Publicação

Qualidade de vida no terceiro trimestre de gravidez

Ver documento

Detalhes bibliográficos
Resumo:A gravidez representa uma etapa da vida onde surgem diversas alterações que superam largamente a componente física e abrangem a dimensão psicológica, social e cultural. Estas podem influenciar positiva ou negativamente a qualidade de vida da grávida, enquanto uma noção eminentemente humana, subjetiva e polissémica que se refere ao bem-estar que os indivíduos e a coletividade encontram na vida familiar, amorosa, social e ambiental. Falar desta, implica satisfação com a mesma, sendo da maior relevância a sua abordagem. Avaliar a qualidade de vida da grávida no terceiro trimestre. Metodologia: Trata-se de um estudo de caráter quantitativo, descritivo e exploratório. Os dados obtidos oferecem uma compreensão detalhada sobre a história obstétrica de 88 grávidas no terceiro trimestre de gravidez e algumas variáveis relevantes à caracterização sociodemográfica das mesmas. A fonte de dados constitui-se numa pesquisa durante as consultas de obstetrícia na Unidade Local de Saúde do Nordeste. Para avaliar a qualidade de vida foi utilizada a escala WHOQOL-Bref. Os dados obtidos revelam que a amostra inquirida, 88 grávidas, apresenta idade entre 19 a 41 anos, (77,3%) reside em meio urbano, (38,6%) possui grau académico de licenciado sendo (72,7%) empregadas. Da amostra (70,5%) não planearam a gravidez, (89,8%), não apresentam patologia prévia à gravidez e (78,4%) não apresenta patologia decorrente da gravidez. Relativamente à vigilância de gravidez constatamos que 19% da amostra realizaram sete consultas, tendo sido esta percentagem a mais elevada. Os resultados obtidos na escala WHOQOL-Bref evidenciam uma correlação estatisticamente significativa nos domínios: físico, psicológico, social e meio ambiente. Os valores médios obtidos nas questões que avaliam o domínio da qualidade de vida geral, permitem nos afirmar, que esta amostra está satisfeita com a sua saúde e com a sua qualidade de vida. As grávidas inquiridas apresentam boa qualidade de vida. Verificamos existir correlação estatisticamente significativa entre todos os subdomínios da escala WHOQOL-Bref. Os valores de Alpha de Cronbach obtidos variam entre 61 para o domínio qualidade de vida geral; 76 no subdomínio físico; 78 para o psicológico; 80 no social e 83 no meio ambiente. Os valores de Alpha de Cronbach no domínio qualidade de vida e subdomínios revelam que esta escala pode ser usada para avaliar a qualidade de vida nestas populações.
Autores principais:Azevedo, Ana
Outros Autores:Gomes, Maria José; Galvão, Ana Maria
Assunto:Qualidade de vida Gravidez Terceiro trimestre
Ano:2014
País:Portugal
Tipo de documento:documento de conferência
Tipo de acesso:acesso aberto
Instituição associada:Instituto Politécnico de Bragança
Idioma:português
Origem:Biblioteca Digital do IPB
_version_ 1867173101245038592
author Azevedo, Ana
author2 Gomes, Maria José
Galvão, Ana Maria
author2_role author
author
author_facet Azevedo, Ana
Gomes, Maria José
Galvão, Ana Maria
author_role author
contributor_name_str_mv Biblioteca Digital do IPB
country_str PT
creators_json_txt [{\"Person.name\":\"Azevedo, Ana\",\"Person.identifier.orcid\":\"0000-0002-7617-0917\"},{\"Person.name\":\"Gomes, Maria José\",\"Person.identifier.orcid\":\"0000-0001-9825-8293\"},{\"Person.name\":\"Galvão, Ana Maria\",\"Person.identifier.orcid\":\"0000-0001-9978-9563\"}]
datacite.contributors.contributor.contributorName.fl_str_mv Biblioteca Digital do IPB
datacite.creators.creator.creatorName.fl_str_mv Azevedo, Ana
Gomes, Maria José
Galvão, Ana Maria
datacite.date.Accepted.fl_str_mv 2014-01-01T00:00:00Z
datacite.date.available.fl_str_mv 2015-11-12T12:37:00Z
datacite.date.embargoed.fl_str_mv 2015-11-12T12:37:00Z
datacite.rights.fl_str_mv http://purl.org/coar/access_right/c_abf2
datacite.subjects.subject.fl_str_mv Qualidade de vida
Gravidez
Terceiro trimestre
datacite.titles.title.fl_str_mv Qualidade de vida no terceiro trimestre de gravidez
dc.contributor.none.fl_str_mv Biblioteca Digital do IPB
dc.creator.none.fl_str_mv Azevedo, Ana
Gomes, Maria José
Galvão, Ana Maria
dc.date.Accepted.fl_str_mv 2014-01-01T00:00:00Z
dc.date.available.fl_str_mv 2015-11-12T12:37:00Z
dc.date.embargoed.fl_str_mv 2015-11-12T12:37:00Z
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.identifier.none.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10198/12333
