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A construção da profissionalidade de um professor generalista e o desenvolvimento integral da criança

Author(s): Rodrigues, Diana

Date: 2014

Persistent ID: http://hdl.handle.net/20.500.11796/1385

Origin: Repositório da ESE de Paula Frassinetti

Subject(s): Educação pré-escolar; 1º Ciclo do Ensino Básico; Docente generalista; Professor investigador


Description

Serve o presente relatório para explicitar o processo de formação profissionalizante realizado ao longo de dois períodos de estágio, Educação Pré-Escolar e de 1ºCiclo do Ensino Básico, sendo que se encontram evidenciadas as especificidades, transversalidade e continuidade existentes em ambos os contextos. Para o efeito, realizou-se um estudo de natureza qualitativa, que resultou numa intervenção educativa pautada pela gestão e deliberação docente, segundo critérios de intencionalidade educativa, visando a promoção de experiências de aprendizagem ativas, significativas, diversificadas, integradoras e socializadoras. Neste sentido, a intervenção educativa em ambos os contextos regeu-se por alguns princípios que consideramos alicerçais no processo de ensino-aprendizagem, nomeadamente, a intencionalidade educativa sustentada nas ações de observar, planificar, intervir e avaliar; a necessidade da diferenciação pedagógica face às individualidades de cada um; a interdisciplinaridade com vista ao desenvolvimento global da criança e a construção ativa e cooperativa do conhecimento. A intervenção educativa em análise foi orientada com base numa perspetiva construtivista, reflexiva e generalista. Esta necessidade torna-se ainda mais premente face ao novo regime de dupla habilitação para a docência, ao abrigo do Decreto-Lei nº43/2007, que representa uma oportunidade de aquisição plena de um estatuto de profissionalidade docente. Assim sendo, este novo paradigma da habilitação docente generalista vem trazer novos desafios aos profissionais de educação, pois estes terão que reconhecer as similitudes e disparidades entre estes contextos para que uma ponte entre os mesmos seja exequível, atendendo ao objetivo último da educação: desenvolvimento integral e harmonioso da criança. ABSTRACT This report serves to clarify the process of vocational training carried out along two internship periods, Preschool Education and 1st cycle of basic education. We aim to show the specifics characteristics, transversality and existing continuity in both contexts. To this end, a study of qualitative nature was carried on, which resulted in an educational intervention guided by management and deliberation, according to criteria of educational intentionality, aiming at the promotion of active learning experiences, significant, diverse, inclusive and socializing. In this sense, the educational intervention in both contexts was conducted by some principles that we believe are fundamental in the teaching-learning process, such as sustained in the actions of educational intentionality observe, plan, intervene and assess; the necessity of pedagogical differentiation; interdisciplinary for the global development of children and the active and cooperative construction of knowledge. The educational intervention in analysis was based on a constructivist perspective oriented, reflective and generalist. This need becomes even more urgent when facing new dual license scheme for teaching, pursuant to Decree-Law No. 43/2007, which represents an opportunity to acquire full professional component of teaching status. Therefore, this new paradigm of teaching qualification generalist carries new challenges to education professionals, once they will have to recognize the similarities and differences between these contexts building bridges between them and bearing in mind the ultimate goal of education: full and harmonious development of children.ed

Document Type Master thesis
Language Portuguese
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