Publicação

OTIMIZAÇÃO DE SUPORTES NA PRODUÇÃO DE COMPONENTES METÁLICOS POR PROCESSOS ADITIVOS

Ver documento

Detalhes bibliográficos
Resumo:A Impressão 3D está a revolucionar a Fabricação Aditiva na conceção e desenvolvimento de produtos em inúmeras Indústrias. Para se acompanhar neste crescimento são necessários softwares de CAD (Projeto assistido por computador) para modelar o produto em estudo e softwares de análise de elementos finitos (FEA) para analisar, simular e otimizar todo o processo de impressão 3D. No presente projeto, o objetivo será de otimizar os suportes na produção de componentes metálicos por processos aditivos, nomeadamente na tecnologia SLM. O objetivo é reduzir custos nos suportes e obter peças corretas na primeira tentativa com a melhor qualidade possível (calcular a sua deformação, tensões residuais, etc.), minimizar o material desperdiçado (com a otimização da sua geometria e dos seus suportes). Os resultados mostram que das duas peças que se analisou, a primeira peça apenas é necessário mudar a posição de impressão para diminuir o número de suportes mas a segunda peça analisada, já é preciso fazer a otimização dos suportes a partir do software Simufact Additive. Na produção aditiva, o material de suporte gerado para suportar a construção tem elevada importância no tempo e custo do processo. Neste contexto, torna-se cada vez mais evidente que é necessário entender o comportamento mecânico desta estrutura de modo a tornar o processo mais rápido e com menores custos sem comprometer a resistência das peças produzidas por este.
Autores principais:Lopes, Ricardo da Silva Simões
Assunto:Fabricação aditiva SLM Simulação Optimização análise SolidEdge Simufact additive
Ano:2019
País:Portugal
Tipo de documento:dissertação de mestrado
Tipo de acesso:acesso aberto
Instituição associada:Instituto Politécnico de Leiria
Idioma:português
Origem:IC-online
_version_ 1865920179498647552
author Lopes, Ricardo da Silva Simões
author_facet Lopes, Ricardo da Silva Simões
Lopes, Ricardo da Silva Simões
author_role author
contributor_name_str_mv Vasco, Joel Oliveira Correia
Rúben, Rui Miguel Barreiros
Repositório IC-Online
country_str PT
creators_json_str [{\"Person.name\":\"Lopes, Ricardo da Silva Simões\"}]
datacite.contributors.contributor.contributorName.fl_str_mv Vasco, Joel Oliveira Correia
Rúben, Rui Miguel Barreiros
Repositório IC-Online
datacite.creators.creator.creatorName.fl_str_mv Lopes, Ricardo da Silva Simões
datacite.date.Accepted.fl_str_mv 2019-12-06T00:00:00Z
datacite.date.available.fl_str_mv 2020-03-06T10:29:52Z
datacite.date.embargoed.fl_str_mv 2020-03-06T10:29:52Z
datacite.rights.fl_str_mv http://purl.org/coar/access_right/c_abf2
datacite.subjects.subject.fl_str_mv Fabricação aditiva
SLM
Simulação
Optimização
análise
SolidEdge
Simufact additive
datacite.titles.title.fl_str_mv OTIMIZAÇÃO DE SUPORTES NA PRODUÇÃO DE COMPONENTES METÁLICOS POR PROCESSOS ADITIVOS
dc.contributor.none.fl_str_mv Vasco, Joel Oliveira Correia
Rúben, Rui Miguel Barreiros
Repositório IC-Online
dc.creator.none.fl_str_mv Lopes, Ricardo da Silva Simões
dc.date.Accepted.fl_str_mv 2019-12-06T00:00:00Z
dc.date.available.fl_str_mv 2020-03-06T10:29:52Z
dc.date.embargoed.fl_str_mv 2020-03-06T10:29:52Z
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.identifier.none.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.8/4775
dc.language.none.fl_str_mv por
dc.rights.none.fl_str_mv http://purl.org/coar/access_right/c_abf2
dc.subject.none.fl_str_mv Fabricação aditiva
SLM
Simulação
Optimização
análise
SolidEdge
Simufact additive
dc.title.fl_str_mv OTIMIZAÇÃO DE SUPORTES NA PRODUÇÃO DE COMPONENTES METÁLICOS POR PROCESSOS ADITIVOS
dc.type.none.fl_str_mv http://purl.org/coar/resource_type/c_bdcc
description A Impressão 3D está a revolucionar a Fabricação Aditiva na conceção e desenvolvimento de produtos em inúmeras Indústrias. Para se acompanhar neste crescimento são necessários softwares de CAD (Projeto assistido por computador) para modelar o produto em estudo e softwares de análise de elementos finitos (FEA) para analisar, simular e otimizar todo o processo de impressão 3D. No presente projeto, o objetivo será de otimizar os suportes na produção de componentes metálicos por processos aditivos, nomeadamente na tecnologia SLM. O objetivo é reduzir custos nos suportes e obter peças corretas na primeira tentativa com a melhor qualidade possível (calcular a sua deformação, tensões residuais, etc.), minimizar o material desperdiçado (com a otimização da sua geometria e dos seus suportes). Os resultados mostram que das duas peças que se analisou, a primeira peça apenas é necessário mudar a posição de impressão para diminuir o número de suportes mas a segunda peça analisada, já é preciso fazer a otimização dos suportes a partir do software Simufact Additive. Na produção aditiva, o material de suporte gerado para suportar a construção tem elevada importância no tempo e custo do processo. Neste contexto, torna-se cada vez mais evidente que é necessário entender o comportamento mecânico desta estrutura de modo a tornar o processo mais rápido e com menores custos sem comprometer a resistência das peças produzidas por este.
