Autor(es): Costa, Helen Cristina Vieira ; Santos, Maria José Costa dos ; Sousa, Jessica Aparecida ; Batista, Janete Barroso
Data: 2019
Origem: Oasisbr
Assunto(s): Sequência Fedathi; Matemática - ensino
Autor(es): Costa, Helen Cristina Vieira ; Santos, Maria José Costa dos ; Sousa, Jessica Aparecida ; Batista, Janete Barroso
Data: 2019
Origem: Oasisbr
Assunto(s): Sequência Fedathi; Matemática - ensino
A formação docente do professor de Matemática precisa contemplar além dos saberes de sua ciência, saberes de conhecimento, pedagógicos e da experiência. O presente trabalho apresenta a análise avaliativa do desempenho, bem como frutos da proposta no que diz respeito ao desenvolvimento das sessões didáticas realizadas pelos alunos da pós‐graduação da Universidade Federal do Ceará‐UFC, matriculados na disciplina de Didática da Matemática no semestre 2013.1. Objetivamos por meio de um questionário e observações em sala verificar como os alunos compreendiam e desenvolviam suas sessões didáticas fundamentados na metodología Sequência Fedathi. Como procedimentos metodológicos foram adotados além dos encontros presenciais a plataforma Teleduc como ambiente de socialização e mediação. Os alunos também eram membros do Laboratório de pesquisa Multimeios e constituem o Grupo Fedathi, formado no início dos anos 1990 para tratar de questões relativas à didática da matemática (Borges Neto, 1995). A proposta foi desenvolvida de forma satisfatória e a Sequência Fedathi envolveu os alunos na realização das atividades despertando‐os para o trabalho colaborativo.