Publicação

Colocação de implantes dentários em doentes com osteoporose

Ver documento

Detalhes bibliográficos
Resumo:A reabilitação com implantes dentários é atualmente a opção preferida para reabilitar a maxila e/ou mandíbula, sendo que anteriormente a reabilitação era feita com próteses do tipo removível ou fixa. No entanto, apesar de elevadas taxas de sobrevivência implantar, não é isento de complicações. O sucesso clínico dos implantes depende da osteointegração (união direta entre o osso e a superfície do implante) que por sua vez é influenciada, entre outros fatores, pela densidade óssea. Assim, para que a colocação do implante seja um sucesso é importante que se sigam determinados procedimentos antes de ser colocado: • História clínica/anamnese do doente; • Avaliação de potenciais fatores de risco; • Exames complementares de diagnóstico (ortopantomografia, TAC): avaliação da espessura e altura óssea disponível para os implantes; • Exame intra-oral. O insucesso de implantes não está relacionado com o sexo ou a idade, mas é importante ter em conta a condição do doente, uma vez que certas patologias podem comprometer o contato do implante com o osso, como seja a osteoporose. A osteoporose é caracterizada por uma diminuição da densidade óssea e redução da capacidade regenerativa do osso, representando um potencial fator de risco para a reabilitação com implantes dentários. Os diversos estudos analisados permitem concluir que a reabilitação com implantes dentários continua a ser uma opção de tratamento viável para os doentes com osteoporose. No entanto, é necessária a existência de mais estudos, mais homogéneos, com maior número de participantes e com um tempo de seguimento superior para fornecer informações em longo prazo.
Autores principais:Marques, Ezaltina Georgina António
Assunto:Implantes dentários Osteoporose Osteointegração
Ano:2020
País:Portugal
Tipo de documento:dissertação de mestrado
Tipo de acesso:acesso aberto
Instituição associada:Egas Moniz - Cooperativa de Ensino Superior, CRL
Idioma:português
Origem:Egas Moniz - Cooperativa de Ensino Superior, CRL
_version_ 1868695710595022848
author Marques, Ezaltina Georgina António
author_facet Marques, Ezaltina Georgina António
author_role author
contributor_name_str_mv Oliveira, Pedro Antunes
Repositório Comum
country_str PT
creators_json_txt [{\"Person.name\":\"Marques, Ezaltina Georgina António\"}]
datacite.contributors.contributor.contributorName.fl_str_mv Oliveira, Pedro Antunes
Repositório Comum
datacite.creators.creator.creatorName.fl_str_mv Marques, Ezaltina Georgina António
datacite.date.Accepted.fl_str_mv 2020-12-01T00:00:00Z
datacite.date.available.fl_str_mv 2021-02-11T16:31:45Z
datacite.date.embargoed.fl_str_mv 2021-02-11T16:31:45Z
datacite.rights.fl_str_mv http://purl.org/coar/access_right/c_abf2
datacite.subjects.subject.fl_str_mv Implantes dentários
Osteoporose
Osteointegração
datacite.titles.title.fl_str_mv Colocação de implantes dentários em doentes com osteoporose
dc.contributor.none.fl_str_mv Oliveira, Pedro Antunes
Repositório Comum
dc.creator.none.fl_str_mv Marques, Ezaltina Georgina António
dc.date.Accepted.fl_str_mv 2020-12-01T00:00:00Z
dc.date.available.fl_str_mv 2021-02-11T16:31:45Z
dc.date.embargoed.fl_str_mv 2021-02-11T16:31:45Z
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.identifier.none.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.26/35395
dc.language.none.fl_str_mv por
dc.rights.none.fl_str_mv http://purl.org/coar/access_right/c_abf2
dc.subject.none.fl_str_mv Implantes dentários
Osteoporose
Osteointegração
dc.title.fl_str_mv Colocação de implantes dentários em doentes com osteoporose
dc.type.none.fl_str_mv http://purl.org/coar/resource_type/c_bdcc
description A reabilitação com implantes dentários é atualmente a opção preferida para reabilitar a maxila e/ou mandíbula, sendo que anteriormente a reabilitação era feita com próteses do tipo removível ou fixa. No entanto, apesar de elevadas taxas de sobrevivência implantar, não é isento de complicações. O sucesso clínico dos implantes depende da osteointegração (união direta entre o osso e a superfície do implante) que por sua vez é influenciada, entre outros fatores, pela densidade óssea. Assim, para que a colocação do implante seja um sucesso é importante que se sigam determinados procedimentos antes de ser colocado: • História clínica/anamnese do doente; • Avaliação de potenciais fatores de risco; • Exames complementares de diagnóstico (ortopantomografia, TAC): avaliação da espessura e altura óssea disponível para os implantes; • Exame intra-oral. O insucesso de implantes não está relacionado com o sexo ou a idade, mas é importante ter em conta a condição do doente, uma vez que certas patologias podem comprometer o contato do implante com o osso, como seja a osteoporose. A osteoporose é caracterizada por uma diminuição da densidade óssea e redução da capacidade regenerativa do osso, representando um potencial fator de risco para a reabilitação com implantes dentários. Os diversos estudos analisados permitem concluir que a reabilitação com implantes dentários continua a ser uma opção de tratamento viável para os doentes com osteoporose. No entanto, é necessária a existência de mais estudos, mais homogéneos, com maior número de participantes e com um tempo de seguimento superior para fornecer informações em longo prazo.
