Publicação

ROS 2.0 – Study and Evaluation of ROS 2 in comparison with ROS 1

Ver documento

Detalhes bibliográficos
Resumo:O Robot Operating System (ROS) é um middleware robótico de código aberto bem estabelecido utilizado para a prototipagem rápida de aplicações robóticas. No entanto, o ROS tem alguns pontos fracos, tais como a falta de suporte para sistemas de tempo real e limitações significativas em sistemas de múltiplos robôs. Para resolver estes problemas, o ROS sofreu uma importante atualização e, em 2015, foi lançada a primeira versão alfa do ROS 2. A principal diferença no ROS 2 em relação ao ROS 1, é que a necessidade de um nó central, ROS Master, já não está presente. Isto porque o ROS 2 utiliza Data Distribution Service (DDS) como a principal camada de comunicação entre processos. Como o suporte a longo prazo do ROS 1 chegará ao fim em maio de 2025, é mais importante do que nunca analisar e explorar as características do ROS 2. Este trabalho concentra-se na investigação do desempenho do ROS 2 em comparação com o ROS 1, com foco em sistemas multi-robô (MRS). Para este fim, realizámos primeiro um estudo dirigido à comunidade ROS para compreender as suas necessidades, determinar o nível de adoção de ROS 2, e identificar o que está a impedir a comunidade de migrar as suas aplicações de ROS 1 para ROS 2. Subsequentemente, foi migrado para ROS 2 um software multi-robô desenvolvido em ROS 1 e são apresentadas neste estudo considerações importantes acerca desta migração. Finalmente, para avaliar ambas as versões do ROS, foram realizadas experiências em ambiente de simulação de forma a avaliar a eficiência de comunicação e utilização de recursos computacionais. Os resultados demonstram um desempenho promissor para ROS 2 em termos de escalabilidade no número de robôs e eficiência de comunicação.
Autores principais:Castilho, João Pedro Chaves
Assunto:ROS 1 ROS 2 Sistemas Multi-Robô Inquérito a Utilizadores Latência ROS 1 ROS 2 Multi-Robot User Study Latency
Ano:2022
País:Portugal
Tipo de documento:dissertação de mestrado
Tipo de acesso:acesso embargado
Instituição associada:Universidade de Coimbra
Idioma:inglês
Origem:Estudo Geral - Universidade de Coimbra
_version_ 1868797470588272640
author Castilho, João Pedro Chaves
author_facet Castilho, João Pedro Chaves
author_role author
contributor_name_str_mv Portugal, David Bina Siassipour
Rocha, Rui Paulo Pinto da
Estudo Geral
country_str PT
creators_json_txt [{\"Person.name\":\"Castilho, João Pedro Chaves\"}]
datacite.contributors.contributor.contributorName.fl_str_mv Portugal, David Bina Siassipour
Rocha, Rui Paulo Pinto da
Estudo Geral
datacite.creators.creator.creatorName.fl_str_mv Castilho, João Pedro Chaves
datacite.date.Accepted.fl_str_mv 2022-09-29T00:00:00Z
datacite.date.available.fl_str_mv 2023-09-29T00:00:00Z
datacite.date.embargoed.fl_str_mv 2023-09-29T00:00:00Z
datacite.rights.fl_str_mv http://purl.org/coar/access_right/c_f1cf
datacite.subjects.subject.fl_str_mv ROS 1
ROS 2
Sistemas Multi-Robô
Inquérito a Utilizadores
Latência
ROS 1
ROS 2
Multi-Robot
User Study
Latency
datacite.titles.title.fl_str_mv ROS 2.0 – Study and Evaluation of ROS 2 in comparison with ROS 1
ROS 2.0 – Exploração das Potencialidades e Avaliação do ROS 2 em comparação com o ROS 1
dc.contributor.none.fl_str_mv Portugal, David Bina Siassipour
Rocha, Rui Paulo Pinto da
Estudo Geral
dc.creator.none.fl_str_mv Castilho, João Pedro Chaves
dc.date.Accepted.fl_str_mv 2022-09-29T00:00:00Z
dc.date.available.fl_str_mv 2023-09-29T00:00:00Z
dc.date.embargoed.fl_str_mv 2023-09-29T00:00:00Z
dc.description.none.fl_str_mv The Robot Operating System (ROS) is a well-established open-source robotics middleware used for rapid prototyping of robotic applications. However, ROS has several weaknesses, such as lack of support for real-time systems and significant limitations when working with multiple robots. To address this issue, ROS underwent a major update and the first alpha version of ROS 2 was released in 2015. The main difference with ROS 2 is that the need for a central node, ROS Master, is no longer present. This is because ROS 2 uses Data Distribution Service (DDS) as the main communication layer between processes. As long-term support for ROS 1 will come to an end on May 2025, it is more important than ever to analyze and explore the features of ROS 2. This work focuses on studying the performance of ROS 2 compared to ROS 1 with emphasis on multi-robot systems (MRS). To this end, we first conduct a user study targeting the ROS community to understand their needs with respect to ROS 2, determine the level of adoption of ROS 2, and identify what is holding the community back from migrating their ROS 1 applications to ROS 2. Subsequently, a ROS 1 multi-robot simulation software was migrated to ROS 2 and guidelines and considerations important to such a migration are given. Finally, experiments were conducted in a simulation environment to evaluate both versions in terms of communication efficiency and resource usage. The results showed promising performance of ROS 2 in terms of scalability and communication efficiency.
