Author(s): Brandão, Jorge Carvalho ; Silva, Miguel Ângelo da ; Magalhães, Elisângela Bezerra
Date: 2019
Origin: Oasisbr
Subject(s): Cálculo diferencial; Deficiência visual; Adaptações
Author(s): Brandão, Jorge Carvalho ; Silva, Miguel Ângelo da ; Magalhães, Elisângela Bezerra
Date: 2019
Origin: Oasisbr
Subject(s): Cálculo diferencial; Deficiência visual; Adaptações
O presente trabalho mostra as estratégias utilizadas em uma disciplina de Fundamentos de Cálculo para Engenharias, a qual é equivalente ao Cálculo Diferencial e Integral com uma variável, contemplando em uma das disciplinas duas discentes com baixa visão. Como metodologia, usou-se a eclética, isto é, dependendo do conteúdo a ser abordado e das especificidades de cada discente (com necessidades educativas especiais – NEE) em determinadas situações iniciava-se apresentação de conteúdos por meio de problemas, analisando erros, intermediado pelo método Van Hiele. As avaliações passaram a ser contínuas e continuadas e o docente precisou reaprender a ensinar. Uma psicopedagoga auxiliou nas intervenções com discentes, fazendo leitura facial destes e analisando gestos e expressões e um colega matemático auxiliava ações usando WhatsApp. Como conclusões parciais, a mais significativa foi que demais discentes sem aparentemente ter NEE, e muitos sendo experientes(tendo pelo menos uma reprovação na referida disciplina), conseguiram entender a essência dos conceitos de derivação e integração.