Author(s): Ribeiro, Thamyres Gomes ; Portela, Juliane da Silva ; Gallão, Maria Izabel ; Hissa, Denise Cavalcante
Date: 2019
Origin: Oasisbr
Subject(s): Ensino; Ludicidade; Síntese Proteica
Author(s): Ribeiro, Thamyres Gomes ; Portela, Juliane da Silva ; Gallão, Maria Izabel ; Hissa, Denise Cavalcante
Date: 2019
Origin: Oasisbr
Subject(s): Ensino; Ludicidade; Síntese Proteica
A Biologia Celular visa o estudo de componentes e estruturas celulares atreladas as suas funções, possuindo assuntos de difícil assimilação por abordar estruturas e processos microscópicos. Métodos lúdicos de ensino são ferramentas alternativas para contornar esse desafio. Sendo assim, no atual estudo, foi elaborado e aplicado o jogo didático PROTEIN’S RACE com o objetivo de facilitar o aprendizado sobre a Síntese Proteica. Cada jogador tem como meta montar primeiro uma das quatro proteínas (queratina, actina, pepsina e trombina) percorrendo o tabuleiro à medida que as perguntas são respondidas corretamente. Para a confecção, foram priorizados materiais de baixo custo e fácil acesso como papelão, cartolina, biscuit etc. Após a confecção, este foi apresentado em aulas de Biologia Celular para turmas de Ciências Biológicas e Biotecnologia. O jogo foi aplicado em dois momentos com cada turma, sendo um antes de apresentar o conteúdo teórico e um após tal apresentação para que se pudessem comparar os resultados. Durante a aplicação, foram observados pontos como o comportamento dos estudantes, jogabilidade e dificuldade dos jogos. Foram utilizados questionários ao final das atividades acerca destes pontos para avaliação dos estudantes. O jogo foi bem recebido pelos alunos logo na primeira aplicação, contudo, apresentaram dificuldade, devido a utilização apenas de conhecimentos oriundos do ensino médio. A avaliação dos estudantes foi positiva, visto que aprovaram os jogos e recomendariam a outros que apresentam dificuldade no assunto. Além disso, esses sugeriram melhorias as quais foram implantadas na segunda aplicação. Nessa o resultado foi ainda melhor já que o jogo serviu como revisão do conteúdo teórico e, na avaliação os estudantes, foi mais útil desse modo. Portanto, pôde-se comprovar a efetividade da utilização de métodos não tradicionais de ensino como os jogos didáticos como objeto de auxilio na aprendizagem do ensino de Biologia Celular.