Publicação

Análise da durabilidade da reação ao fogo da madeira e painéis derivados de madeira

Ver documento

Detalhes bibliográficos
Resumo:A segurança contra incêndio é um assunto de grande relevância no setor da construção, a qual deve-se aplicar desde o projeto até a manutenção da vida útil das obras. Para conciliar um bom desempenho ao fogo, ou seja, menor contribuição ao sinistro, e um bom comportamento sustentável, o estudo sobre a reação ao fogo da madeira e seus painéis derivados tem ampliado, assim como o de tintas e vernizes ignífugas para esses materiais. Entretanto, ainda é preciso conhecer a durabilidade da reação ao fogo da madeira e painéis derivados de madeira, com ou sem retardantes. Em decorrência disso, este trabalho tem por objetivo analisar a durabilidade da reação ao fogo da Madeira Laminada Colada (Glulam) e Madeira Laminada Colada Cruzada (CLT), como representantes de madeira sólida, e do painel de Oriented Strand Board (OSB), como exemplo de painéis derivados de madeira, aplicados em ambientes internos. Também tem por objetivo avaliar a reação ao fogo dos mesmos materiais com o tratamento de um verniz ignífugo. Para análise da durabilidade, foi realizado o Envelhecimento Artificial das amostras, o qual foi adotado a partir de modelos estatísticos do Design of Experiments, com o Método Fracionado Fatorial, onde definiu-se como base três fatores de degradação da madeira: temperatura, umidade relativa e tempo. Para cada fator foram definidos três níveis de atuação, 21,1 [°C], 32,2 [°C] e 87,8 [°C] para temperatura, 20%, 50% e 90% de umidade relativa e 7, 14 e 21 dias de exposição. A partir do método fracionado fatorial, chegou-se a nove combinações entre os fatores e níveis, das quais foram executadas três. Para correlacionar a umidade relativa do ar com o teor de umidade do material, a priori foi realizado o teste de secagem de acordo com a norma EN 322/1993. Em paralelo, três amostras de cada material foram aplicadas 1 [mm] de espessura de verniz ignífugo. Por fim, nas amostras envelhecidas e nas amostras com retardante foram realizados o Teste de Calorímetro de Cone, de acordo com a ISO 5660, para avaliar sua reação ao fogo. Para comparação, amostras não envelhecidas e sem retardantes também foram submetidas ao mesmo teste. Os parâmetros de reação ao fogo analisados foram Taxa de Libertação de Calor (HRR), Calor Total Libertado (THR), Perda de Massa (ML) e Tempo de Ignição (Ti) das amostras. Pode-se então concluir que, o comportamento ao fogo da madeira Glulam com retardante teve maior HRR, e menor THR em relação ao material sem o tratamento. Em seguida o CLT com retardante apresentou, em geral, maior pico de HRR, porém menor THR. E o OSB com retardante, em geral, demonstrou um comportamento similar ao OSB sem retardante. No caso dos materiais com Envelhecimento Acelerado, em geral, apresentaram menor HRR e THR em relação as amostras sem envelhecimento, com exceção do OSB que teve um acréscimo no HRR das amostras envelhecidas.
Autores principais:França, Lídia Ana Araújo de
Assunto:Segurança contra incêndio Madeira Glulam CLT OSB Envelhecimento acelerado Modelo de previsão Reação ao fogo Calorímetro de cone
Ano:2020
País:Portugal
Tipo de documento:dissertação de mestrado
Tipo de acesso:acesso aberto
Instituição associada:Instituto Politécnico de Bragança
Idioma:português
Origem:Biblioteca Digital do IPB
_version_ 1867173001435283456
author França, Lídia Ana Araújo de
author_facet França, Lídia Ana Araújo de
author_role author
contributor_name_str_mv Mesquita, L.M.R.
Biblioteca Digital do IPB
country_str PT
creators_json_txt [{\"Person.name\":\"França, Lídia Ana Araújo de\"}]
datacite.contributors.contributor.contributorName.fl_str_mv Mesquita, L.M.R.
Biblioteca Digital do IPB
datacite.creators.creator.creatorName.fl_str_mv França, Lídia Ana Araújo de
datacite.date.Accepted.fl_str_mv 2020-01-01T00:00:00Z
datacite.date.available.fl_str_mv 2020-03-23T14:57:59Z
datacite.date.embargoed.fl_str_mv 2020-03-23T14:57:59Z
datacite.rights.fl_str_mv http://purl.org/coar/access_right/c_abf2
datacite.subjects.subject.fl_str_mv Segurança contra incêndio
Madeira
Glulam
CLT
OSB
Envelhecimento acelerado
Modelo de previsão
Reação ao fogo
Calorímetro de cone
datacite.titles.title.fl_str_mv Análise da durabilidade da reação ao fogo da madeira e painéis derivados de madeira
dc.contributor.none.fl_str_mv Mesquita, L.M.R.
