequentes. A análise realizada revela que, em Português, há grandes dificuldades na Escrita e são áreas críticas a ortografia, a morfossintaxe, a pontuação e o uso de mecanismos de coesão e coerência textual. Em Matemática, emergem como mais significativas as dificuldades nas estratégias de resolução de problemas e na comunicação e argumentação. Com este trabalho exploratório, podemos sustentar algumas recomendações pertinentes para a didática destas disciplinas e para a formação dos respetivos professores.
This work emerges from the desire to leverage data from the 2017 LargeScale Secondary Education Assessment tests, to identify critical areas of the performance of 9th grade students from São Tomé and Príncipe in Portuguese and Mathematics. This identification is based on the analysis of responses and the typification of the most common errors. The analysis carried out reveals that, in Portuguese, there are great difficulties in writing, spelling, morphosyntax, punctuation and the use of textual cohesion and coherence mechanisms are the most critical areas. In Mathematics, difficulties in problem-solving strategies and in communication and argumentation emerge as more significant. With this exploratory research, we can support some relevant recommendations for the didactics of these subjects and for the training of their respective teachers.