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.identifier.none.fl_str_mv https://hdl.handle.net/10316/102876
dc.language.none.fl_str_mv eng
dc.rights.none.fl_str_mv http://purl.org/coar/access_right/c_f1cf
dc.subject.none.fl_str_mv ROS 1
ROS 2
Sistemas Multi-Robô
Inquérito a Utilizadores
Latência
ROS 1
ROS 2
Multi-Robot
User Study
Latency
dc.title.fl_str_mv ROS 2.0 – Study and Evaluation of ROS 2 in comparison with ROS 1
ROS 2.0 – Exploração das Potencialidades e Avaliação do ROS 2 em comparação com o ROS 1
dc.type.none.fl_str_mv http://purl.org/coar/resource_type/c_bdcc
description O Robot Operating System (ROS) é um middleware robótico de código aberto bem estabelecido utilizado para a prototipagem rápida de aplicações robóticas. No entanto, o ROS tem alguns pontos fracos, tais como a falta de suporte para sistemas de tempo real e limitações significativas em sistemas de múltiplos robôs. Para resolver estes problemas, o ROS sofreu uma importante atualização e, em 2015, foi lançada a primeira versão alfa do ROS 2. A principal diferença no ROS 2 em relação ao ROS 1, é que a necessidade de um nó central, ROS Master, já não está presente. Isto porque o ROS 2 utiliza Data Distribution Service (DDS) como a principal camada de comunicação entre processos. Como o suporte a longo prazo do ROS 1 chegará ao fim em maio de 2025, é mais importante do que nunca analisar e explorar as características do ROS 2. Este trabalho concentra-se na investigação do desempenho do ROS 2 em comparação com o ROS 1, com foco em sistemas multi-robô (MRS). Para este fim, realizámos primeiro um estudo dirigido à comunidade ROS para compreender as suas necessidades, determinar o nível de adoção de ROS 2, e identificar o que está a impedir a comunidade de migrar as suas aplicações de ROS 1 para ROS 2. Subsequentemente, foi migrado para ROS 2 um software multi-robô desenvolvido em ROS 1 e são apresentadas neste estudo considerações importantes acerca desta migração. Finalmente, para avaliar ambas as versões do ROS, foram realizadas experiências em ambiente de simulação de forma a avaliar a eficiência de comunicação e utilização de recursos computacionais. Os resultados demonstram um desempenho promissor para ROS 2 em termos de escalabilidade no número de robôs e eficiência de comunicação.
dirty 0
eu_rights_str_mv embargoedAccess
format masterThesis
id estudogl_a1afbb00869fe117520c3bb0820c19df
identifier.url.fl_str_mv https://hdl.handle.net/10316/102876
instacron_str uc
institution Universidade de Coimbra
instname_str Universidade de Coimbra
language eng
network_acronym_str estudogl
network_name_str Estudo Geral - Universidade de Coimbra
oai_identifier_str oai:estudogeral.uc.pt:10316/102876
organization_str_mv urn:organizationAcronym:uc
person_str_mv Castilho, João Pedro Chaves
publishDate 2022
reponame_str Estudo Geral - Universidade de Coimbra
repository_id_str urn:repositoryAcronym:estudogl
service_str_mv urn:repositoryAcronym:estudogl
spelling engporO Robot Operating System (ROS) é um middleware robótico de código aberto bem estabelecido utilizado para a prototipagem rápida de aplicações robóticas. No entanto, o ROS tem alguns pontos fracos, tais como a falta de suporte para sistemas de tempo real e limitações significativas em sistemas de múltiplos robôs. Para resolver estes problemas, o ROS sofreu uma importante atualização e, em 2015, foi lançada a primeira versão alfa do ROS 2. A principal diferença no ROS 2 em relação ao ROS 1, é que a necessidade de um nó central, ROS Master, já não está presente. Isto porque o ROS 2 utiliza Data Distribution Service (DDS) como a principal camada de comunicação entre processos. Como o suporte a longo prazo do ROS 1 chegará ao fim em maio de 2025, é mais importante do que nunca analisar e explorar as características do ROS 2. Este trabalho concentra-se na investigação do desempenho do ROS 2 em comparação com o ROS 1, com foco em sistemas multi-robô (MRS). Para este fim, realizámos primeiro um estudo dirigido à comunidade ROS para compreender as suas