Publicação

Contribuição para a tomada de decisão sobre o emprego de artigos pirotécnicos em locais previamente licenciados

Ver documento

Detalhes bibliográficos
Resumo:O problema dos incêndios rurais tem sido uma constante nos últimos verões em Portugal e noutros países com climas semelhantes, provocando perdas humanas e destruindo habitações e vegetação em espaços rurais, em alguns casos atingindo floresta protegida. Com este problema, o governo proibiu o lançamento de foguetes pirotécnicos nos meses de maior calor e colocou um problema na tomada de decisão pela autorização do emprego de outras tipologias de artigos pirotécnicos nas câmaras municipais. Estas têm usado os alertas da Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC) e as previsões do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) para fundamentarem a tomada de decisão, chegando a haver casos de interdição durante todo o verão independentemente das condições meteorológicas.O presente trabalho teve como objetivo contribuir para a elaboração de Matriz de Risco de Incêndio na Envolvente da Zona de Segurança do Lançamento de Artigos Pirotécnicos, para o qual foi necessário estudar o comportamento destes artigos, averiguar os casos de incêndio devidos ao seu emprego, analisar a legislação aplicável ao setor da pirotecnia, examinar a envolvente das zonas de lançamento e perceber os indicadores das condições atmosféricas que permitem avaliar o risco de incêndio rural. É analisada a legislação, designadamente as diferentes categorias de artigos pirotécnicos e as competências requeridas para o emprego dos artigos, indicando-se ainda as distâncias de segurança aplicáveis ao lançamento de artigos pirotécnicos e identificam-se as entidades encarregues pelos trabalhos de prevenção e proteção da floresta e as suas responsabilidades.É apresentada a estrutura de cálculo do Índice Meteorológico de Incêndio (FWI) e dos índices que permitem avaliar o risco de incêndio rural e são analisadas duas ferramentas de análise de risco, designadamente o AHP - Analytical Hierarchy Process e o diagrama Bow-tie, comentando a sua possível aplicabilidade na caracterização do risco de incêndio rural associado ao emprego de artigos pirotécnicos.São apresentados e discutidos os registos fotográficos e de vídeo de três espetáculos de fogo de artifício, analisando sobretudo a queda de partículas no solo capazes de provocar a ignição de um incêndio rural e a influência das condições meteorológicas no lançamento dos artigos pirotécnicos.
Autores principais:Pires, Francisco Figueiredo
Assunto:Artigos Pirotécnicos Incêndios florestais Matriz de Risco de Incêndio Distâncias de Segurança Ignição de Incêndios Pyrotechnic Articles Forest Fires Fire Risk Matrix Safety Distances Fire Ignition
Ano:2022
País:Portugal
Tipo de documento:dissertação de mestrado
Tipo de acesso:acesso aberto
Instituição associada:Universidade de Coimbra
Idioma:português
Origem:Estudo Geral - Universidade de Coimbra
_version_ 1869711938462679040
author Pires, Francisco Figueiredo
author_facet Pires, Francisco Figueiredo
author_role author
contributor_name_str_mv Raposo, Jorge Rafael Nogueira
Góis, José Carlos Miranda
Estudo Geral
country_str PT
creators_json_txt [{\"Person.name\":\"Pires, Francisco Figueiredo\"}]
datacite.contributors.contributor.contributorName.fl_str_mv Raposo, Jorge Rafael Nogueira
Góis, José Carlos Miranda
Estudo Geral
datacite.creators.creator.creatorName.fl_str_mv Pires, Francisco Figueiredo
datacite.date.Accepted.fl_str_mv 2022-09-30T00:00:00Z
datacite.rights.fl_str_mv http://purl.org/coar/access_right/c_abf2
datacite.subjects.subject.fl_str_mv Artigos Pirotécnicos
Incêndios florestais
Matriz de Risco de Incêndio
Distâncias de Segurança
Ignição de Incêndios
Pyrotechnic Articles
Forest Fires
Fire Risk Matrix
Safety Distances
Fire Ignition
datacite.titles.title.fl_str_mv Contribuição para a tomada de decisão sobre o emprego de artigos pirotécnicos em locais previamente licenciados
Contribution to decision-making on the use of pyrotechnic articles in licensed locations
dc.contributor.none.fl_str_mv Raposo, Jorge Rafael Nogueira
Góis, José Carlos Miranda
Estudo Geral
dc.creator.none.fl_str_mv Pires, Francisco Figueiredo
dc.date.Accepted.fl_str_mv 2022-09-30T00:00:00Z
