Autor(es):
Araújo Filho, Antônio José Albuquerque de ; Silva, Solonildo Almeida da ; Silva, Simone Cesar da ; Pereira, Helyane Candido
Data: 2019
Origem: Oasisbr
Assunto(s): Educação a distância; Universidade; Mercantilização do ensino; Crise econômica
Descrição
Este artigo analisa a Educação a Distância (EAD) e o processo de mercantilização do ensino superior pelo qual atravessa a educação no contexto histórico diante da crise estrutural do capital. Para tanto, observamos a função que a EAD assumiu como meta de democratização do acesso ao ensino superior na esfera pública e privada. Mészáros (2011), por exemplo já alertava-nos que vivenciamos uma crise na estrutura do capital e suas consequências reverberam em todos os palcos sociais. Já, Jimenez, Mendes Segundo e Rabelo (2009), por sua vez, articula que a Educação para Todos (EPT) constitui em necessidade do capital para sua reprodução. Compreendemos, ainda, que a EAD exerce um papel de intensificação na precarização das atividades do professor. O Banco Mundial (BM) e a Organização das Nações Unidas para Educação, Ciência e Cultura (UNESCO) atrelam a EAD como condição à formação para a cidadania e a empregabilidade da força de trabalho e do mercado.