Author(s): Medeiros, Maria Angelina da Silva ; Almeida, Cícera Geórgia Félix de ; Medeiros, Francisco das Chagas
Date: 2019
Origin: Oasisbr
Subject(s): Desenvolvimento; Educação Médica; Pacientes, médicos e a sociedade
Author(s): Medeiros, Maria Angelina da Silva ; Almeida, Cícera Geórgia Félix de ; Medeiros, Francisco das Chagas
Date: 2019
Origin: Oasisbr
Subject(s): Desenvolvimento; Educação Médica; Pacientes, médicos e a sociedade
Recentes desenvolvimentos na educação médica refletem um grande movimento no sentido da educação baseada em competências (CARRACIO et al., 2002; GOVAERTS, 2008). Documentos curriculares e programas de treinamento recheados de termos como competência, educação baseada em competência e avaliação estão se tornando a regra. Mas quem procura incompetência? Ao movimento para competência tem-se atrelado grande confusão sobre o significado do termo. Govaerts (2008) em seu texto intitulado: Competência educacional ou educação para competência profissional? (Educational competencies or education for Professional competence?) discute o que achamos prudente assumir como um significado de competência médica para nosso trabalho. Pacientes, médicos e a sociedade em geral redefinem a “qualidade do cuidar” levando a demandas crescentes sobre “competências” para oferecer “serviços relevantes” (DALL’ALBA and SANDBERG, 2006). [...]