dc.description.none.fl_str_mv Rural fires have been a constant problem in recent summers in Portugal and other countries with similar climate, causing human losses and destroying houses and flora in rural areas, reaching in some cases protected forest areas. Due to this problem, the government has banned the launch of pyrotechnic rockets in the warmer months and set the decision-making process for authorising the use of other types of pyrotechnic articles in municipal councils. These have used alerts from the National Emergency and Civil Protection Authority (ANEPC) and the forecasts from the Portuguese Institute of the Sea and Atmosphere (IPMA) to support decision-making, having exclusion cases throughout the summer, regardless of climate conditions. The present work aimed to contribute to the construction of a Matrix of Fire Risk in the Surroundings of the Safety Zone of Fireworks Launching, for which it was necessary to study the behaviour of these articles, to investigate the cases of fire due to their use, to analyse the legislation applicable to the pyrotechnic sector, to examine the surroundings of the launching areas and to understand the indicators of meteorological conditions that allow to evaluate the rural fire risk.The legislation is analysed, namely the different categories of pyrotechnic articles and the skills required for the use of the articles, also indicating the safety distances applicable to the launching of pyrotechnic articles and identifying the entities responsible for the work of prevention and protection of the forest from the fire and their responsibilities.The Fire Weather Index (FWI) calculation structure and the indices that allow the rural fire risk assessment are presented and two risk analysis tools are analysed, namely the AHP - Analytical Hierarchy Process and the Bow-tie diagram, commenting on their possible applicability in the characterisation of rural fire risk associated with the use of pyrotechnic articles.Photographic and video recordings of three fireworks shows are presented and discussed, analysing mainly the fall of particles (residues) on the ground capable of causing the ignition of a rural fire and the influence of weather conditions on the launch of pyrotechnic articles.
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.identifier.none.fl_str_mv https://hdl.handle.net/10316/106272
dc.language.none.fl_str_mv por
dc.rights.none.fl_str_mv http://purl.org/coar/access_right/c_abf2
dc.subject.none.fl_str_mv Artigos Pirotécnicos
Incêndios florestais
Matriz de Risco de Incêndio
Distâncias de Segurança
Ignição de Incêndios
Pyrotechnic Articles
Forest Fires
Fire Risk Matrix
Safety Distances
Fire Ignition
dc.title.fl_str_mv Contribuição para a tomada de decisão sobre o emprego de artigos pirotécnicos em locais previamente licenciados
Contribution to decision-making on the use of pyrotechnic articles in licensed locations
dc.type.none.fl_str_mv http://purl.org/coar/resource_type/c_bdcc
description O problema dos incêndios rurais tem sido uma constante nos últimos verões em Portugal e noutros países com climas semelhantes, provocando perdas humanas e destruindo habitações e vegetação em espaços rurais, em alguns casos atingindo floresta protegida. Com este problema, o governo proibiu o lançamento de foguetes pirotécnicos nos meses de maior calor e colocou um problema na tomada de decisão pela autorização do emprego de outras tipologias de artigos pirotécnicos nas câmaras municipais. Estas têm usado os alertas da Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC) e as previsões do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) para fundamentarem a tomada de decisão, chegando a haver casos de interdição durante todo o verão independentemente das condições meteorológicas.O presente trabalho teve como objetivo contribuir para a elaboração de Matriz de Risco de Incêndio na Envolvente da Zona de Segurança do Lançamento de Artigos Pirotécnicos, para o qual foi necessário estudar o comportamento destes artigos, averiguar os casos de incêndio devidos ao seu emprego, analisar a legislação aplicável ao setor da pirotecnia, examinar a envolvente das zonas de lançamento e perceber os indicadores das condições atmosféricas que permitem avaliar o risco de incêndio rural. É analisada a legislação, designadamente as diferentes categorias de artigos pirotécnicos e as competências requeridas para o emprego dos artigos, indicando-se ainda as distâncias de segurança aplicáveis ao lançamento de artigos pirotécnicos e identificam-se as entidades encarregues pelos trabalhos de prevenção e proteção da floresta e as suas responsabilidades.É apresentada a estrutura de cálculo do Índice Meteorológico de Incêndio (FWI) e dos índices que permitem avaliar o risco de incêndio rural e são analisadas duas ferramentas de análise de risco, designadamente o AHP - Analytical Hierarchy Process e o diagrama Bow-tie, comentando a sua possível aplicabilidade na caracterização do risco de incêndio rural associado ao emprego de artigos pirotécnicos.São apresentados e discutidos os registos fotográficos e de vídeo de três espetáculos de fogo de artifício, analisando sobretudo a queda de partículas no solo capazes de provocar a ignição de um incêndio rural e a influência das condições meteorológicas no lançamento dos artigos pirotécnicos.
