Autor(es):
Nepomuceno, Nayana de Almeida Santiago ; Vasconcelos, Ana Karine Portela ; Lopes, Betina da Silva ; Choé, Osvaldo Francisco de Carvalho
Data: 2024
Identificador Persistente: http://hdl.handle.net/10773/43509
Origem: RIA - Repositório Institucional da Universidade de Aveiro
Assunto(s): Ciência e tecnologia; Formação de professores; Práticas pedagógicas; Intervenções inovadoras
Descrição
A Educação Ambiental (EA) está intimamente ligada à capacidade dos indivíduos de refletir e agir criticamente sobre questões socioambientais. A abordagem em Ciência, Tecnologia e Sociedade (CTSA) complementa essa perspectiva ao promover a compreensão das interconexões entre meio ambiente, ciência e aspectos sociais. Esta pesquisa, que utilizou o protocolo de Revisão Sistemática da Literatura (RSL) proposto por Kitchenham com o suporte do software Start, teve como objetivo identificar a aplicação dos elementos do enfoque CTSA no ensino de EA. Os resultados evidenciaram uma lacuna na produção científica sobre a interseção entre esses campos, com treze estudos selecionados. Dentre eles, sete concentraram-se nas percepções sobre CTSA no contexto da educação ambiental, três abordaram intervenções práticas em sala de aula e três realizaram análises de materiais didáticos. Diversos temas foram explorados, refletindo a abrangência do enfoque CTSA na EA. Embora diferentes níveis de ensino tenham sido contemplados, apenas dois estudos focaram na formação inicial de professores. Os elementos do enfoque CTSA identificados incluem reflexão, relevância social, tomada de decisão, problematização, dialogicidade e colaboração. Para futuros estudos, recomenda-se a realização de pesquisas que compartilhem experiências de intervenção, visando inspirar práticas pedagógicas inovadoras e avaliar os impactos dessas intervenções na educação ambiental.
Environmental Education (EE) is closely linked to individuals' ability to reflect and act critically on socio-environmental issues. The Science, Technology, and Society (STS) approach complements this perspective by promoting understanding of the interconnections between the environment, science, and social aspects. This research, which utilized the systematic review protocol proposed by Kitchenham with the support of the software Start, aimed to identify the application of STS elements in EE teaching. The results revealed a gap in the scientific literature on the intersection of these fields, with thirteen studies selected. Among them, seven focused on perceptions of STS in the context of environmental education, three addressed practical interventions in the classroom, and three conducted analyses of educational materials. Various themes were explored, reflecting the breadth of the STS approach in EE. Although different educational levels were considered, only two studies focused on the initial training of teachers. The identified STS elements include reflection, social relevance, decision-making, problematization, dialogicity, and collaboration. For future studies, it is recommended to conduct research that shares intervention experiences, aiming to inspire innovative pedagogical practices and evaluate the impacts of these interventions on environmental education.