Publicação

Prática de ensino supervisionada em Ensino do 1.º e 2.º Ciclo do Ensino Básico

Ver documento

Detalhes bibliográficos
Resumo:A realização deste Relatório de Estágio enquadra-se no âmbito da unidade curricular, Prática de Ensino Supervisionada do Mestrado em Ensino do 1.º e do 2.º Ciclo do Ensino Básico. O estágio no âmbito do 1.º Ciclo realizou-se no Centro Escolar de Santa Maria e o estágio no âmbito do 2.º Ciclo realizou-se nos Agrupamentos de Escolas Paulo Quintela e Augusto Moreno. Neste relatório é feita a descrição de algumas experiências de ensino aprendizagem que realizamos ao longo da Prática de Ensino Supervisionada, nas diferentes áreas referidas, acompanhada pelas respetivas reflexões que essas experiências nos suscitaram. Para cada experiência de ensino aprendizagem é feita uma espécie de introdução, que designamos como nota prévia, onde se contextualiza a experiência de ensino/aprendizagem e se tecem algumas considerações sobre a sua importância no âmbito do ciclo de estudos em que está incluída. É também nesta nota prévia que se referem as indicações das Orientações Curriculares relativamente à área em questão. Segue-se a descrição da experiência de ensino/aprendizagem, fundamentando as opções tomadas teoricamente e dando algumas indicações de outras possibilidades de ação. Por fim, termina-se com uma reflexão sobre o trabalho desenvolvido, referindo as potencialidades e as limitações do que foi implementado, sem esquecer os constrangimentos com que nos deparamos ao longo do estágio e os aspetos em que necessitamos de melhorar. É de salientar a grande importância do estágio profissional, pois com a sua frequência é possível uma melhor/maior aprendizagem para no futuro desempenharmos corretamente a docência, e sermos professores de qualidade. Através da Prática Pedagógica é possível edificar um conhecimento profissional na interação contínua entre a teoria e a prática. É necessário que o professor tenha consciência de que esta é uma troca permanente de saberes entre professores e alunos. A escola “…ao criar as condições de uma tensão entre a teoria e a prática, entre a reflexão e a acção, permite a consolidação de uma conduta moral e a realização de uma humanização cada vez mais consequente” (Reimão, 2009 p. 21).
Autores principais:Leopoldo, Estér
Ano:2013
País:Portugal
Tipo de documento:dissertação de mestrado
Tipo de acesso:acesso aberto
Instituição associada:Instituto Politécnico de Bragança
Idioma:português
Origem:Biblioteca Digital do IPB
Descrição
Resumo:A realização deste Relatório de Estágio enquadra-se no âmbito da unidade curricular, Prática de Ensino Supervisionada do Mestrado em Ensino do 1.º e do 2.º Ciclo do Ensino Básico. O estágio no âmbito do 1.º Ciclo realizou-se no Centro Escolar de Santa Maria e o estágio no âmbito do 2.º Ciclo realizou-se nos Agrupamentos de Escolas Paulo Quintela e Augusto Moreno. Neste relatório é feita a descrição de algumas experiências de ensino aprendizagem que realizamos ao longo da Prática de Ensino Supervisionada, nas diferentes áreas referidas, acompanhada pelas respetivas reflexões que essas experiências nos suscitaram. Para cada experiência de ensino aprendizagem é feita uma espécie de introdução, que designamos como nota prévia, onde se contextualiza a experiência de ensino/aprendizagem e se tecem algumas considerações sobre a sua importância no âmbito do ciclo de estudos em que está incluída. É também nesta nota prévia que se referem as indicações das Orientações Curriculares relativamente à área em questão. Segue-se a descrição da experiência de ensino/aprendizagem, fundamentando as opções tomadas teoricamente e dando algumas indicações de outras possibilidades de ação. Por fim, termina-se com uma reflexão sobre o trabalho desenvolvido, referindo as potencialidades e as limitações do que foi implementado, sem esquecer os constrangimentos com que nos deparamos ao longo do estágio e os aspetos em que necessitamos de melhorar. É de salientar a grande importância do estágio profissional, pois com a sua frequência é possível uma melhor/maior aprendizagem para no futuro desempenharmos corretamente a docência, e sermos professores de qualidade. Através da Prática Pedagógica é possível edificar um conhecimento profissional na interação contínua entre a teoria e a prática. É necessário que o professor tenha consciência de que esta é uma troca permanente de saberes entre professores e alunos. A escola “…ao criar as condições de uma tensão entre a teoria e a prática, entre a reflexão e a acção, permite a consolidação de uma conduta moral e a realização de uma humanização cada vez mais consequente” (Reimão, 2009 p. 21).