dc.language.none.fl_str_mv por
dc.publisher.none.fl_str_mv Escola Superior de Enfermagem de Coimbra
dc.rights.none.fl_str_mv http://purl.org/coar/access_right/c_abf2
dc.subject.none.fl_str_mv Qualidade de vida
Gravidez
Terceiro trimestre
dc.title.fl_str_mv Qualidade de vida no terceiro trimestre de gravidez
dc.type.none.fl_str_mv http://purl.org/coar/resource_type/c_c94f
description A gravidez representa uma etapa da vida onde surgem diversas alterações que superam largamente a componente física e abrangem a dimensão psicológica, social e cultural. Estas podem influenciar positiva ou negativamente a qualidade de vida da grávida, enquanto uma noção eminentemente humana, subjetiva e polissémica que se refere ao bem-estar que os indivíduos e a coletividade encontram na vida familiar, amorosa, social e ambiental. Falar desta, implica satisfação com a mesma, sendo da maior relevância a sua abordagem. Avaliar a qualidade de vida da grávida no terceiro trimestre. Metodologia: Trata-se de um estudo de caráter quantitativo, descritivo e exploratório. Os dados obtidos oferecem uma compreensão detalhada sobre a história obstétrica de 88 grávidas no terceiro trimestre de gravidez e algumas variáveis relevantes à caracterização sociodemográfica das mesmas. A fonte de dados constitui-se numa pesquisa durante as consultas de obstetrícia na Unidade Local de Saúde do Nordeste. Para avaliar a qualidade de vida foi utilizada a escala WHOQOL-Bref. Os dados obtidos revelam que a amostra inquirida, 88 grávidas, apresenta idade entre 19 a 41 anos, (77,3%) reside em meio urbano, (38,6%) possui grau académico de licenciado sendo (72,7%) empregadas. Da amostra (70,5%) não planearam a gravidez, (89,8%), não apresentam patologia prévia à gravidez e (78,4%) não apresenta patologia decorrente da gravidez. Relativamente à vigilância de gravidez constatamos que 19% da amostra realizaram sete consultas, tendo sido esta percentagem a mais elevada. Os resultados obtidos na escala WHOQOL-Bref evidenciam uma correlação estatisticamente significativa nos domínios: físico, psicológico, social e meio ambiente. Os valores médios obtidos nas questões que avaliam o domínio da qualidade de vida geral, permitem nos afirmar, que esta amostra está satisfeita com a sua saúde e com a sua qualidade de vida. As grávidas inquiridas apresentam boa qualidade de vida. Verificamos existir correlação estatisticamente significativa entre todos os subdomínios da escala WHOQOL-Bref. Os valores de Alpha de Cronbach obtidos variam entre 61 para o domínio qualidade de vida geral; 76 no subdomínio físico; 78 para o psicológico; 80 no social e 83 no meio ambiente. Os valores de Alpha de Cronbach no domínio qualidade de vida e subdomínios revelam que esta escala pode ser usada para avaliar a qualidade de vida nestas populações.
dirty 0
eu_rights_str_mv openAccess
format conferenceObject
fulltext.url.fl_str_mv https://bibliotecadigital.ipb.pt/bitstreams/691a06ab-65ad-40bc-a2a1-630891fe99a2/download
id ipb_a4f524d8bdac2dd5957eb17d3bb81e2e
identifier.url.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10198/12333
instacron_str ipb
institution Instituto Politécnico de Bragança
instname_str Instituto Politécnico de Bragança
language por
network_acronym_str ipb
network_name_str Biblioteca Digital do IPB
oai_identifier_str oai:bibliotecadigital.ipb.pt:10198/12333
organization_str_mv urn:organizationAcronym:ipb
person_str_mv Azevedo, Ana
Azevedo, Ana
http://orcid.org/0000-0002-7617-0917
0000-0002-7617-0917
Gomes, Maria José
Gomes, Maria José
https://www.ciencia-id.pt/A610-FE92-8B8B
A610-FE92-8B8B
http://orcid.org/0000-0001-9825-8293
0000-0001-9825-8293
Galvão, Ana Maria
Galvão, Ana Maria
https://www.ciencia-id.pt/C511-DCF6-D586
C511-DCF6-D586
http://orcid.org/0000-0001-9978-9563
0000-0001-9978-9563
publishDate 2014
publisher.none.fl_str_mv Escola Superior de Enfermagem de Coimbra
reponame_str Biblioteca Digital do IPB
repository_id_str urn:repositoryAcronym:ipb
service_str_mv urn:repositoryAcronym:ipb
