Detalhes do Documento

Bullying, vitimização por funcionários e depressão: Relações com o engajamento emocional escolar

Autor(es): Valle,Jéssica Elena ; Stelko-Pereira,Ana Carina ; Sá,Lucas Guimarães Cardoso de ; Williams,Lúcia Cavalcanti de Albuquerque

Data: 2015

Origem: Oasisbr

Assunto(s): Violência escolar; depressão; bullying


Descrição

Resumo: A violência escolar e a depressão parecem interferir no engajamento emocional escolar (EEE). O presente estudo analisou as relações de impacto de um conjunto de variáveis no EEE, a partir de testes de um modelo teórico. Para isso, 634 alunos, com idade média de 13,6 anos, de duas escolas públicas do interior de São Paulo responderam à Escala de Violência Escolar - Versão Estudantes, Inventário de Depressão Infantil e Escala de Engajamento Escolar. Os resultados indicaram que há um impacto negativo direto de depressão e autoria debullying no EEE, enquanto há um impacto negativo indireto de gravidade e frequência de vitimização por bullying, sendo mediado por autoria de bullying, depressão e/ou vitimização por funcionários. O modelo teórico proposto explicou 9% da variância no EEE, indicando a necessidade da inclusão de outras variáveis em estudos futuros. Ainda assim, é demonstrado que um ambiente não saudável pode prejudicar o engajamento escolar dos alunos.

Tipo de Documento Artigo científico
Idioma Português
facebook logo  linkedin logo  twitter logo 
mendeley logo

Documentos Relacionados

Não existem documentos relacionados.