Publicação

Desenvolvimento de um sistema de gestão da qualidade e implementação da melhoria contínua

Ver documento

Detalhes bibliográficos
Resumo:Embora a abordagem Lean tenha mais expressão nas empresas industriais, já existem muitas empresas de serviços a utilizar estas metodologias para aumentar o desempenho, pois todas as organizações são criadas para alcançar resultados e satisfazer os clientes e demais partes interessadas. A abordagem Lean apela à produção de bens e serviços, com desperdício mínimo e tem como principais objetivos atingir ou superar a qualidade esperada pelas partes interessadas, obtendo assim uma maior satisfação. Acresce a tudo isto, a crise financeira e o ajustamento económico de anos recentes, sendo por isso indispensável a redução das despesas e de serviços desnecessários. Posto isto, a minimização dos desperdícios de materiais e tempo, é o motivo pelo qual cada vez mais se tentam implementar as técnicas e princípios Lean, como base para a obtenção de vantagens competitivas duradouras. Esta dissertação debruça-se sobre uma empresa de venda de produtos e serviços (oficina de automóveis e máquinas agrícolas, onde para além de prestar os serviços, vende também aqueles equipamentos, e peças para os mesmos), onde se introduzem princípios de gestão relacionados com a certificação, com base nas normas NP EN ISO 9000:2015 e NP EN ISO 9001:2015. O trabalho descreve o estudo e implementação de vários aspetos na área da melhoria contínua. Neste sentido, na execução deste projeto, adotaram-se como referência as referidas normas e foram utilizadas algumas técnicas Lean, como o just-in-time e como os 5S, fundamentais na melhoria contínua. Entre os principais resultados, destacam-se a normalização e melhoria dos processos organizacionais, a melhoria na satisfação dos colaboradores, a redução de desperdícios e a melhoria da qualidade.
Autores principais:Lousas, Carla Manuela Saldanha
Assunto:Certificação ISO 9001 Lean Melhoria contínua
Ano:2018
País:Portugal
Tipo de documento:dissertação de mestrado
Tipo de acesso:acesso aberto
Instituição associada:Instituto Politécnico de Bragança
Idioma:português
Origem:Biblioteca Digital do IPB
_version_ 1867173195637850112
author Lousas, Carla Manuela Saldanha
author_facet Lousas, Carla Manuela Saldanha
author_role author
contributor_name_str_mv Duarte, António J.S.T.
Biblioteca Digital do IPB
country_str PT
creators_json_txt [{\"Person.name\":\"Lousas, Carla Manuela Saldanha\"}]
datacite.contributors.contributor.contributorName.fl_str_mv Duarte, António J.S.T.
Biblioteca Digital do IPB
datacite.creators.creator.creatorName.fl_str_mv Lousas, Carla Manuela Saldanha
datacite.date.Accepted.fl_str_mv 2018-01-01T00:00:00Z
datacite.date.available.fl_str_mv 2018-09-11T14:07:35Z
datacite.date.embargoed.fl_str_mv 2018-09-11T14:07:35Z
datacite.rights.fl_str_mv http://purl.org/coar/access_right/c_abf2
datacite.subjects.subject.fl_str_mv Certificação
ISO 9001
Lean
Melhoria contínua
datacite.titles.title.fl_str_mv Desenvolvimento de um sistema de gestão da qualidade e implementação da melhoria contínua
dc.contributor.none.fl_str_mv Duarte, António J.S.T.
Biblioteca Digital do IPB
dc.creator.none.fl_str_mv Lousas, Carla Manuela Saldanha
dc.date.Accepted.fl_str_mv 2018-01-01T00:00:00Z
dc.date.available.fl_str_mv 2018-09-11T14:07:35Z
dc.date.embargoed.fl_str_mv 2018-09-11T14:07:35Z
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.identifier.none.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10198/17951
dc.language.none.fl_str_mv por
dc.rights.cclincense.fl_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by/4.0/
dc.rights.none.fl_str_mv http://purl.org/coar/access_right/c_abf2
dc.subject.none.fl_str_mv Certificação
ISO 9001
Lean
Melhoria contínua
dc.title.fl_str_mv Desenvolvimento de um sistema de gestão da qualidade e implementação da melhoria contínua
dc.type.none.fl_str_mv http://purl.org/coar/resource_type/c_bdcc
