Publicação

Passagem de Turno: implementação de uma estratégia de melhoria.

Ver documento

Detalhes bibliográficos
Resumo:Introdução: A gestão do tempo constitui uma preocupação das instituições, na procura da sua melhoria com vista ao acréscimo da produtividade. Uma gestão de tempo ineficaz, durante a transição de cuidados acarreta constrangimentos para a unidade de saúde e colaboradores. Numa análise preliminar de um serviço oncológico de cirurgia, concluiu-se que os enfermeiros (n=25) trabalharam, num mês, mais 105 horas do que as contratualizadas por demora na transição de cuidados. A adoção de uma ferramenta que possibilite a rentabilização do tempo, a segurança e a eficácia da comunicação, traduz-se numa preocupação da gestão em enfermagem. Objetivo: Avaliar a utilização de um documento pré-definido, reestruturado, para a sistematização da transmissão de informação na transição de cuidados. Metodologia: Estudo descritivo, constituído por 23 enfermeiros de um serviço de cirurgia. A avaliação foi realizada um mês após a implementação do documento pré-definido usando a mnemónica "Identificação, Situação atual, Antecedentes, Avaliação e Recomendações" (ISBAR). Para a avaliação, da utilização deste instrumento, foi desenvolvido um questionário eletrónico, de forma a obter a opinião dos utilizadores. Foram garantidos os pressupostos éticos. Resultados: Foram obtidas 23 respostas: de 3 enfermeiros e 20 enfermeiras, com médias de idade de 41,04 ± 8,00 anos. A maioria dos enfermeiros referiram aceitação do documento, considerando que este é funcional (n=21), que permitia reduzir tempo de passagem de turno (n=23) e era fácil de compreender, permitindo não se perder informação pertinente (n=18). Todos os participantes consideraram que o documento garantia a eficácia da comunicação entre os profissionais, permitindo aceder a informação, de forma rápida, beneficiando o doente (n=19), o serviço (n=21) e o profissional (n=19). Conclusão: A implementação do documento permitiu padronizar a comunicação na transição de cuidados, demonstrando ser uma estratégia maximizadora de gestão de tempo e promotora de ganhos em saúde para o doente, enfermeiro e organização. Nesse mês, os enfermeiros trabalharam mais 12,25h que as previamente contratualizadas.
Autores principais:Paiva, Ivo Cristiano Soares
Outros Autores:Sousa, Ana Filipa Domingues; Costeira, Cristina Raquel Batista; Pereira, Sónia Cristina Sá Casimiro; Carvalho, Dulce Helena Ferreira de
Assunto:Passagem de Turno Qualidade dos cuidados enfermagem
Ano:2020
País:Portugal
Tipo de documento:outro
Tipo de acesso:acesso aberto
Instituição associada:Escola Superior de Enfermagem de Coimbra
Idioma:português
Origem:Repositório Científico da Escola Superior de Enfermagem de Coimbra
Descrição
Resumo:Introdução: A gestão do tempo constitui uma preocupação das instituições, na procura da sua melhoria com vista ao acréscimo da produtividade. Uma gestão de tempo ineficaz, durante a transição de cuidados acarreta constrangimentos para a unidade de saúde e colaboradores. Numa análise preliminar de um serviço oncológico de cirurgia, concluiu-se que os enfermeiros (n=25) trabalharam, num mês, mais 105 horas do que as contratualizadas por demora na transição de cuidados. A adoção de uma ferramenta que possibilite a rentabilização do tempo, a segurança e a eficácia da comunicação, traduz-se numa preocupação da gestão em enfermagem. Objetivo: Avaliar a utilização de um documento pré-definido, reestruturado, para a sistematização da transmissão de informação na transição de cuidados. Metodologia: Estudo descritivo, constituído por 23 enfermeiros de um serviço de cirurgia. A avaliação foi realizada um mês após a implementação do documento pré-definido usando a mnemónica "Identificação, Situação atual, Antecedentes, Avaliação e Recomendações" (ISBAR). Para a avaliação, da utilização deste instrumento, foi desenvolvido um questionário eletrónico, de forma a obter a opinião dos utilizadores. Foram garantidos os pressupostos éticos. Resultados: Foram obtidas 23 respostas: de 3 enfermeiros e 20 enfermeiras, com médias de idade de 41,04 ± 8,00 anos. A maioria dos enfermeiros referiram aceitação do documento, considerando que este é funcional (n=21), que permitia reduzir tempo de passagem de turno (n=23) e era fácil de compreender, permitindo não se perder informação pertinente (n=18). Todos os participantes consideraram que o documento garantia a eficácia da comunicação entre os profissionais, permitindo aceder a informação, de forma rápida, beneficiando o doente (n=19), o serviço (n=21) e o profissional (n=19). Conclusão: A implementação do documento permitiu padronizar a comunicação na transição de cuidados, demonstrando ser uma estratégia maximizadora de gestão de tempo e promotora de ganhos em saúde para o doente, enfermeiro e organização. Nesse mês, os enfermeiros trabalharam mais 12,25h que as previamente contratualizadas.