Publicação

Algoritmo para cálculo de sistemas de aterramento de subestações

Ver documento

Detalhes bibliográficos
Resumo:Foi desenvolvido um algoritmo para o cálculo do sitema de aterramento de subestações considerando o modelo IEEE simplifcado e fórmulas de correção para solos heterogêneos estratificados até duas camadas. O programa foi criado como aplicativo e consiste na verificação da rede de aterramento para a segurança de pessoas e equipamentos elétricos instalados na subestação. O sistema de aterramento é responsável por dissipar correntes elétricas geradas por curto-circuitos em equipamentos ou descargas atmosféricas. Seus principais elementos são cabos condutores, soldas ou conectores à compressão, e eléctrodos verticais de aterramento quando necessários. Para que o aplicativo efetue todos os cálculos é necessário que o utilizador tenha conhecimento de parâmetros sobre: o tipo do solo; o condutor que será implementado; a geometria da malha; e o estudo de curto-circuito. Além de mostrar se rede de aterramento encontra-se dentro dos limites de segurança, o aplicativo também auxilia na otimização do projecto através do comprimento mínimo de condutores ao longo da malha. Foram simuladas redes de aterramento quadradas com elétrodos verticais em sua periferia instaladas em solos considerados homogêneos e heterogêneos de duas camadas. O aplicativo também é capaz de verificar redes de terra retangulares. O algoritmo foi desenvolvido através da interface App Designer disponível no programa MatLab. Ele é executado como um aplicativo e não é necessário que o utilizador tenha o MatLab instalado em seu computador.
Autores principais:Moraes, Marcella Campos Guarilha de
Assunto:Algoritmo App designer Matlab
Ano:2021
País:Portugal
Tipo de documento:dissertação de mestrado
Tipo de acesso:acesso aberto
Instituição associada:Instituto Politécnico de Bragança
Idioma:português
Origem:Biblioteca Digital do IPB
_version_ 1867173124169007104
author Moraes, Marcella Campos Guarilha de
author_facet Moraes, Marcella Campos Guarilha de
author_role author
contributor_name_str_mv Ribeiro, Luís Frölén
Borges, Paulo Victor de Souza
Biblioteca Digital do IPB
country_str PT
creators_json_txt [{\"Person.name\":\"Moraes, Marcella Campos Guarilha de\"}]
datacite.contributors.contributor.contributorName.fl_str_mv Ribeiro, Luís Frölén
Borges, Paulo Victor de Souza
Biblioteca Digital do IPB
datacite.creators.creator.creatorName.fl_str_mv Moraes, Marcella Campos Guarilha de
datacite.date.Accepted.fl_str_mv 2021-01-01T00:00:00Z
datacite.date.available.fl_str_mv 2021-06-23T14:10:41Z
datacite.date.embargoed.fl_str_mv 2021-06-23T14:10:41Z
datacite.rights.fl_str_mv http://purl.org/coar/access_right/c_abf2
datacite.subjects.subject.fl_str_mv Algoritmo
App designer
Matlab
datacite.titles.title.fl_str_mv Algoritmo para cálculo de sistemas de aterramento de subestações
dc.contributor.none.fl_str_mv Ribeiro, Luís Frölén
Borges, Paulo Victor de Souza
Biblioteca Digital do IPB
dc.creator.none.fl_str_mv Moraes, Marcella Campos Guarilha de
dc.date.Accepted.fl_str_mv 2021-01-01T00:00:00Z
dc.date.available.fl_str_mv 2021-06-23T14:10:41Z
dc.date.embargoed.fl_str_mv 2021-06-23T14:10:41Z
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.identifier.none.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10198/23683
dc.language.none.fl_str_mv por
dc.rights.cclincense.fl_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/
dc.rights.none.fl_str_mv http://purl.org/coar/access_right/c_abf2
dc.subject.none.fl_str_mv Algoritmo
App designer
Matlab
dc.title.fl_str_mv Algoritmo para cálculo de sistemas de aterramento de subestações
dc.type.none.fl_str_mv http://purl.org/coar/resource_type/c_bdcc
description Foi desenvolvido um algoritmo para o cálculo do sitema de aterramento de subestações considerando o modelo IEEE simplifcado e fórmulas de correção para solos heterogêneos estratificados até duas camadas. O programa foi criado como aplicativo e consiste na verificação da rede de aterramento para a segurança de pessoas e equipamentos elétricos instalados na subestação. O sistema de aterramento é responsável por dissipar correntes elétricas geradas por curto-circuitos em equipamentos ou descargas atmosféricas. Seus principais elementos são cabos condutores, soldas ou conectores à compressão, e eléctrodos verticais de aterramento quando necessários. Para que o aplicativo efetue todos os cálculos é necessário que o utilizador tenha conhecimento de parâmetros sobre: o tipo do solo; o condutor que será implementado; a