Publication

Avaliação de aplicações móveis de apoio à autogestão da diabetes

View document

Bibliographic Details
Summary:Introdução: Diabetes mellitus destaca-se globalmente pela sua prevalência, com um registo de 463 milhões de casos em 2019. Assiste-se a uma oferta comercial crescente de aplicações móveis de apoio à autogestão da diabetes. A avaliação independente destas aplicações pode ajudar as pessoas com diabetes a selecionar aplicações adequadas. Objetivo: Avaliar uma amostra de aplicações móveis de apoio à autogestão da diabetes disponíveis no mercado em língua portuguesa, através da aplicação de um conjunto revisto de critérios de usabilidade e da revisão da avaliação independente da plataforma ORCHA. Métodos: A usabilidade foi avaliada através de 15 critérios organizados em 4 domínios numa amostra de 30 aplicações de autogestão da diabetes, em língua portuguesa, disponíveis na Google Play Store. Seguidamente pesquisaram-se as avaliações destas aplicações na plataforma ORCHA, levando em conta critérios de privacidade dos dados, garantia clínica e experiência do utilizador. Resultados: As aplicações avaliadas através de critérios de usabilidade apresentaram uma pontuação com ampla variação, que não ultrapassou a mediania (média 63%, mínimo 38%; máximo 97%). Foram aplicados a totalidade dos 15 critérios à maioria das aplicações (n=24), o número mínimo de critérios aplicável foi 12 (quatro aplicações). A avaliação ORCHA de 14 das 30 aplicações, indicou, em média, uma pontuação 38% (mínimo 14%; máximo 70%). Conclusão: Existem oportunidades de melhoria nas aplicações móveis de apoio à autogestão da diabetes em língua portuguesa. A proliferação destas aplicações móveis no mercado digital não significa necessariamente que estas proporcionem uma boa experiência de utilização, que possam ser utilizadas de forma segura e confidencial e que os seus conteúdos sejam validados clinicamente.
Main Authors:Leal, Mariana Oliveira
Subject:Diabetes Autogestão mHealth Usabilidade
Year:2020
Country:Portugal
Document type:master thesis
Access type:open access
Associated institution:Egas Moniz - Cooperativa de Ensino Superior, CRL
Language:Portuguese
Origin:Egas Moniz - Cooperativa de Ensino Superior, CRL
_version_ 1868695782903775232
author Leal, Mariana Oliveira
author_facet Leal, Mariana Oliveira
author_role author
contributor_name_str_mv Guerreiro, Mara
Repositório Comum
country_str PT
creators_json_txt [{\"Person.name\":\"Leal, Mariana Oliveira\"}]
datacite.contributors.contributor.contributorName.fl_str_mv Guerreiro, Mara
Repositório Comum
datacite.creators.creator.creatorName.fl_str_mv Leal, Mariana Oliveira
datacite.date.Accepted.fl_str_mv 2020-12-01T00:00:00Z
datacite.date.available.fl_str_mv 2021-02-12T10:55:22Z
datacite.date.embargoed.fl_str_mv 2021-02-12T10:55:22Z
datacite.rights.fl_str_mv http://purl.org/coar/access_right/c_abf2
datacite.subjects.subject.fl_str_mv Diabetes
Autogestão
mHealth
Usabilidade
datacite.titles.title.fl_str_mv Avaliação de aplicações móveis de apoio à autogestão da diabetes
dc.contributor.none.fl_str_mv Guerreiro, Mara
Repositório Comum
dc.creator.none.fl_str_mv Leal, Mariana Oliveira
dc.date.Accepted.fl_str_mv 2020-12-01T00:00:00Z
dc.date.available.fl_str_mv 2021-02-12T10:55:22Z
dc.date.embargoed.fl_str_mv 2021-02-12T10:55:22Z
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.identifier.none.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.26/35428
dc.language.none.fl_str_mv por
dc.rights.none.fl_str_mv http://purl.org/coar/access_right/c_abf2
dc.subject.none.fl_str_mv Diabetes
Autogestão
mHealth
Usabilidade
dc.title.fl_str_mv Avaliação de aplicações móveis de apoio à autogestão da diabetes
dc.type.none.fl_str_mv http://purl.org/coar/resource_type/c_bdcc
description Introdução: Diabetes mellitus destaca-se globalmente pela sua prevalência, com um registo de 463 milhões de casos em 2019. Assiste-se a uma oferta comercial crescente de aplicações móveis de apoio à autogestão da diabetes. A avaliação independente destas aplicações pode ajudar as pessoas com diabetes a selecionar aplicações adequadas. Objetivo: Avaliar uma amostra de aplicações móveis de apoio à autogestão da diabetes disponíveis no mercado em língua portuguesa, através da aplicação de um conjunto revisto de critérios de usabilidade e da revisão da avaliação independente da plataforma ORCHA. Métodos: A usabilidade foi avaliada através de 15 critérios organizados em 4 domínios numa amostra de 30 aplicações de autogestão da diabetes, em língua portuguesa, disponíveis na Google Play Store. Seguidamente pesquisaram-se as avaliações destas aplicações na plataforma ORCHA, levando em conta critérios de privacidade dos dados, garantia clínica e experiência do utilizador. Resultados: As aplicações avaliadas através de critérios de usabilidade apresentaram