dirty 0
eu_rights_str_mv openAccess
format masterThesis
fulltext.url.fl_str_mv https://iconline.ipleiria.pt/bitstreams/de84ed45-391f-4bc0-a472-dd198f08ffe2/download
id iconline_0475a10cd4df3e1e1e70a50f623e4e4e
identifier.url.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.8/4775
instacron_str iconline
institution Instituto Politécnico de Leiria
instname_str Instituto Politécnico de Leiria
language por
network_acronym_str iconline
network_name_str IC-online
oai_identifier_str oai:iconline.ipleiria.pt:10400.8/4775
organization_str_mv urn:organizationAcronym:iconline
person_str_mv Lopes, Ricardo da Silva Simões
publishDate 2019
reponame_str IC-online
repository_id_str urn:repositoryAcronym:iconline
service_str_mv urn:repositoryAcronym:iconline
spelling porpt_PTA Impressão 3D está a revolucionar a Fabricação Aditiva na conceção e desenvolvimento de produtos em inúmeras Indústrias. Para se acompanhar neste crescimento são necessários softwares de CAD (Projeto assistido por computador) para modelar o produto em estudo e softwares de análise de elementos finitos (FEA) para analisar, simular e otimizar todo o processo de impressão 3D. No presente projeto, o objetivo será de otimizar os suportes na produção de componentes metálicos por processos aditivos, nomeadamente na tecnologia SLM. O objetivo é reduzir custos nos suportes e obter peças corretas na primeira tentativa com a melhor qualidade possível (calcular a sua deformação, tensões residuais, etc.), minimizar o material desperdiçado (com a otimização da sua geometria e dos seus suportes). Os resultados mostram que das duas peças que se analisou, a primeira peça apenas é necessário mudar a posição de impressão para diminuir o número de suportes mas a segunda peça analisada, já é preciso fazer a otimização dos suportes a partir do software Simufact Additive. Na produção aditiva, o material de suporte gerado para suportar a construção tem elevada importância no tempo e custo do processo. Neste contexto, torna-se cada vez mais evidente que é necessário entender o comportamento mecânico desta estrutura de modo a tornar o processo mais rápido e com menores custos sem comprometer a resistência das peças produzidas por este.application/pdfpt_PTOTIMIZAÇÃO DE SUPORTES NA PRODUÇÃO DE COMPONENTES METÁLICOS POR PROCESSOS ADITIVOSLopes, Ricardo da Silva SimõesVasco, Joel Oliveira CorreiaRúben, Rui Miguel BarreirosHostingInstitutionOrganizationalRepositório IC-Onlinee-mailmailto:repositorio@ipleiria.ptrepositorio@ipleiria.ptURNurn:tid:2024533592020-03-06T10:29:52Z2019-12-062019-12-06T00:00:00ZHandlehttp://hdl.handle.net/10400.8/4775http://purl.org/coar/access_right/c_abf2open accessFabricação aditivaSLMSimulaçãoOptimizaçãoanáliseSolidEdgeSimufact additive2527470 bytesliteraturehttp://purl.org/coar/resource_type/c_bdccmaster thesishttp://purl.org/coar/access_right/c_abf2application/pdffulltexthttps://iconline.ipleiria.pt/bitstreams/de84ed45-391f-4bc0-a472-dd198f08ffe2/download
spellingShingle OTIMIZAÇÃO DE SUPORTES NA PRODUÇÃO DE COMPONENTES METÁLICOS POR PROCESSOS ADITIVOS
OTIMIZAÇÃO DE SUPORTES NA PRODUÇÃO DE COMPONENTES METÁLICOS POR PROCESSOS ADITIVOS
Lopes, Ricardo da Silva Simões
Fabricação aditiva
SLM
Simulação
Optimização
análise
SolidEdge
Simufact additive
Lopes, Ricardo da Silva Simões
Fabricação aditiva
SLM
Simulação
Optimização
análise
SolidEdge
Simufact additive
status NEW
subject.fl_str_mv Fabricação aditiva
SLM
Simulação
Optimização
análise
SolidEdge
Simufact additive
title OTIMIZAÇÃO DE SUPORTES NA PRODUÇÃO DE COMPONENTES METÁLICOS POR PROCESSOS ADITIVOS
title_full OTIMIZAÇÃO DE SUPORTES NA PRODUÇÃO DE COMPONENTES METÁLICOS POR PROCESSOS ADITIVOS
title_fullStr OTIMIZAÇÃO DE SUPORTES NA PRODUÇÃO DE COMPONENTES METÁLICOS POR PROCESSOS ADITIVOS
OTIMIZAÇÃO DE SUPORTES NA PRODUÇÃO DE COMPONENTES METÁLICOS POR PROCESSOS ADITIVOS
title_full_unstemmed OTIMIZAÇÃO DE SUPORTES NA PRODUÇÃO DE COMPONENTES METÁLICOS POR PROCESSOS ADITIVOS
OTIMIZAÇÃO DE SUPORTES NA PRODUÇÃO DE COMPONENTES METÁLICOS POR PROCESSOS ADITIVOS
title_short OTIMIZAÇÃO DE SUPORTES NA PRODUÇÃO DE COMPONENTES METÁLICOS POR PROCESSOS ADITIVOS
title_sort OTIMIZAÇÃO DE SUPORTES NA PRODUÇÃO DE COMPONENTES METÁLICOS POR PROCESSOS ADITIVOS
topic Fabricação aditiva
SLM
Simulação
Optimização
análise
SolidEdge
Simufact additive
topic_facet Fabricação aditiva
SLM
Simulação
Optimização
análise
SolidEdge
Simufact additive
url http://hdl.handle.net/10400.8/4775
visible 1