Autor(es): Sousa, Leilane Barbosa de ; Barroso, Maria Grasiela Teixeira
Data: 2019
Origem: Oasisbr
Assunto(s): Processo ensino aprendizagem; Capacitação humana; O sistema educacional
Autor(es): Sousa, Leilane Barbosa de ; Barroso, Maria Grasiela Teixeira
Data: 2019
Origem: Oasisbr
Assunto(s): Processo ensino aprendizagem; Capacitação humana; O sistema educacional
A educação consiste em um processo de ensino aprendizagem no qual se procura promover a competência humana de maneira formal, com intervenção ética (DEMO, 1997). O paradigma tradicional do ensino, no entanto, se caracteriza pela relação aluno-professor em que este último se posiciona com superioridade porque possui certo conhecimento. O diálogo, a participação ativa dos alunos e o pensamento crítico são deficientes, senão inexistentes. Há uma separação entre as funções intelectuais e as instrumentais (FROTA et al., 2000). Cada vez mais se tem questionado o sistema educacional na formação de profissionais críticos e com competência (GATTÁS; FUREGATO, 2007). No Brasil, a implantação da Lei de Diretrizes e Bases da Educação (BRASIL, 1996) suscitou reflexão a respeito de novas propostas curriculares. Neste contexto foi lançado o desafio aos educadores de buscarem convidar o aluno a colocarse em uma posição interativa (LANDIM et al., 2000; PERES; MOREIRA; LEITE, 2007). [...]