dirty 0
eu_rights_str_mv openAccess
format masterThesis
id estudogl_aa4e2f2fb7b6e0cd8f7df20547ff8d7a
identifier.url.fl_str_mv https://hdl.handle.net/10316/106272
inst_facet_str urn:organizationAcronym:uc{{{_:::_}}}Universidade de Coimbra
instacron_str uc
institution Universidade de Coimbra
instname_str Universidade de Coimbra
language por
network_acronym_str estudogl
network_name_str Estudo Geral - Universidade de Coimbra
oai_identifier_str oai:estudogeral.uc.pt:10316/106272
organization_str_mv urn:organizationAcronym:uc
person_str_mv Pires, Francisco Figueiredo
publishDate 2022
repo_facet_str urn:repositoryAcronym:estudogl{{{_:::_}}}Estudo Geral - Universidade de Coimbra
reponame_str Estudo Geral - Universidade de Coimbra
repository_id_str urn:repositoryAcronym:estudogl
service_str_mv urn:repositoryAcronym:estudogl
spelling porporO problema dos incêndios rurais tem sido uma constante nos últimos verões em Portugal e noutros países com climas semelhantes, provocando perdas humanas e destruindo habitações e vegetação em espaços rurais, em alguns casos atingindo floresta protegida. Com este problema, o governo proibiu o lançamento de foguetes pirotécnicos nos meses de maior calor e colocou um problema na tomada de decisão pela autorização do emprego de outras tipologias de artigos pirotécnicos nas câmaras municipais. Estas têm usado os alertas da Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC) e as previsões do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) para fundamentarem a tomada de decisão, chegando a haver casos de interdição durante todo o verão independentemente das condições meteorológicas.O presente trabalho teve como objetivo contribuir para a elaboração de Matriz de Risco de Incêndio na Envolvente da Zona de Segurança do Lançamento de Artigos Pirotécnicos, para o qual foi necessário estudar o comportamento destes artigos, averiguar os casos de incêndio devidos ao seu emprego, analisar a legislação aplicável ao setor da pirotecnia, examinar a envolvente das zonas de lançamento e perceber os indicadores das condições atmosféricas que permitem avaliar o risco de incêndio rural. É analisada a legislação, designadamente as diferentes categorias de artigos pirotécnicos e as competências requeridas para o emprego dos artigos, indicando-se ainda as distâncias de segurança aplicáveis ao lançamento de artigos pirotécnicos e identificam-se as entidades encarregues pelos trabalhos de prevenção e proteção da floresta e as suas responsabilidades.É apresentada a estrutura de cálculo do Índice Meteorológico de Incêndio (FWI) e dos índices que permitem avaliar o risco de incêndio rural e são analisadas duas ferramentas de análise de risco, designadamente o AHP - Analytical Hierarchy Process e o diagrama Bow-tie, comentando a sua possível aplicabilidade na caracterização do risco de incêndio rural associado ao emprego de artigos pirotécnicos.São apresentados e discutidos os registos fotográficos e de vídeo de três espetáculos de fogo de artifício, analisando sobretudo a queda de partículas no solo capazes de provocar a ignição de um incêndio rural e a influência das condições meteorológicas no lançamento dos artigos pirotécnicos.engRural fires have been a constant problem in recent summers in Portugal and other countries with similar climate, causing human losses and destroying houses and flora in rural areas, reaching in some cases protected forest areas. Due to this problem, the government has banned the launch of pyrotechnic rockets in the warmer months and set the decision-making process for authorising the use of other types of pyrotechnic articles in municipal councils. These have used alerts from the National Emergency and Civil Protection Authority (ANEPC) and the forecasts from the Portuguese Institute of the Sea and Atmosphere (IPMA) to support decision-making, having exclusion cases throughout the summer, regardless of climate conditions. The present work aimed to contribute to the construction of a Matrix of Fire Risk in the Surroundings of the Safety Zone of Fireworks Launching, for