Author(s): Rocha, Elizabeth Matos ; Borges Neto, Hermínio
Date: 2019
Origin: Oasisbr
Subject(s): Instrumentos de medição; Unidades de medida; Modelo Matemático; Dificuldades de aprendizagem
Author(s): Rocha, Elizabeth Matos ; Borges Neto, Hermínio
Date: 2019
Origin: Oasisbr
Subject(s): Instrumentos de medição; Unidades de medida; Modelo Matemático; Dificuldades de aprendizagem
Este artigo é um recorte da pesquisa de mestrado realizada de 2004 a 2006 com alunos do 6.° ano do Ensino Fundamental com ênfase no estudo da grandeza comprimento como abordagem conceitual prevista na matriz curricular. Objetivou-se investigar o uso de instrumentos de medição, em sessões didáticas, como suporte para a aprendizagem da grandeza comprimento no universo do sistema métrico decimal. De acordo com autores Miguel e Miorim (1986), Lima e Bellemain (2002) posturas didáticas centradas somente na abordagem conceitual indicadas no livro didático de Matemática mostram-se insuficientes para a aprendizagem das grandezas geométricas, assunto importante pelo caráter de aplicação no cotidiano. Em 1997, com a publicação dos Parâmetros Curriculares Nacionais (BRASIL, 1997), as grandezas e medidas foram eleitas como um dos quatro grandes blocos de conteúdo que permeiam a formação escolar Matemática no Ensino Fundamental. Os outros três blocos foram assim determinados: Números e operações, Espaço e forma e Tratamento de informação.[...]O intuito do projeto visou a responder o seguinte questionamento: a utilização de instrumentos de medição, como recurso didático, inserido em um estudo previamente elaborado, estimula a aprendizagem do aluno na aquisição do conceito de comprimento, da abordagem do sistema métrico decimal e do ato de medir? Antes de mostrar os resultados este texto resgata a evolução da Geometria, a sistematização dos sistemas de medidas e apresentação da experimentação.[...]