spelling porEscola Superior de Enfermagem de Coimbrapt_PTA gravidez representa uma etapa da vida onde surgem diversas alterações que superam largamente a componente física e abrangem a dimensão psicológica, social e cultural. Estas podem influenciar positiva ou negativamente a qualidade de vida da grávida, enquanto uma noção eminentemente humana, subjetiva e polissémica que se refere ao bem-estar que os indivíduos e a coletividade encontram na vida familiar, amorosa, social e ambiental. Falar desta, implica satisfação com a mesma, sendo da maior relevância a sua abordagem. Avaliar a qualidade de vida da grávida no terceiro trimestre. Metodologia: Trata-se de um estudo de caráter quantitativo, descritivo e exploratório. Os dados obtidos oferecem uma compreensão detalhada sobre a história obstétrica de 88 grávidas no terceiro trimestre de gravidez e algumas variáveis relevantes à caracterização sociodemográfica das mesmas. A fonte de dados constitui-se numa pesquisa durante as consultas de obstetrícia na Unidade Local de Saúde do Nordeste. Para avaliar a qualidade de vida foi utilizada a escala WHOQOL-Bref. Os dados obtidos revelam que a amostra inquirida, 88 grávidas, apresenta idade entre 19 a 41 anos, (77,3%) reside em meio urbano, (38,6%) possui grau académico de licenciado sendo (72,7%) empregadas. Da amostra (70,5%) não planearam a gravidez, (89,8%), não apresentam patologia prévia à gravidez e (78,4%) não apresenta patologia decorrente da gravidez. Relativamente à vigilância de gravidez constatamos que 19% da amostra realizaram sete consultas, tendo sido esta percentagem a mais elevada. Os resultados obtidos na escala WHOQOL-Bref evidenciam uma correlação estatisticamente significativa nos domínios: físico, psicológico, social e meio ambiente. Os valores médios obtidos nas questões que avaliam o domínio da qualidade de vida geral, permitem nos afirmar, que esta amostra está satisfeita com a sua saúde e com a sua qualidade de vida. As grávidas inquiridas apresentam boa qualidade de vida. Verificamos existir correlação estatisticamente significativa entre todos os subdomínios da escala WHOQOL-Bref. Os valores de Alpha de Cronbach obtidos variam entre 61 para o domínio qualidade de vida geral; 76 no subdomínio físico; 78 para o psicológico; 80 no social e 83 no meio ambiente. Os valores de Alpha de Cronbach no domínio qualidade de vida e subdomínios revelam que esta escala pode ser usada para avaliar a qualidade de vida nestas populações.application/pdfpt_PTQualidade de vida no terceiro trimestre de gravidezPersonalAzevedo, AnaDSpacehttp://dspace.org/items/a0517420-29f0-45da-824d-660af83ea505DSpacehttp://dspace.org/items/a0517420-29f0-45da-824d-660af83ea505AzevedoAnaORCIDhttp://orcid.org0000-0002-7617-0917PersonalGomes, Maria JoséDSpacehttp://dspace.org/items/cbdedae1-1fe4-46df-804f-51bf91b40655DSpacehttp://dspace.org/items/cbdedae1-1fe4-46df-804f-51bf91b40655GomesMaria JoséCiência IDhttps://www.ciencia-id.ptA610-FE92-8B8BORCIDhttp://orcid.org0000-0001-9825-8293PersonalGalvão, Ana MariaDSpacehttp://dspace.org/items/6255b031-50b0-4f4e-99e5-ef7e977fae87DSpacehttp://dspace.org/items/6255b031-50b0-4f4e-99e5-ef7e977fae87GalvãoAna MariaCiência IDhttps://www.ciencia-id.ptC511-DCF6-D586ORCIDhttp://orcid.org0000-0001-9978-9563HostingInstitutionOrganizationalBiblioteca Digital do IPBe-mailmailto:dspace@ipb.ptdspace@ipb.ptISSNIsPartOf0874-02832015-11-12T12:37:00Z20142014-01-01T00:00:00ZHandlehttp://hdl.handle.net/10198/12333http://purl.org/coar/access_right/c_abf2open accessQualidade de vidaGravidezTerceiro trimestre2870204 bytesother research producthttp://purl.org/coar/resource_type/c_c94fconference objecthttp://purl.org/coar/access_right/c_abf2application/pdffulltexthttps://bibliotecadigital.ipb.pt/bitstreams/691a06ab-65ad-40bc-a2a1-630891fe99a2/downloadReferência : Revista Cientifica da Unidade de Investigação em Ciências da Saúde: Domínio de Enfermagem901901Coimbra
spellingShingle Qualidade de vida no terceiro trimestre de gravidez
Azevedo, Ana
Qualidade de vida
Gravidez
Terceiro trimestre
status SINGLETON
subject.fl_str_mv Qualidade de vida
Gravidez
Terceiro trimestre
title Qualidade de vida no terceiro trimestre de gravidez
title_full Qualidade de vida no terceiro trimestre de gravidez
title_fullStr Qualidade de vida no terceiro trimestre de gravidez
title_full_unstemmed Qualidade de vida no terceiro trimestre de gravidez
title_short Qualidade de vida no terceiro trimestre de gravidez
title_sort Qualidade de vida no terceiro trimestre de gravidez
topic Qualidade de vida
Gravidez
Terceiro trimestre
topic_facet Qualidade de vida
Gravidez
Terceiro trimestre
url http://hdl.handle.net/10198/12333
visible 1