Biblioteca Digital do IPB
dc.creator.none.fl_str_mv França, Lídia Ana Araújo de
dc.date.Accepted.fl_str_mv 2020-01-01T00:00:00Z
dc.date.available.fl_str_mv 2020-03-23T14:57:59Z
dc.date.embargoed.fl_str_mv 2020-03-23T14:57:59Z
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.identifier.none.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10198/21094
dc.language.none.fl_str_mv por
dc.rights.cclincense.fl_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/
dc.rights.none.fl_str_mv http://purl.org/coar/access_right/c_abf2
dc.subject.none.fl_str_mv Segurança contra incêndio
Madeira
Glulam
CLT
OSB
Envelhecimento acelerado
Modelo de previsão
Reação ao fogo
Calorímetro de cone
dc.title.fl_str_mv Análise da durabilidade da reação ao fogo da madeira e painéis derivados de madeira
dc.type.none.fl_str_mv http://purl.org/coar/resource_type/c_bdcc
description A segurança contra incêndio é um assunto de grande relevância no setor da construção, a qual deve-se aplicar desde o projeto até a manutenção da vida útil das obras. Para conciliar um bom desempenho ao fogo, ou seja, menor contribuição ao sinistro, e um bom comportamento sustentável, o estudo sobre a reação ao fogo da madeira e seus painéis derivados tem ampliado, assim como o de tintas e vernizes ignífugas para esses materiais. Entretanto, ainda é preciso conhecer a durabilidade da reação ao fogo da madeira e painéis derivados de madeira, com ou sem retardantes. Em decorrência disso, este trabalho tem por objetivo analisar a durabilidade da reação ao fogo da Madeira Laminada Colada (Glulam) e Madeira Laminada Colada Cruzada (CLT), como representantes de madeira sólida, e do painel de Oriented Strand Board (OSB), como exemplo de painéis derivados de madeira, aplicados em ambientes internos. Também tem por objetivo avaliar a reação ao fogo dos mesmos materiais com o tratamento de um verniz ignífugo. Para análise da durabilidade, foi realizado o Envelhecimento Artificial das amostras, o qual foi adotado a partir de modelos estatísticos do Design of Experiments, com o Método Fracionado Fatorial, onde definiu-se como base três fatores de degradação da madeira: temperatura, umidade relativa e tempo. Para cada fator foram definidos três níveis de atuação, 21,1 [°C], 32,2 [°C] e 87,8 [°C] para temperatura, 20%, 50% e 90% de umidade relativa e 7, 14 e 21 dias de exposição. A partir do método fracionado fatorial, chegou-se a nove combinações entre os fatores e níveis, das quais foram executadas três. Para correlacionar a umidade relativa do ar com o teor de umidade do material, a priori foi realizado o teste de secagem de acordo com a norma EN 322/1993. Em paralelo, três amostras de cada material foram aplicadas 1 [mm] de espessura de verniz ignífugo. Por fim, nas amostras envelhecidas e nas amostras com retardante foram realizados o Teste de Calorímetro de Cone, de acordo com a ISO 5660, para avaliar sua reação ao fogo. Para comparação, amostras não envelhecidas e sem retardantes também foram submetidas ao mesmo teste. Os parâmetros de reação ao fogo analisados foram Taxa de Libertação de Calor (HRR), Calor Total Libertado (THR), Perda de Massa (ML) e Tempo de Ignição (Ti) das amostras. Pode-se então concluir que, o comportamento ao fogo da madeira Glulam com retardante teve maior HRR, e menor THR em relação ao material sem o tratamento. Em seguida o CLT com retardante apresentou, em geral, maior pico de HRR, porém menor THR. E o OSB com retardante, em geral, demonstrou um comportamento similar ao OSB sem retardante. No caso dos materiais com Envelhecimento Acelerado, em geral, apresentaram menor HRR e THR em relação as amostras sem envelhecimento, com exceção do OSB que teve um acréscimo no HRR das amostras envelhecidas.