which it was necessary to study the behaviour of these articles, to investigate the cases of fire due to their use, to analyse the legislation applicable to the pyrotechnic sector, to examine the surroundings of the launching areas and to understand the indicators of meteorological conditions that allow to evaluate the rural fire risk.The legislation is analysed, namely the different categories of pyrotechnic articles and the skills required for the use of the articles, also indicating the safety distances applicable to the launching of pyrotechnic articles and identifying the entities responsible for the work of prevention and protection of the forest from the fire and their responsibilities.The Fire Weather Index (FWI) calculation structure and the indices that allow the rural fire risk assessment are presented and two risk analysis tools are analysed, namely the AHP - Analytical Hierarchy Process and the Bow-tie diagram, commenting on their possible applicability in the characterisation of rural fire risk associated with the use of pyrotechnic articles.Photographic and video recordings of three fireworks shows are presented and discussed, analysing mainly the fall of particles (residues) on the ground capable of causing the ignition of a rural fire and the influence of weather conditions on the launch of pyrotechnic articles.application/pdfporContribuição para a tomada de decisão sobre o emprego de artigos pirotécnicos em locais previamente licenciadosAlternativeTitleengContribution to decision-making on the use of pyrotechnic articles in licensed locationsPires, Francisco FigueiredoRaposo, Jorge Rafael NogueiraGóis, José Carlos MirandaHostingInstitutionOrganizationalEstudo Gerale-mailmailto:inf@sib.uc.ptinf@sib.uc.pt2022-09-302022-09-30T00:00:00ZHandlehttps://hdl.handle.net/10316/106272http://purl.org/coar/access_right/c_abf2open accessArtigos PirotécnicosIncêndios florestaisMatriz de Risco de IncêndioDistâncias de SegurançaIgnição de IncêndiosPyrotechnic ArticlesForest FiresFire Risk MatrixSafety DistancesFire Ignition6156091 bytesliteraturehttp://purl.org/coar/resource_type/c_bdccmaster thesisapplication/pdfhttps://estudogeral.uc.pt/bitstream/10316/106272/1/Disserta%c3%a7%c3%a3o%20Mestrado%20Francisco%20Pires%20-%20vers%c3%a3o%20corrigida.pdf
spellingShingle Contribuição para a tomada de decisão sobre o emprego de artigos pirotécnicos em locais previamente licenciados
Pires, Francisco Figueiredo
Artigos Pirotécnicos
Incêndios florestais
Matriz de Risco de Incêndio
Distâncias de Segurança
Ignição de Incêndios
Pyrotechnic Articles
Forest Fires
Fire Risk Matrix
Safety Distances
Fire Ignition
status SINGLETON
subject.fl_str_mv Artigos Pirotécnicos
Incêndios florestais
Matriz de Risco de Incêndio
Distâncias de Segurança
Ignição de Incêndios
Pyrotechnic Articles
Forest Fires
Fire Risk Matrix
Safety Distances
Fire Ignition
title Contribuição para a tomada de decisão sobre o emprego de artigos pirotécnicos em locais previamente licenciados
title_full Contribuição para a tomada de decisão sobre o emprego de artigos pirotécnicos em locais previamente licenciados
title_fullStr Contribuição para a tomada de decisão sobre o emprego de artigos pirotécnicos em locais previamente licenciados
title_full_unstemmed Contribuição para a tomada de decisão sobre o emprego de artigos pirotécnicos em locais previamente licenciados
title_short Contribuição para a tomada de decisão sobre o emprego de artigos pirotécnicos em locais previamente licenciados
title_sort Contribuição para a tomada de decisão sobre o emprego de artigos pirotécnicos em locais previamente licenciados
topic Artigos Pirotécnicos
Incêndios florestais
Matriz de Risco de Incêndio
Distâncias de Segurança
Ignição de Incêndios
Pyrotechnic Articles
Forest Fires
Fire Risk Matrix
Safety Distances
Fire Ignition
topic_facet Artigos Pirotécnicos
Incêndios florestais
Matriz de Risco de Incêndio
Distâncias de Segurança
Ignição de Incêndios
Pyrotechnic Articles
Forest Fires
Fire Risk Matrix
Safety Distances
Fire Ignition
url https://hdl.handle.net/10316/106272
visible 1