Publication

Resposta da oliveira (Cv. Cobrançosa) à correção de pH do solo

View document

Bibliographic Details
Summary:A oliveira é considerada uma planta calcícola, isto é, que se desenvolve adequadamente em solos neutros a alcalinos. No interior norte de Portugal são conhecidas situações em que o olival está instalado em solos de pH menor que 4, 5 e com desenvolvimento aparentemente normal. Esta suposta contradição poderá ser explicada pela adaptação das cultivares regionais a solos ácidos. Perante uma situação de solos de pH ácido, os laboratórios recomendam a aplicação de calcário, sem que haja qualquer garantia de uma melhoria da performance da árvore. Foram instalados dois ensaios de campo com a cultivar Cobrançosa, uma das mais importantes na região de Trás-os-Montes, Portugal. Um ensaio foi instalado em março de 2013 num olival jovem de três anos, plantado num compasso 6x 7 m e mantido em sequeiro. O segundo ensaio foi instalado na mesma data, com as árvores plantadas num compasso 6x l m e mantendo as plantas sem irrigação. Em ambos os ensaios foram aplicados dois tratamentos: com aplicação (1500 kg/ha de calcário) e sem aplicação de calcário. O pH em água original era de 5.8. Uma experiência em vasos foi também instalada usando solos ácidos de cinco proveniências (valores de pH situados entre 4.7 e 5.8) e dois tratamentos fertilizantes, com e sem aplicação de calcário. Foram efetuadas diversas medições biométricas nas plantas, monitorizada a fertilidade do solo e o estado nutricional das plantas e avaliada a produção de azeitona no primeiro ensaio de campo. Entre os principais resultados que têm sido registados refira-se o aumento significativo da concentração de cálcio nas folhas nas modalidades fertilizadas com calcário comparativamente à testemunha. A aplicação de calcário parece ter aumentado não só a concentração de cálcio e magnésio no solo mas também a quantidade de fósforo extraível pelo método Egner-Riehm. No primeiro ensaio de campo descrito registaram-se produções de azeitona significativamente mais elevadas na modalidade com aplicação de calcário relativamente à testemunha.
Main Authors:Ferreira, Isabel Q.
Other Authors:Arrobas, Margarida; Rodrigues, M.A.
Subject:Olea europaea Fertilização da oliveira Reação do solo Análise foliar
Year:2016
Country:Portugal
Document type:conference output
Access type:open access
Associated institution:Instituto Politécnico de Bragança
Language:Portuguese
Origin:Biblioteca Digital do IPB
_version_ 1863850795528617984
author Ferreira, Isabel Q.
author2 Arrobas, Margarida
Rodrigues, M.A.
author2_role author
author
author_facet Ferreira, Isabel Q.
Arrobas, Margarida
Rodrigues, M.A.
author_role author
contributor_name_str_mv Biblioteca Digital do IPB
country_str PT
creators_json_str [{\"Person.name\":\"Ferreira, Isabel Q.\"},{\"Person.name\":\"Arrobas, Margarida\",\"Person.identifier.orcid\":\"0000-0002-4652-485X\"},{\"Person.name\":\"Rodrigues, M.A.\",\"Person.identifier.orcid\":\"0000-0002-5367-1129\"}]
datacite.contributors.contributor.contributorName.fl_str_mv Biblioteca Digital do IPB
datacite.creators.creator.creatorName.fl_str_mv Ferreira, Isabel Q.
Arrobas, Margarida
Rodrigues, M.A.
datacite.date.Accepted.fl_str_mv 2016-01-01T00:00:00Z
datacite.date.available.fl_str_mv 2018-01-30T11:02:14Z
datacite.date.embargoed.fl_str_mv 2018-01-30T11:02:14Z
datacite.rights.fl_str_mv http://purl.org/coar/access_right/c_abf2
datacite.subjects.subject.fl_str_mv Olea europaea
Fertilização da oliveira
Reação do solo
Análise foliar
datacite.titles.title.fl_str_mv Resposta da oliveira (Cv. Cobrançosa) à correção de pH do solo
dc.contributor.none.fl_str_mv Biblioteca Digital do IPB
dc.creator.none.fl_str_mv Ferreira, Isabel Q.
