Autor(es): Rocha, Elizabeth Matos ; Ribeiro, Júlio Wilson ; Borges Neto, Hermínio
Data: 2018
Origem: Oasisbr
Assunto(s): Educação; Matemática; Instrumentos de medição; Sessão didática
Autor(es): Rocha, Elizabeth Matos ; Ribeiro, Júlio Wilson ; Borges Neto, Hermínio
Data: 2018
Origem: Oasisbr
Assunto(s): Educação; Matemática; Instrumentos de medição; Sessão didática
ROCHA, Elizabeth Matos; RIBEIRO, Júlio Wilson; BORGES NETO, Hermínio. Avaliação da aprendizagem acompanhada em sessões didáticas: a eficiência do uso de instrumentos de medição nas aulas de matemática. In: CONGRESSO INTERNACIONAL EM AVALIAÇÃO EDUCACIONAL, 3., Fortaleza, 16-18 nov. 2006. Anais... Fortaleza: Imprensa Universitária, 2006. p. 17-37.
Apresento e avalio, neste artigo, os resultados decorrentes de ações concretas, na sala de aula de Matemática, com alunos do sexto ano do Ensino Fundamental, a partir da utilização de instrumentos de medição para o ensino e aprendizagem da grandeza comprimento. As questões aqui discutidas foram desenvolvidas em decorrência da produção da minha dissertação defendida neste ano de 2006. Dentre os diversos aspectos da pesquisa, foi possível acompanhar detalhadamente o nível de aprendizagem dos alunos, mediante avaliação de fichas de atividades, na medida em que a parte experimental acontecia. [...]