dirty 0
eu_rights_str_mv openAccess
format masterThesis
fulltext.url.fl_str_mv https://bibliotecadigital.ipb.pt/bitstreams/f60b18cf-2d6c-48dd-ba46-897e462f3248/download
id ipb_d8c2a9d42affbc501eaee70d3c71d086
identifier.url.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10198/21094
instacron_str ipb
institution Instituto Politécnico de Bragança
instname_str Instituto Politécnico de Bragança
language por
network_acronym_str ipb
network_name_str Biblioteca Digital do IPB
oai_identifier_str oai:bibliotecadigital.ipb.pt:10198/21094
organization_str_mv urn:organizationAcronym:ipb
person_str_mv França, Lídia Ana Araújo de
publishDate 2020
reponame_str Biblioteca Digital do IPB
repository_id_str urn:repositoryAcronym:ipb
service_str_mv urn:repositoryAcronym:ipb
spelling porpt_PTA segurança contra incêndio é um assunto de grande relevância no setor da construção, a qual deve-se aplicar desde o projeto até a manutenção da vida útil das obras. Para conciliar um bom desempenho ao fogo, ou seja, menor contribuição ao sinistro, e um bom comportamento sustentável, o estudo sobre a reação ao fogo da madeira e seus painéis derivados tem ampliado, assim como o de tintas e vernizes ignífugas para esses materiais. Entretanto, ainda é preciso conhecer a durabilidade da reação ao fogo da madeira e painéis derivados de madeira, com ou sem retardantes. Em decorrência disso, este trabalho tem por objetivo analisar a durabilidade da reação ao fogo da Madeira Laminada Colada (Glulam) e Madeira Laminada Colada Cruzada (CLT), como representantes de madeira sólida, e do painel de Oriented Strand Board (OSB), como exemplo de painéis derivados de madeira, aplicados em ambientes internos. Também tem por objetivo avaliar a reação ao fogo dos mesmos materiais com o tratamento de um verniz ignífugo. Para análise da durabilidade, foi realizado o Envelhecimento Artificial das amostras, o qual foi adotado a partir de modelos estatísticos do Design of Experiments, com o Método Fracionado Fatorial, onde definiu-se como base três fatores de degradação da madeira: temperatura, umidade relativa e tempo. Para cada fator foram definidos três níveis de atuação, 21,1 [°C], 32,2 [°C] e 87,8 [°C] para temperatura, 20%, 50% e 90% de umidade relativa e 7, 14 e 21 dias de exposição. A partir do método fracionado fatorial, chegou-se a nove combinações entre os fatores e níveis, das quais foram executadas três. Para correlacionar a umidade relativa do ar com o teor de umidade do material, a priori foi realizado o teste de secagem de acordo com a norma EN 322/1993. Em paralelo, três amostras de cada material foram aplicadas 1 [mm] de espessura de verniz ignífugo. Por fim, nas amostras envelhecidas e nas amostras com retardante foram realizados o Teste de Calorímetro de Cone, de acordo com a ISO 5660, para avaliar sua reação ao fogo. Para comparação, amostras não envelhecidas e sem retardantes também foram submetidas ao mesmo teste. Os parâmetros de reação ao fogo analisados foram Taxa de Libertação de Calor (HRR), Calor Total Libertado (THR), Perda de Massa (ML) e Tempo de Ignição (Ti) das amostras. Pode-se então concluir que, o comportamento ao fogo da madeira Glulam com retardante teve maior HRR, e menor THR em relação ao material sem o tratamento. Em seguida o CLT com retardante apresentou, em geral, maior pico de HRR, porém menor THR. E o OSB com retardante, em geral, demonstrou um comportamento similar ao OSB sem retardante. No caso dos materiais com Envelhecimento Acelerado, em geral, apresentaram menor HRR e THR em relação as amostras sem envelhecimento, com exceção do OSB que teve um acréscimo no HRR das amostras envelhecidas.application/pdfpt_PTAnálise da durabilidade da reação ao fogo da madeira e painéis derivados de madeiraFrança, Lídia Ana Araújo deMesquita, L.M.R.HostingInstitutionOrganizationalBiblioteca Digital do IPBe-mailmailto:dspace@ipb.ptdspace@ipb.ptURNurn:tid:2024630362020-03-23T14:57:59Z202020182020-01-01T00:00:00ZHandlehttp://hdl.handle.net/10198/21094http://purl.org/coar/access_right/c_abf2open accessSegurança contra incêndioMadeiraGlulamCLTOSBEnvelhecimento aceleradoModelo de previsãoReação ao fogoCalorímetro de cone8292299 bytesliteraturehttp://purl.org/coar/resource_type/c_bdccmaster thesis2020http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/http://purl.org/coar/access_right/c_abf2application/pdffulltexthttps://bibliotecadigital.ipb.pt/bitstreams/f60b18cf-2d6c-48dd-ba46-897e462f3248/download
spellingShingle Análise da durabilidade da reação ao fogo da madeira e painéis derivados de madeira
França, Lídia Ana Araújo de
Segurança contra incêndio
Madeira
Glulam
CLT
OSB
Envelhecimento acelerado
Modelo de previsão
Reação ao fogo
Calorímetro de cone
status SINGLETON
subject.fl_str_mv Segurança contra incêndio
Madeira
Glulam
CLT
OSB
Envelhecimento acelerado
Modelo de previsão
Reação ao fogo
Calorímetro de cone
title Análise da durabilidade da reação ao fogo da madeira e painéis derivados de madeira
title_full Análise da durabilidade da reação ao fogo da madeira e painéis derivados de madeira
title_fullStr Análise da durabilidade da reação ao fogo da madeira e painéis derivados de madeira
title_full_unstemmed Análise da durabilidade da reação ao fogo da madeira e painéis derivados de madeira
title_short Análise da durabilidade da reação ao fogo da madeira e painéis derivados de madeira
title_sort Análise da durabilidade da reação ao fogo da madeira e painéis derivados de madeira
topic Segurança contra incêndio
Madeira
Glulam
CLT
OSB
Envelhecimento acelerado
Modelo de previsão
Reação ao fogo
Calorímetro de cone
topic_facet Segurança contra incêndio
Madeira
Glulam
CLT
OSB
Envelhecimento acelerado
Modelo de previsão
Reação ao fogo
Calorímetro de cone
url http://hdl.handle.net/10198/21094
visible 1