Author(s): Feitosa, Danielle Morais ; Freire, Emanuella Sampaio ; Scipião, Lara Ronise de Negreiros Pinto ; Marques, Cláudio de Albuquerque
Date: 2019
Origin: Oasisbr
Subject(s): Aprendizagem; Processo de Ensino-Aprendizagem; Matemática
Author(s): Feitosa, Danielle Morais ; Freire, Emanuella Sampaio ; Scipião, Lara Ronise de Negreiros Pinto ; Marques, Cláudio de Albuquerque
Date: 2019
Origin: Oasisbr
Subject(s): Aprendizagem; Processo de Ensino-Aprendizagem; Matemática
Em função da acentuada situação de fracasso escolar e de exclusão social na qual se evidencia o analfabetismo nas escolas cearenses – suposto lugar destinado à erradicação desses problemas – estratégias de melhoria do ensino-aprendizagem se tornam necessárias e urgentes para a mudança desse quadro. A universalização do ensino tem sido um grande avanço, mas esse fato gera um grande desafio que é o de oferecer um ensino de qualidade, pois o que acontece na maioria das escolas públicas brasileiras, inclusive nas do Ceará, é uma aprendizagem insatisfatória acarretando problemas na leitura e escrita dos alunos que acabem carregando consigo essa defasagem durante toda sua escolaridade. Essa lacuna repercute em outras dimensões de aprendizagem, como na Matemática, por exemplo. [...]