Author(s): Felício, Milínia Stephanie Nogueira Barbosa ; Araújo, Carlos Henrique Delmiro de ; Menezes, Daniel Brandão ; Borges Neto, Hermínio
Date: 2020
Origin: Oasisbr
Subject(s): Avaliação externa; Educação Matemática; Números racionais
Author(s): Felício, Milínia Stephanie Nogueira Barbosa ; Araújo, Carlos Henrique Delmiro de ; Menezes, Daniel Brandão ; Borges Neto, Hermínio
Date: 2020
Origin: Oasisbr
Subject(s): Avaliação externa; Educação Matemática; Números racionais
Este trabalho se enquadra na Educação Matemática, fazendo-se o uso da metodologia de ensino Sequência Fedathi (SF) em um contexto de educação básica no nível Fundamental. A problemática da pesquisa é a escassez de trabalhos que entrelace SF e avaliações externas nesse ambiente escolar, apresentando relevância a partir do momento que gera reflexões na postura docente nas sessões didáticas desenvolvidas com foco nas avaliações externas. A partir disso, o objetivo do trabalho é refletir sobre o uso da SF em aulas pautadas na resolução de exercícios que contemplem os descritores contidos no Sistema Permanente de Avaliação da Educação Básica do Ceará (SPAECE). Para tanto, utilizamos a Pesquisa-ação como metodologia de pesquisa e a SF como metodologia de ensino. Por fim, pode-se considerar que a mudança de postura do professor acarretou a mudança de postura dos alunos nesta pesquisa, e a importância de alguns elementos da SF nos contextos de elaboração do plano de aula e na execução do mesmo na sessão didática.