Arrobas, Margarida
Rodrigues, M.A.
dc.date.Accepted.fl_str_mv 2016-01-01T00:00:00Z
dc.date.available.fl_str_mv 2018-01-30T11:02:14Z
dc.date.embargoed.fl_str_mv 2018-01-30T11:02:14Z
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.identifier.none.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10198/15193
dc.language.none.fl_str_mv por
dc.rights.cclincense.fl_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by/4.0/
dc.rights.none.fl_str_mv http://purl.org/coar/access_right/c_abf2
dc.subject.none.fl_str_mv Olea europaea
Fertilização da oliveira
Reação do solo
Análise foliar
dc.title.fl_str_mv Resposta da oliveira (Cv. Cobrançosa) à correção de pH do solo
dc.type.none.fl_str_mv http://purl.org/coar/resource_type/c_c94f
description A oliveira é considerada uma planta calcícola, isto é, que se desenvolve adequadamente em solos neutros a alcalinos. No interior norte de Portugal são conhecidas situações em que o olival está instalado em solos de pH menor que 4, 5 e com desenvolvimento aparentemente normal. Esta suposta contradição poderá ser explicada pela adaptação das cultivares regionais a solos ácidos. Perante uma situação de solos de pH ácido, os laboratórios recomendam a aplicação de calcário, sem que haja qualquer garantia de uma melhoria da performance da árvore. Foram instalados dois ensaios de campo com a cultivar Cobrançosa, uma das mais importantes na região de Trás-os-Montes, Portugal. Um ensaio foi instalado em março de 2013 num olival jovem de três anos, plantado num compasso 6x 7 m e mantido em sequeiro. O segundo ensaio foi instalado na mesma data, com as árvores plantadas num compasso 6x l m e mantendo as plantas sem irrigação. Em ambos os ensaios foram aplicados dois tratamentos: com aplicação (1500 kg/ha de calcário) e sem aplicação de calcário. O pH em água original era de 5.8. Uma experiência em vasos foi também instalada usando solos ácidos de cinco proveniências (valores de pH situados entre 4.7 e 5.8) e dois tratamentos fertilizantes, com e sem aplicação de calcário. Foram efetuadas diversas medições biométricas nas plantas, monitorizada a fertilidade do solo e o estado nutricional das plantas e avaliada a produção de azeitona no primeiro ensaio de campo. Entre os principais resultados que têm sido registados refira-se o aumento significativo da concentração de cálcio nas folhas nas modalidades fertilizadas com calcário comparativamente à testemunha. A aplicação de calcário parece ter aumentado não só a concentração de cálcio e magnésio no solo mas também a quantidade de fósforo extraível pelo método Egner-Riehm. No primeiro ensaio de campo descrito registaram-se produções de azeitona significativamente mais elevadas na modalidade com aplicação de calcário relativamente à testemunha.
dirty 0
eu_rights_str_mv openAccess
format conferenceObject
fulltext.url.fl_str_mv https://bibliotecadigital.ipb.pt/bitstreams/0bcce321-1726-4646-b56a-88608b293662/download
id ipb_4b2f1e9ee69f96f04abbc2ed625d8b2b
identifier.url.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10198/15193
instacron_str ipb
institution Instituto Politécnico de Bragança
instname_str Instituto Politécnico de Bragança
language por
network_acronym_str ipb
network_name_str Biblioteca Digital do IPB
oai_identifier_str oai:bibliotecadigital.ipb.pt:10198/15193
organization_str_mv urn:organizationAcronym:ipb
person_str_mv Ferreira, Isabel Q.
Arrobas, Margarida
Arrobas, Margarida
https://www.ciencia-id.pt/971C-B85B-1EC0
971C-B85B-1EC0
http://orcid.org/0000-0002-4652-485X
0000-0002-4652-485X
Rodrigues, M.A.
Rodrigues, M.A.