dirty 0
eu_rights_str_mv openAccess
format masterThesis
fulltext.url.fl_str_mv https://comum.rcaap.pt/bitstreams/1956a596-a4dc-4665-bf25-0ea75642fc62/download
id em_6014b0dbbd9fdeccdc3fd3db601e1d21
identifier.url.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.26/35395
instacron_str em
institution Egas Moniz - Cooperativa de Ensino Superior, CRL
instname_str Egas Moniz - Cooperativa de Ensino Superior, CRL
language por
network_acronym_str em
network_name_str Egas Moniz - Cooperativa de Ensino Superior, CRL
oai_identifier_str oai:comum.rcaap.pt:10400.26/35395
organization_str_mv urn:organizationAcronym:em
person_str_mv Marques, Ezaltina Georgina António
publishDate 2020
reponame_str Egas Moniz - Cooperativa de Ensino Superior, CRL
repository_id_str urn:repositoryAcronym:em
service_str_mv urn:repositoryAcronym:em
spelling porpt_PTA reabilitação com implantes dentários é atualmente a opção preferida para reabilitar a maxila e/ou mandíbula, sendo que anteriormente a reabilitação era feita com próteses do tipo removível ou fixa. No entanto, apesar de elevadas taxas de sobrevivência implantar, não é isento de complicações. O sucesso clínico dos implantes depende da osteointegração (união direta entre o osso e a superfície do implante) que por sua vez é influenciada, entre outros fatores, pela densidade óssea. Assim, para que a colocação do implante seja um sucesso é importante que se sigam determinados procedimentos antes de ser colocado: • História clínica/anamnese do doente; • Avaliação de potenciais fatores de risco; • Exames complementares de diagnóstico (ortopantomografia, TAC): avaliação da espessura e altura óssea disponível para os implantes; • Exame intra-oral. O insucesso de implantes não está relacionado com o sexo ou a idade, mas é importante ter em conta a condição do doente, uma vez que certas patologias podem comprometer o contato do implante com o osso, como seja a osteoporose. A osteoporose é caracterizada por uma diminuição da densidade óssea e redução da capacidade regenerativa do osso, representando um potencial fator de risco para a reabilitação com implantes dentários. Os diversos estudos analisados permitem concluir que a reabilitação com implantes dentários continua a ser uma opção de tratamento viável para os doentes com osteoporose. No entanto, é necessária a existência de mais estudos, mais homogéneos, com maior número de participantes e com um tempo de seguimento superior para fornecer informações em longo prazo.application/pdfpt_PTColocação de implantes dentários em doentes com osteoporoseMarques, Ezaltina Georgina AntónioOliveira, Pedro AntunesHostingInstitutionOrganizationalRepositório Comume-mailmailto:comum@rcaap.ptcomum@rcaap.ptURNurn:tid:2026062442021-02-11T16:31:45Z2020-122020-12-01T00:00:00ZHandlehttp://hdl.handle.net/10400.26/35395http://purl.org/coar/access_right/c_abf2open accessImplantes dentáriosOsteoporoseOsteointegração1693934 bytesliteraturehttp://purl.org/coar/resource_type/c_bdccmaster thesishttp://purl.org/coar/access_right/c_abf2application/pdffulltexthttps://comum.rcaap.pt/bitstreams/1956a596-a4dc-4665-bf25-0ea75642fc62/download
spellingShingle Colocação de implantes dentários em doentes com osteoporose
Marques, Ezaltina Georgina António
Implantes dentários
Osteoporose
Osteointegração
status SINGLETON
subject.fl_str_mv Implantes dentários
Osteoporose
Osteointegração
title Colocação de implantes dentários em doentes com osteoporose
title_full Colocação de implantes dentários em doentes com osteoporose
title_fullStr Colocação de implantes dentários em doentes com osteoporose
title_full_unstemmed Colocação de implantes dentários em doentes com osteoporose
title_short Colocação de implantes dentários em doentes com osteoporose
title_sort Colocação de implantes dentários em doentes com osteoporose
topic Implantes dentários
Osteoporose
Osteointegração
topic_facet Implantes dentários
Osteoporose
Osteointegração
url http://hdl.handle.net/10400.26/35395
visible 1