geometria da malha; e o estudo de curto-circuito. Além de mostrar se rede de aterramento encontra-se dentro dos limites de segurança, o aplicativo também auxilia na otimização do projecto através do comprimento mínimo de condutores ao longo da malha. Foram simuladas redes de aterramento quadradas com elétrodos verticais em sua periferia instaladas em solos considerados homogêneos e heterogêneos de duas camadas. O aplicativo também é capaz de verificar redes de terra retangulares. O algoritmo foi desenvolvido através da interface App Designer disponível no programa MatLab. Ele é executado como um aplicativo e não é necessário que o utilizador tenha o MatLab instalado em seu computador.
dirty 0
eu_rights_str_mv openAccess
format masterThesis
fulltext.url.fl_str_mv https://bibliotecadigital.ipb.pt/bitstreams/4b0ea78d-21c6-4bd1-8c38-d41ca2c6ba36/download
id ipb_6c653d08dff0d768393eec91f60ef7be
identifier.url.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10198/23683
instacron_str ipb
institution Instituto Politécnico de Bragança
instname_str Instituto Politécnico de Bragança
language por
network_acronym_str ipb
network_name_str Biblioteca Digital do IPB
oai_identifier_str oai:bibliotecadigital.ipb.pt:10198/23683
organization_str_mv urn:organizationAcronym:ipb
person_str_mv Moraes, Marcella Campos Guarilha de
publishDate 2021
reponame_str Biblioteca Digital do IPB
repository_id_str urn:repositoryAcronym:ipb
service_str_mv urn:repositoryAcronym:ipb
spelling porpt_PTFoi desenvolvido um algoritmo para o cálculo do sitema de aterramento de subestações considerando o modelo IEEE simplifcado e fórmulas de correção para solos heterogêneos estratificados até duas camadas. O programa foi criado como aplicativo e consiste na verificação da rede de aterramento para a segurança de pessoas e equipamentos elétricos instalados na subestação. O sistema de aterramento é responsável por dissipar correntes elétricas geradas por curto-circuitos em equipamentos ou descargas atmosféricas. Seus principais elementos são cabos condutores, soldas ou conectores à compressão, e eléctrodos verticais de aterramento quando necessários. Para que o aplicativo efetue todos os cálculos é necessário que o utilizador tenha conhecimento de parâmetros sobre: o tipo do solo; o condutor que será implementado; a geometria da malha; e o estudo de curto-circuito. Além de mostrar se rede de aterramento encontra-se dentro dos limites de segurança, o aplicativo também auxilia na otimização do projecto através do comprimento mínimo de condutores ao longo da malha. Foram simuladas redes de aterramento quadradas com elétrodos verticais em sua periferia instaladas em solos considerados homogêneos e heterogêneos de duas camadas. O aplicativo também é capaz de verificar redes de terra retangulares. O algoritmo foi desenvolvido através da interface App Designer disponível no programa MatLab. Ele é executado como um aplicativo e não é necessário que o utilizador tenha o MatLab instalado em seu computador.application/pdfpt_PTAlgoritmo para cálculo de sistemas de aterramento de subestaçõesMoraes, Marcella Campos Guarilha deRibeiro, Luís FrölénBorges, Paulo Victor de SouzaHostingInstitutionOrganizationalBiblioteca Digital do IPBe-mailmailto:dspace@ipb.ptdspace@ipb.ptURNurn:tid:2027346842021-06-23T14:10:41Z20212021-01-01T00:00:00ZHandlehttp://hdl.handle.net/10198/23683http://purl.org/coar/access_right/c_abf2open accessAlgoritmoApp designerMatlab1546192 bytesliteraturehttp://purl.org/coar/resource_type/c_bdccmaster thesis2021http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/http://purl.org/coar/access_right/c_abf2application/pdffulltexthttps://bibliotecadigital.ipb.pt/bitstreams/4b0ea78d-21c6-4bd1-8c38-d41ca2c6ba36/download
spellingShingle Algoritmo para cálculo de sistemas de aterramento de subestações
Moraes, Marcella Campos Guarilha de
Algoritmo
App designer
Matlab
status SINGLETON
subject.fl_str_mv Algoritmo
App designer
Matlab
title Algoritmo para cálculo de sistemas de aterramento de subestações
title_full Algoritmo para cálculo de sistemas de aterramento de subestações
title_fullStr Algoritmo para cálculo de sistemas de aterramento de subestações
title_full_unstemmed Algoritmo para cálculo de sistemas de aterramento de subestações
title_short Algoritmo para cálculo de sistemas de aterramento de subestações
title_sort Algoritmo para cálculo de sistemas de aterramento de subestações
topic Algoritmo
App designer
Matlab
topic_facet Algoritmo
App designer
Matlab
url http://hdl.handle.net/10198/23683
visible 1