Publicação
Prática de ensino supervisionada em ensino do 1º e do 2º Ciclo do Ensino Básico
| Resumo: | O presente relatório foi realizado no âmbito da unidade curricular de Prática de Ensino Supervisionada, inserida no plano de estudos do Mestrado em Ensino do 1.º e 2.º Ciclos do Ensino Básico, ministrado na Escola Superior de Educação, do Instituto Politécnico de Bragança com o objetivo de refletir e dar a conhecer parte do trabalho desenvolvido ao longo do meu estágio. Este relatório é representativo do meu percurso ao longo do estágio, realizado nos diversos contextos do Ensino Básico e reflete as dificuldades que surgiram, as reações dos alunos no decorrer das atividades e as minhas reflexões sobre o trabalho desenvolvido. O estágio realizou-se em duas escolas da cidade de Bragança, uma do 1.º Ciclo e a outra do 2.º Ciclo, onde lecionei as quatro áreas para as quais o mestrado que frequentei me habilita: Português, História e Geografia de Portugal, Ciências da Natureza e Matemática, a um total de 90 alunos, com idades compreendidas entre os 9 e os 15 anos. Além das cinco experiências de ensino-aprendizagem (uma do 1.º Ciclo e uma por cada área do 2.ºCiclo), que irei descrever, analisar e refletir e, para complementar o meu trabalho desenvolvido ao longo do estágio, decidi debruçar-me sobre um tema transversal aos dois ciclos de ensino. Assim, a questão de investigação deste trabalho é: Serão os trabalhos de casa importantes para a aprendizagem dos alunos? Os resultados deste estudo evidenciam que os alunos costumam realizar as atividades prescritas pelos professores e consideram que os trabalhos para casa são importantes para melhorar os resultados escolares, auxiliando os discentes na aprendizagem dos conteúdos trabalhados em contexto de sala de aula e ajudam também a desenvolver neles o sentido de responsabilidade. |
|---|---|
| Autores principais: | Cardoso, Carla |
| Ano: | 2015 |
| País: | Portugal |
| Tipo de documento: | dissertação de mestrado |
| Tipo de acesso: | acesso aberto |
| Instituição associada: | Instituto Politécnico de Bragança |
| Idioma: | português |
| Origem: | Biblioteca Digital do IPB |
| Resumo: | O presente relatório foi realizado no âmbito da unidade curricular de Prática de Ensino Supervisionada, inserida no plano de estudos do Mestrado em Ensino do 1.º e 2.º Ciclos do Ensino Básico, ministrado na Escola Superior de Educação, do Instituto Politécnico de Bragança com o objetivo de refletir e dar a conhecer parte do trabalho desenvolvido ao longo do meu estágio. Este relatório é representativo do meu percurso ao longo do estágio, realizado nos diversos contextos do Ensino Básico e reflete as dificuldades que surgiram, as reações dos alunos no decorrer das atividades e as minhas reflexões sobre o trabalho desenvolvido. O estágio realizou-se em duas escolas da cidade de Bragança, uma do 1.º Ciclo e a outra do 2.º Ciclo, onde lecionei as quatro áreas para as quais o mestrado que frequentei me habilita: Português, História e Geografia de Portugal, Ciências da Natureza e Matemática, a um total de 90 alunos, com idades compreendidas entre os 9 e os 15 anos. Além das cinco experiências de ensino-aprendizagem (uma do 1.º Ciclo e uma por cada área do 2.ºCiclo), que irei descrever, analisar e refletir e, para complementar o meu trabalho desenvolvido ao longo do estágio, decidi debruçar-me sobre um tema transversal aos dois ciclos de ensino. Assim, a questão de investigação deste trabalho é: Serão os trabalhos de casa importantes para a aprendizagem dos alunos? Os resultados deste estudo evidenciam que os alunos costumam realizar as atividades prescritas pelos professores e consideram que os trabalhos para casa são importantes para melhorar os resultados escolares, auxiliando os discentes na aprendizagem dos conteúdos trabalhados em contexto de sala de aula e ajudam também a desenvolver neles o sentido de responsabilidade. |
|---|