Descrição
INTRODUÇÃO. A Universidade é um espaço muito vislumbrado pelos jovens que concluem o ensino médio e que veem no ensino superior um horizonte a ser explorado com varias possibilidades. Para que eles conheçam suas opções e tenham uma familiaridade com a futura instituição, as ações de extensão são uma experiência concreta trazendo uma melhor percepção de quem e como se produz os conhecimentos. OBJETIVO. Com isso, o objetivo da ação foi realizar o curso de biologia celular e de neurociência para alunos do ensino médio público – Escola de Ensino Fundamental e Médio Joaquim Alves. METODOLOGIA. Os cursos (carga horaria 20h/curso) foram dados por professores, alunos de pós-graduação e de graduação dos Centro de Estudos Farmacêuticos e Cosméticos (CEFAC) e laboratório de Neuropsicofarmacologia. O curso de Biologia Celular abordou conceitos e aplicações dessas áreas de conhecimento desde o diagnóstico de doenças ao desenvolvimento de pesquisas seus tratamentos. O conteúdo foi abordado através de aulas teóricas e práticas, incluindo a apresentação de filmes, visita técnica, análises microscópicas e construções de modelos simulando os componentes celulares e fase da divisão celular com ajuda de objetos do dia-a-dia. O curso de neurociência foi realizado em duas epatas: A primeira aconteceu na UFC e a segunda na escola. O curso abordou conceitos básicos de neurociência (Neurônio; conversa química entre os neurônios; Memória; Como o cérebro percebe o mundo: Percepção; Emoções; Sono e sonhos). O conteúdo foi abordado com aulas teóricas, dinâmicas com os alunos e visita ao laboratório de Neuropsicofarmacologia da UFC, onde conheceram pesquisas feitas por graduandos e pós-graduando. Ao final foi avaliado o grau de assimilação dos conhecimentos apresentados nos cursos com discussões nas salas de aulas da Escola. CONCLUSÃO. As ações foram uma valiosa troca de conhecimento e valores entre os envolvidos no curso, aproximando os estudantes da rede pública de ensino à Universidade.