Document details

A influência da orientação laissez-faire na saúde mental dos estudantes de mestrado e doutorado

Author(s): Cassiano,Carolina ; Leal,Laura Andrian ; Carvalho,José Carlos Marques de ; Henriques,Silvia Helena

Date: 2024

Origin: SciELO Portugal

Subject(s): Educação de Pós-Graduação; Saúde Mental; Mentores; Estudantes


Description

Resumo Introdução: O estilo de liderança laissez-faire caracteriza-se pela ausência de intervenções, podendo impactar positiva ou negativamente o trabalho nas organizações. No contexto acadêmico, orientadores de pós-graduação frequentemente adotam esse estilo, podendo conferir maior autonomia, mas afetar negativamente a saúde mental dos estudantes. Objetivo: Descrever a influência da orientação do tipo laissez-faire na saúde mental, segundo a percepção de estudantes de mestrado e doutorado. Método: Trata-se de uma pesquisa qualitativa, realizada em uma universidade pública brasileira, em cinco programas de pós-graduação. Os dados foram coletados por meio de 13 grupos focais, entre outubro e dezembro de 2023, analisados por meio da análise temática indutiva. Resultados: Participaram 72 pós-graduandos. Os resultados indicaram que o estilo laissez-faire pode beneficiar estudantes autônomos e disciplinados, fortalecer suas capacidades, autonomia e prepará-los para o mercado acadêmico. Feedbacks pontuais e reforços positivos também se mostraram relevantes para o engajamento, pertencimento e satisfação, o que beneficia a saúde mental. Contudo, a falta de direção e clareza, vinculados a esse estilo de orientação, podem gerar sentimentos de abandono, improdutividade, estresse e atrasos, especialmente em estudantes com menor experiência em pesquisa. Conclusões: A eficácia do estilo laissez-faire depende do perfil dos estudantes e das demandas do sistema acadêmico. Pertine, portanto, equilibrar a autonomia conferida aos estudantes com feedbacks estruturados e suporte adequado, de modo a propiciar um ambiente que favoreça o processo formativo e, sobretudo, a saúde mental.

Document Type Journal article
Language Portuguese
facebook logo  linkedin logo  twitter logo 
mendeley logo

Related documents

No related documents