Autor(es): Cruz, Raimunda Costa ; Silva, Maria Cleidiane Barbosa da ; Rodrigues, Rui Martinho
Data: 2019
Origem: Oasisbr
Assunto(s): Sociologia e Educação; Émile Durkheim
Autor(es): Cruz, Raimunda Costa ; Silva, Maria Cleidiane Barbosa da ; Rodrigues, Rui Martinho
Data: 2019
Origem: Oasisbr
Assunto(s): Sociologia e Educação; Émile Durkheim
É propósito do presente trabalho apresentar uma reflexão sobre as contribuições da sociologia para a educação, com recorte para a atualidade do conceito de educação legitimado nos pressupostos sociológico de Émile Durkheim. Para tanto, nos reportaremos do conceito de educação para, só então, afirmamos em que medida tal conceito nos dá subsídio para compreendermos a educação vigente. Para facilitar a compreensão do ideário educacional de Durkheim, este artigo está estruturado da seguinte forma: apresentaremos inicialmente uma abordagem biográfica sobre o referido teórico, posteriormente discorreremos sobre o conceito de educação defendido pelo autor, no livro “Educação e Sociologia” e por último apresentaremos questionamentos acerca da atualidade desse conceito. Durkheim afirma que não temos uma educação homogênea, mas uma educação que varia no tempo e no espaço, cuja intencionalidade se fixa em uma base comum que é formar um ideal de homem. Partindo dessa ideia, é relevante a discussão deste trabalho para percebermos em que medida podemos encontrar respostas para os questionamentos acerca do papel da educação na atualidade. [...]