uma pontuação com ampla variação, que não ultrapassou a mediania (média 63%, mínimo 38%; máximo 97%). Foram aplicados a totalidade dos 15 critérios à maioria das aplicações (n=24), o número mínimo de critérios aplicável foi 12 (quatro aplicações). A avaliação ORCHA de 14 das 30 aplicações, indicou, em média, uma pontuação 38% (mínimo 14%; máximo 70%). Conclusão: Existem oportunidades de melhoria nas aplicações móveis de apoio à autogestão da diabetes em língua portuguesa. A proliferação destas aplicações móveis no mercado digital não significa necessariamente que estas proporcionem uma boa experiência de utilização, que possam ser utilizadas de forma segura e confidencial e que os seus conteúdos sejam validados clinicamente.
dirty 0
eu_rights_str_mv openAccess
format masterThesis
fulltext.url.fl_str_mv https://comum.rcaap.pt/bitstreams/2826f5fd-609e-4632-9a12-e8aeab31f9aa/download
id em_8d2c232e901121ee1e71091c2b39fd07
identifier.url.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.26/35428
instacron_str em
institution Egas Moniz - Cooperativa de Ensino Superior, CRL
instname_str Egas Moniz - Cooperativa de Ensino Superior, CRL
language por
network_acronym_str em
network_name_str Egas Moniz - Cooperativa de Ensino Superior, CRL
oai_identifier_str oai:comum.rcaap.pt:10400.26/35428
organization_str_mv urn:organizationAcronym:em
person_str_mv Leal, Mariana Oliveira
publishDate 2020
reponame_str Egas Moniz - Cooperativa de Ensino Superior, CRL
repository_id_str urn:repositoryAcronym:em
service_str_mv urn:repositoryAcronym:em
spelling porpt_PTIntrodução: Diabetes mellitus destaca-se globalmente pela sua prevalência, com um registo de 463 milhões de casos em 2019. Assiste-se a uma oferta comercial crescente de aplicações móveis de apoio à autogestão da diabetes. A avaliação independente destas aplicações pode ajudar as pessoas com diabetes a selecionar aplicações adequadas. Objetivo: Avaliar uma amostra de aplicações móveis de apoio à autogestão da diabetes disponíveis no mercado em língua portuguesa, através da aplicação de um conjunto revisto de critérios de usabilidade e da revisão da avaliação independente da plataforma ORCHA. Métodos: A usabilidade foi avaliada através de 15 critérios organizados em 4 domínios numa amostra de 30 aplicações de autogestão da diabetes, em língua portuguesa, disponíveis na Google Play Store. Seguidamente pesquisaram-se as avaliações destas aplicações na plataforma ORCHA, levando em conta critérios de privacidade dos dados, garantia clínica e experiência do utilizador. Resultados: As aplicações avaliadas através de critérios de usabilidade apresentaram uma pontuação com ampla variação, que não ultrapassou a mediania (média 63%, mínimo 38%; máximo 97%). Foram aplicados a totalidade dos 15 critérios à maioria das aplicações (n=24), o número mínimo de critérios aplicável foi 12 (quatro aplicações). A avaliação ORCHA de 14 das 30 aplicações, indicou, em média, uma pontuação 38% (mínimo 14%; máximo 70%). Conclusão: Existem oportunidades de melhoria nas aplicações móveis de apoio à autogestão da diabetes em língua portuguesa. A proliferação destas aplicações móveis no mercado digital não significa necessariamente que estas proporcionem uma boa experiência de utilização, que possam ser utilizadas de forma segura e confidencial e que os seus conteúdos sejam validados clinicamente.application/pdfpt_PTAvaliação de aplicações móveis de apoio à autogestão da diabetesLeal, Mariana OliveiraGuerreiro, MaraHostingInstitutionOrganizationalRepositório Comume-mailmailto:comum@rcaap.ptcomum@rcaap.ptURNurn:tid:2025853012021-02-12T10:55:22Z2020-122020-12-01T00:00:00ZHandlehttp://hdl.handle.net/10400.26/35428http://purl.org/coar/access_right/c_abf2open accessDiabetesAutogestãomHealthUsabilidade553382 bytesliteraturehttp://purl.org/coar/resource_type/c_bdccmaster thesishttp://purl.org/coar/access_right/c_abf2application/pdffulltexthttps://comum.rcaap.pt/bitstreams/2826f5fd-609e-4632-9a12-e8aeab31f9aa/download
spellingShingle Avaliação de aplicações móveis de apoio à autogestão da diabetes
Leal, Mariana Oliveira
Diabetes
Autogestão
mHealth
Usabilidade
status SINGLETON
subject.fl_str_mv Diabetes
Autogestão
mHealth
Usabilidade
title Avaliação de aplicações móveis de apoio à autogestão da diabetes
title_full Avaliação de aplicações móveis de apoio à autogestão da diabetes
title_fullStr Avaliação de aplicações móveis de apoio à autogestão da diabetes
title_full_unstemmed Avaliação de aplicações móveis de apoio à autogestão da diabetes
title_short Avaliação de aplicações móveis de apoio à autogestão da diabetes
title_sort Avaliação de aplicações móveis de apoio à autogestão da diabetes
topic Diabetes
Autogestão
mHealth
Usabilidade
topic_facet Diabetes
Autogestão
mHealth
Usabilidade
url http://hdl.handle.net/10400.26/35428
visible 1