https://www.ciencia-id.pt/371D-DF0D-8D68
371D-DF0D-8D68
http://orcid.org/0000-0002-5367-1129
0000-0002-5367-1129
publishDate 2016
reponame_str Biblioteca Digital do IPB
repository_id_str urn:repositoryAcronym:ipb
service_str_mv urn:repositoryAcronym:ipb
spelling porpt_PTA oliveira é considerada uma planta calcícola, isto é, que se desenvolve adequadamente em solos neutros a alcalinos. No interior norte de Portugal são conhecidas situações em que o olival está instalado em solos de pH menor que 4, 5 e com desenvolvimento aparentemente normal. Esta suposta contradição poderá ser explicada pela adaptação das cultivares regionais a solos ácidos. Perante uma situação de solos de pH ácido, os laboratórios recomendam a aplicação de calcário, sem que haja qualquer garantia de uma melhoria da performance da árvore. Foram instalados dois ensaios de campo com a cultivar Cobrançosa, uma das mais importantes na região de Trás-os-Montes, Portugal. Um ensaio foi instalado em março de 2013 num olival jovem de três anos, plantado num compasso 6x 7 m e mantido em sequeiro. O segundo ensaio foi instalado na mesma data, com as árvores plantadas num compasso 6x l m e mantendo as plantas sem irrigação. Em ambos os ensaios foram aplicados dois tratamentos: com aplicação (1500 kg/ha de calcário) e sem aplicação de calcário. O pH em água original era de 5.8. Uma experiência em vasos foi também instalada usando solos ácidos de cinco proveniências (valores de pH situados entre 4.7 e 5.8) e dois tratamentos fertilizantes, com e sem aplicação de calcário. Foram efetuadas diversas medições biométricas nas plantas, monitorizada a fertilidade do solo e o estado nutricional das plantas e avaliada a produção de azeitona no primeiro ensaio de campo. Entre os principais resultados que têm sido registados refira-se o aumento significativo da concentração de cálcio nas folhas nas modalidades fertilizadas com calcário comparativamente à testemunha. A aplicação de calcário parece ter aumentado não só a concentração de cálcio e magnésio no solo mas também a quantidade de fósforo extraível pelo método Egner-Riehm. No primeiro ensaio de campo descrito registaram-se produções de azeitona significativamente mais elevadas na modalidade com aplicação de calcário relativamente à testemunha.application/pdfpt_PTResposta da oliveira (Cv. Cobrançosa) à correção de pH do soloFerreira, Isabel Q.PersonalArrobas, MargaridaDSpacehttp://dspace.org/items/d057ae6b-331c-4980-967d-0ce4fe1bcf8aDSpacehttp://dspace.org/items/d057ae6b-331c-4980-967d-0ce4fe1bcf8aArrobasMargaridaCiência IDhttps://www.ciencia-id.pt971C-B85B-1EC0ORCIDhttp://orcid.org0000-0002-4652-485XScopus Author IDhttps://www.scopus.com8575728800PersonalRodrigues, M.A.DSpacehttp://dspace.org/items/43621353-fa11-4559-9b24-27eba5ad3de0DSpacehttp://dspace.org/items/43621353-fa11-4559-9b24-27eba5ad3de0RodriguesManuel ÂngeloCiência IDhttps://www.ciencia-id.pt371D-DF0D-8D68ORCIDhttp://orcid.org0000-0002-5367-1129Researcher IDhttps://www.researcherid.comO-1721-2016Scopus Author IDhttps://www.scopus.com35270106800HostingInstitutionOrganizationalBiblioteca Digital do IPBe-mailmailto:dspace@ipb.ptdspace@ipb.pt2018-01-30T11:02:14Z20162016-01-01T00:00:00ZHandlehttp://hdl.handle.net/10198/15193http://purl.org/coar/access_right/c_abf2open accessOlea europaeaFertilização da oliveiraReação do soloAnálise foliar247207 bytesother research producthttp://purl.org/coar/resource_type/c_c94fconference object2016http://creativecommons.org/licenses/by/4.0/http://purl.org/coar/access_right/c_abf2application/pdffulltexthttps://bibliotecadigital.ipb.pt/bitstreams/0bcce321-1726-4646-b56a-88608b293662/downloadI Congresso Ibérico de Olivicultura9696Badajoz/Elvas
spellingShingle Resposta da oliveira (Cv. Cobrançosa) à correção de pH do solo
Ferreira, Isabel Q.
Olea europaea
Fertilização da oliveira
Reação do solo
Análise foliar
subject.fl_str_mv Olea europaea
Fertilização da oliveira
Reação do solo
Análise foliar
title Resposta da oliveira (Cv. Cobrançosa) à correção de pH do solo
title_full Resposta da oliveira (Cv. Cobrançosa) à correção de pH do solo
title_fullStr Resposta da oliveira (Cv. Cobrançosa) à correção de pH do solo
title_full_unstemmed Resposta da oliveira (Cv. Cobrançosa) à correção de pH do solo
title_short Resposta da oliveira (Cv. Cobrançosa) à correção de pH do solo
title_sort Resposta da oliveira (Cv. Cobrançosa) à correção de pH do solo
topic Olea europaea
Fertilização da oliveira
Reação do solo
Análise foliar
topic_facet Olea europaea
Fertilização da oliveira
Reação do solo
Análise foliar
url http://hdl.handle.net/10198/15193
visible 1