Publicação

A marca empregadora Salvador Caetano: desenvolvimento de um modelo para atração de talento

Ver documento

Detalhes bibliográficos
Resumo:As dificuldades que as organizações sentem na atração e retenção de talento devem alertar para a necessidade de dotar as marcas empregadoras de caraterísticas que as diferenciem da concorrência, tornando o employer branding um ativo inquestionável das empresas na competição pelo talento mais qualificado. Esta investigação desenrolou-se numa organização consciente desta necessidade. O objetivo desta investigação foi encontrar evidências que permitissem a construção de um modelo de atração de talento para a organização, na área da engenharia, com base nos fatores de uma escala de atratividade dos empregadores preferidos por estudantes de duas escolas da área no grande Porto. Utilizou-se a investigação-ação como metodologia de investigação e realizaram-se dois ciclos, compostos por focus group, apresentação da empresa e inquérito por questionário para follow up da ação anterior. Para a análise de conteúdo foi utilizado o CAQDAS NVivo. Descobriu-se que as dimensões mais valorizadas pelos participantes são a dimensão desenvolvimento e a dimensão económica e que 90% considerariam a organização para seu empregador. No futuro, esta investigação pode ser aplicada a outras áreas de talento que a organização procura e a outras populações.
Autores principais:Santos, Raquel Maria Noutel
Assunto:Employer branding Atração talento Engenharia Investigação-ação
Ano:2019
País:Portugal
Tipo de documento:dissertação de mestrado
Tipo de acesso:acesso restrito
Instituição associada:Instituto Português de Administração de Marketing
Idioma:português
Origem:Instituto Português de Administração de Marketing
_version_ 1868801422392295424
author Santos, Raquel Maria Noutel
author_facet Santos, Raquel Maria Noutel
author_role author
contributor_name_str_mv Araújo, Patrícia
Repositório Comum
country_str PT
creators_json_txt [{\"Person.name\":\"Santos, Raquel Maria Noutel\"}]
datacite.contributors.contributor.contributorName.fl_str_mv Araújo, Patrícia
Repositório Comum
datacite.creators.creator.creatorName.fl_str_mv Santos, Raquel Maria Noutel
datacite.date.Accepted.fl_str_mv 2019-09-13T00:00:00Z
datacite.date.available.fl_str_mv 2019-09-23T18:45:28Z
datacite.date.embargoed.fl_str_mv 2019-09-23T18:45:28Z
datacite.rights.fl_str_mv http://purl.org/coar/access_right/c_16ec
datacite.subjects.subject.fl_str_mv Employer branding
Atração talento
Engenharia
Investigação-ação
datacite.titles.title.fl_str_mv A marca empregadora Salvador Caetano: desenvolvimento de um modelo para atração de talento
dc.contributor.none.fl_str_mv Araújo, Patrícia
Repositório Comum
dc.creator.none.fl_str_mv Santos, Raquel Maria Noutel
dc.date.Accepted.fl_str_mv 2019-09-13T00:00:00Z
dc.date.available.fl_str_mv 2019-09-23T18:45:28Z
dc.date.embargoed.fl_str_mv 2019-09-23T18:45:28Z
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.identifier.none.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.26/29807
dc.language.none.fl_str_mv por
dc.rights.none.fl_str_mv http://purl.org/coar/access_right/c_16ec
dc.subject.none.fl_str_mv Employer branding
Atração talento
Engenharia
Investigação-ação
dc.title.fl_str_mv A marca empregadora Salvador Caetano: desenvolvimento de um modelo para atração de talento
dc.type.none.fl_str_mv http://purl.org/coar/resource_type/c_bdcc
description As dificuldades que as organizações sentem na atração e retenção de talento devem alertar para a necessidade de dotar as marcas empregadoras de caraterísticas que as diferenciem da concorrência, tornando o employer branding um ativo inquestionável das empresas na competição pelo talento mais qualificado. Esta investigação desenrolou-se numa organização consciente desta necessidade. O objetivo desta investigação foi encontrar evidências que permitissem a construção de um modelo de atração de talento para a organização, na área da engenharia, com base nos fatores de uma escala de atratividade dos empregadores preferidos por estudantes de duas escolas da área no grande Porto. Utilizou-se a investigação-ação como metodologia de investigação e realizaram-se dois ciclos, compostos por focus group, apresentação da empresa e inquérito por questionário para follow up da ação anterior. Para a análise de conteúdo foi utilizado o CAQDAS NVivo. Descobriu-se que as dimensões mais valorizadas pelos participantes são a dimensão desenvolvimento e a dimensão económica e que 90% considerariam a organização para seu empregador. No futuro, esta investigação pode ser aplicada a outras áreas de talento que a organização procura e a outras populações.
