Autor(es): Fialho, Lia Machado Fiuza ; Valdés, Maria Teresa Moreno ; Catrib, Ana Maria Fontenelle
Data: 2019
Origem: Oasisbr
Assunto(s): Avaliação da aprendizagem; Ensino Fundamental; Escola
Autor(es): Fialho, Lia Machado Fiuza ; Valdés, Maria Teresa Moreno ; Catrib, Ana Maria Fontenelle
Data: 2019
Origem: Oasisbr
Assunto(s): Avaliação da aprendizagem; Ensino Fundamental; Escola
O problema de como avaliar constitui-se em um problema para muitos professores de Ensino Fundamental que tem que enfrentar as exigências da escola, fundamentalmente privada, de quantificar e paralelamente, “utilizar uma pedagogia construtivista”. Uma das autoras do estudo enfrenta este desafio em seu afazer diário e motivou-a para desenvolver este estudo. Ainda nos dias atuais é comum encontrarmos profissionais que não conseguem diferenciar com clareza os termos: testar, medir e avaliar. Pois muitos julgam estar avaliando por meio de mera aplicação testes que elaboram periodicamente, como é o caso de alguns professores que os aplicam em dias e espaço de tempo pré-determinado a fim de que ao final sua avaliação seja a média das notas obtidas ao logo do ano, semestre ou tempo de curso. Assim tenta-se quantificar o aprendizado do aluno, considerando-os tabulas rasa e ignorando as peculiaridades de cada educando, seus conhecimentos prévios, limitações e crescimento individual. O que vai repercutir na Q.V geral do indivíduo.[...]