necessidades, determinar o nível de adoção de ROS 2, e identificar o que está a impedir a comunidade de migrar as suas aplicações de ROS 1 para ROS 2. Subsequentemente, foi migrado para ROS 2 um software multi-robô desenvolvido em ROS 1 e são apresentadas neste estudo considerações importantes acerca desta migração. Finalmente, para avaliar ambas as versões do ROS, foram realizadas experiências em ambiente de simulação de forma a avaliar a eficiência de comunicação e utilização de recursos computacionais. Os resultados demonstram um desempenho promissor para ROS 2 em termos de escalabilidade no número de robôs e eficiência de comunicação.engThe Robot Operating System (ROS) is a well-established open-source robotics middleware used for rapid prototyping of robotic applications. However, ROS has several weaknesses, such as lack of support for real-time systems and significant limitations when working with multiple robots. To address this issue, ROS underwent a major update and the first alpha version of ROS 2 was released in 2015. The main difference with ROS 2 is that the need for a central node, ROS Master, is no longer present. This is because ROS 2 uses Data Distribution Service (DDS) as the main communication layer between processes. As long-term support for ROS 1 will come to an end on May 2025, it is more important than ever to analyze and explore the features of ROS 2. This work focuses on studying the performance of ROS 2 compared to ROS 1 with emphasis on multi-robot systems (MRS). To this end, we first conduct a user study targeting the ROS community to understand their needs with respect to ROS 2, determine the level of adoption of ROS 2, and identify what is holding the community back from migrating their ROS 1 applications to ROS 2. Subsequently, a ROS 1 multi-robot simulation software was migrated to ROS 2 and guidelines and considerations important to such a migration are given. Finally, experiments were conducted in a simulation environment to evaluate both versions in terms of communication efficiency and resource usage. The results showed promising performance of ROS 2 in terms of scalability and communication efficiency.application/pdfengROS 2.0 – Study and Evaluation of ROS 2 in comparison with ROS 1AlternativeTitleporROS 2.0 – Exploração das Potencialidades e Avaliação do ROS 2 em comparação com o ROS 1Castilho, João Pedro ChavesPortugal, David Bina SiassipourRocha, Rui Paulo Pinto daHostingInstitutionOrganizationalEstudo Gerale-mailmailto:inf@sib.uc.ptinf@sib.uc.pt2022-09-292023-09-29T00:00:00Z2022-09-29T00:00:00ZHandlehttps://hdl.handle.net/10316/102876http://purl.org/coar/access_right/c_f1cfembargoed accessROS 1ROS 2Sistemas Multi-RobôInquérito a UtilizadoresLatênciaROS 1ROS 2Multi-RobotUser StudyLatency52773656 bytesliteraturehttp://purl.org/coar/resource_type/c_bdccmaster thesisapplication/pdfhttps://estudogeral.uc.pt/bitstream/10316/102876/1/JPCastilho_MSc_Dissertation.pdf
spellingShingle ROS 2.0 – Study and Evaluation of ROS 2 in comparison with ROS 1
Castilho, João Pedro Chaves
ROS 1
ROS 2
Sistemas Multi-Robô
Inquérito a Utilizadores
Latência
ROS 1
ROS 2
Multi-Robot
User Study
Latency
status SINGLETON
subject.fl_str_mv ROS 1
ROS 2
Sistemas Multi-Robô
Inquérito a Utilizadores
Latência
ROS 1
ROS 2
Multi-Robot
User Study
Latency
title ROS 2.0 – Study and Evaluation of ROS 2 in comparison with ROS 1
title_full ROS 2.0 – Study and Evaluation of ROS 2 in comparison with ROS 1
title_fullStr ROS 2.0 – Study and Evaluation of ROS 2 in comparison with ROS 1
title_full_unstemmed ROS 2.0 – Study and Evaluation of ROS 2 in comparison with ROS 1
title_short ROS 2.0 – Study and Evaluation of ROS 2 in comparison with ROS 1
title_sort ROS 2.0 – Study and Evaluation of ROS 2 in comparison with ROS 1
topic ROS 1
ROS 2
Sistemas Multi-Robô
Inquérito a Utilizadores
Latência
ROS 1
ROS 2
Multi-Robot
User Study
Latency
topic_facet ROS 1
ROS 2
Sistemas Multi-Robô
Inquérito a Utilizadores
Latência
ROS 1
ROS 2
Multi-Robot
User Study
Latency
url https://hdl.handle.net/10316/102876
visible 1