dirty 0
eu_rights_str_mv restrictedAccess
format masterThesis
fulltext.url.fl_str_mv https://comum.rcaap.pt/bitstreams/18e60d4c-b5e8-4452-b050-66d0127b1f9b/download
id ipam_1fb7ba8d87f08b3047648478edd5fb39
identifier.url.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.26/29807
instacron_str ipam
institution Instituto Português de Administração de Marketing
instname_str Instituto Português de Administração de Marketing
language por
network_acronym_str ipam
network_name_str Instituto Português de Administração de Marketing
oai_identifier_str oai:comum.rcaap.pt:10400.26/29807
organization_str_mv urn:organizationAcronym:ipam
person_str_mv Santos, Raquel Maria Noutel
publishDate 2019
reponame_str Instituto Português de Administração de Marketing
repository_id_str urn:repositoryAcronym:ipam
service_str_mv urn:repositoryAcronym:ipam
spelling porpt_PTAs dificuldades que as organizações sentem na atração e retenção de talento devem alertar para a necessidade de dotar as marcas empregadoras de caraterísticas que as diferenciem da concorrência, tornando o employer branding um ativo inquestionável das empresas na competição pelo talento mais qualificado. Esta investigação desenrolou-se numa organização consciente desta necessidade. O objetivo desta investigação foi encontrar evidências que permitissem a construção de um modelo de atração de talento para a organização, na área da engenharia, com base nos fatores de uma escala de atratividade dos empregadores preferidos por estudantes de duas escolas da área no grande Porto. Utilizou-se a investigação-ação como metodologia de investigação e realizaram-se dois ciclos, compostos por focus group, apresentação da empresa e inquérito por questionário para follow up da ação anterior. Para a análise de conteúdo foi utilizado o CAQDAS NVivo. Descobriu-se que as dimensões mais valorizadas pelos participantes são a dimensão desenvolvimento e a dimensão económica e que 90% considerariam a organização para seu empregador. No futuro, esta investigação pode ser aplicada a outras áreas de talento que a organização procura e a outras populações.application/pdfpt_PTA marca empregadora Salvador Caetano: desenvolvimento de um modelo para atração de talentoSantos, Raquel Maria NoutelAraújo, PatríciaHostingInstitutionOrganizationalRepositório Comume-mailmailto:comum@rcaap.ptcomum@rcaap.ptURNurn:tid:2022844412019-09-23T18:45:28Z2019-09-132019-09-13T00:00:00ZHandlehttp://hdl.handle.net/10400.26/29807http://purl.org/coar/access_right/c_16ecrestricted accessEmployer brandingAtração talentoEngenhariaInvestigação-ação2254253 bytesliteraturehttp://purl.org/coar/resource_type/c_bdccmaster thesishttp://purl.org/coar/access_right/c_16ecapplication/pdffulltexthttps://comum.rcaap.pt/bitstreams/18e60d4c-b5e8-4452-b050-66d0127b1f9b/download
spellingShingle A marca empregadora Salvador Caetano: desenvolvimento de um modelo para atração de talento
Santos, Raquel Maria Noutel
Employer branding
Atração talento
Engenharia
Investigação-ação
status SINGLETON
subject.fl_str_mv Employer branding
Atração talento
Engenharia
Investigação-ação
title A marca empregadora Salvador Caetano: desenvolvimento de um modelo para atração de talento
title_full A marca empregadora Salvador Caetano: desenvolvimento de um modelo para atração de talento
title_fullStr A marca empregadora Salvador Caetano: desenvolvimento de um modelo para atração de talento
title_full_unstemmed A marca empregadora Salvador Caetano: desenvolvimento de um modelo para atração de talento
title_short A marca empregadora Salvador Caetano: desenvolvimento de um modelo para atração de talento
title_sort A marca empregadora Salvador Caetano: desenvolvimento de um modelo para atração de talento
topic Employer branding
Atração talento
Engenharia
Investigação-ação
topic_facet Employer branding
Atração talento
Engenharia
Investigação-ação
url http://hdl.handle.net/10400.26/29807
visible 1