Publication
Professores e alunos universitários usando metodologias ativas em contexto de ensino remoto
| Summary: | Este artigo apresenta uma síntese dos relatos de experiências acadêmicas vivenciadas por alunos bolsistas denominados monitores da Universidade Federal Alagoas (UFAL). Contextualização do problema: A pandemia COVID-19 levou os professores universitários a refletirem sobre como realizar as aulas remotamente mesmo sem ter o devido preparo quanto ao uso das tecnologias disponíveis. Da mesma forma os alunos, que até aquela data, só participaram de aulas presenciais, começaram a perceber as prováveis dificuldades que sentiriam para estudarem por meio do ensino remoto. Uma das alternativas encontradas pela UFAL, foi o uso das metodologias ativas com apoio das Tecnologias Digitais tanto por parte dos professores como por parte monitores que perceberam que essa opção seria viável e, provavelmente, possibilitaria bons resultados no processo ensino-aprendizagem. A metodologia aplicada neste trabalho foi qualitativa, tendo como base Yin (2016). Os dados foram obtidos de relatos de experiência apresentados no III Seminário Institucional de Monitoria realizado na UFAL em 2021 |
|---|---|
| Main Authors: | Lima, Maria |
| Other Authors: | Meirinhos, Manuel; García-Valcárcel, Ana |
| Subject: | Monitoria online Metodologias ativas Material didático Ensino remoto |
| Year: | 2022 |
| Country: | Portugal |
| Document type: | conference paper |
| Access type: | open access |
| Associated institution: | Instituto Politécnico de Bragança |
| Language: | Portuguese |
| Origin: | Biblioteca Digital do IPB |
| Summary: | Este artigo apresenta uma síntese dos relatos de experiências acadêmicas vivenciadas por alunos bolsistas denominados monitores da Universidade Federal Alagoas (UFAL). Contextualização do problema: A pandemia COVID-19 levou os professores universitários a refletirem sobre como realizar as aulas remotamente mesmo sem ter o devido preparo quanto ao uso das tecnologias disponíveis. Da mesma forma os alunos, que até aquela data, só participaram de aulas presenciais, começaram a perceber as prováveis dificuldades que sentiriam para estudarem por meio do ensino remoto. Uma das alternativas encontradas pela UFAL, foi o uso das metodologias ativas com apoio das Tecnologias Digitais tanto por parte dos professores como por parte monitores que perceberam que essa opção seria viável e, provavelmente, possibilitaria bons resultados no processo ensino-aprendizagem. A metodologia aplicada neste trabalho foi qualitativa, tendo como base Yin (2016). Os dados foram obtidos de relatos de experiência apresentados no III Seminário Institucional de Monitoria realizado na UFAL em 2021 |
|---|