Author(s): Medeiros, Francisco das Chagas ; Almeida, Cícera Geórgia Félix de ; Dias, Bruno Hállan Meneses ; Scipião, Amanda Rodrigues
Date: 2014
Origin: Oasisbr
Subject(s): Estudantes de Medicina; Aprendizagem
Author(s): Medeiros, Francisco das Chagas ; Almeida, Cícera Geórgia Félix de ; Dias, Bruno Hállan Meneses ; Scipião, Amanda Rodrigues
Date: 2014
Origin: Oasisbr
Subject(s): Estudantes de Medicina; Aprendizagem
Treinamento com simulação ajuda a desenvolver habilidades nos procedimentos e na postura profissional. Estudantes de Medicina avaliaram as ferramentas de aprendizagem do Módulo de Ginecologia da UFC. Usaram-se manequins, pacientes padronizadas, discussão de casos clínicos, Laboratório de Habilidades (LH) sob supervisão de professores e monitores. As questões: Fale sobre as ferramentas de aprendizagem usadas no Módulo de Ginecologia e seu processo ensino-aprendizagem e Fale sobre monitores/aulas no LH e seu processo de ensinoaprendizagem foram analisadas pelos dois Discursos do Sujeito Coletivo (DSC). Respeitou-se a ética de pesquisa com seres humanos. Conclusões: Os DSC mostraram que as ferramentas de aprendizagem utilizadas e a participação de monitores (pares) refletiram positiva e diretamente na qualidade do ensino-aprendizagem dos estudantes, sendo passíveis de reprodução.