description Embora a abordagem Lean tenha mais expressão nas empresas industriais, já existem muitas empresas de serviços a utilizar estas metodologias para aumentar o desempenho, pois todas as organizações são criadas para alcançar resultados e satisfazer os clientes e demais partes interessadas. A abordagem Lean apela à produção de bens e serviços, com desperdício mínimo e tem como principais objetivos atingir ou superar a qualidade esperada pelas partes interessadas, obtendo assim uma maior satisfação. Acresce a tudo isto, a crise financeira e o ajustamento económico de anos recentes, sendo por isso indispensável a redução das despesas e de serviços desnecessários. Posto isto, a minimização dos desperdícios de materiais e tempo, é o motivo pelo qual cada vez mais se tentam implementar as técnicas e princípios Lean, como base para a obtenção de vantagens competitivas duradouras. Esta dissertação debruça-se sobre uma empresa de venda de produtos e serviços (oficina de automóveis e máquinas agrícolas, onde para além de prestar os serviços, vende também aqueles equipamentos, e peças para os mesmos), onde se introduzem princípios de gestão relacionados com a certificação, com base nas normas NP EN ISO 9000:2015 e NP EN ISO 9001:2015. O trabalho descreve o estudo e implementação de vários aspetos na área da melhoria contínua. Neste sentido, na execução deste projeto, adotaram-se como referência as referidas normas e foram utilizadas algumas técnicas Lean, como o just-in-time e como os 5S, fundamentais na melhoria contínua. Entre os principais resultados, destacam-se a normalização e melhoria dos processos organizacionais, a melhoria na satisfação dos colaboradores, a redução de desperdícios e a melhoria da qualidade.
dirty 0
eu_rights_str_mv openAccess
format masterThesis
fulltext.url.fl_str_mv https://bibliotecadigital.ipb.pt/bitstreams/47ce46a6-5f86-4bfd-983f-aec81860433c/download
id ipb_ecd8fe8eef0d76465bdd8a06c557c018
identifier.url.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10198/17951
instacron_str ipb
institution Instituto Politécnico de Bragança
instname_str Instituto Politécnico de Bragança
language por
network_acronym_str ipb
network_name_str Biblioteca Digital do IPB
oai_identifier_str oai:bibliotecadigital.ipb.pt:10198/17951
organization_str_mv urn:organizationAcronym:ipb
person_str_mv Lousas, Carla Manuela Saldanha
publishDate 2018
reponame_str Biblioteca Digital do IPB
repository_id_str urn:repositoryAcronym:ipb
service_str_mv urn:repositoryAcronym:ipb
spelling porpt_PTEmbora a abordagem Lean tenha mais expressão nas empresas industriais, já existem muitas empresas de serviços a utilizar estas metodologias para aumentar o desempenho, pois todas as organizações são criadas para alcançar resultados e satisfazer os clientes e demais partes interessadas. A abordagem Lean apela à produção de bens e serviços, com desperdício mínimo e tem como principais objetivos atingir ou superar a qualidade esperada pelas partes interessadas, obtendo assim uma maior satisfação. Acresce a tudo isto, a crise financeira e o ajustamento económico de anos recentes, sendo por isso indispensável a redução das despesas e de serviços desnecessários. Posto isto, a minimização dos desperdícios de materiais e tempo, é o motivo pelo qual cada vez mais se tentam implementar as técnicas e princípios Lean, como base para a obtenção de vantagens competitivas duradouras. Esta dissertação debruça-se sobre uma empresa de venda de produtos e serviços (oficina de automóveis e máquinas agrícolas, onde para além de prestar os serviços, vende também aqueles equipamentos, e peças para os mesmos), onde se introduzem princípios de gestão relacionados com a certificação, com base nas normas NP EN ISO 9000:2015 e NP EN ISO 9001:2015. O trabalho descreve o estudo e implementação de vários aspetos na área da melhoria contínua. Neste sentido, na execução deste projeto, adotaram-se como referência as referidas normas e foram utilizadas algumas técnicas Lean, como o just-in-time e como os 5S, fundamentais na melhoria contínua. Entre os principais resultados, destacam-se a normalização e melhoria dos processos organizacionais, a melhoria na satisfação dos colaboradores, a redução de desperdícios e a melhoria da qualidade.application/pdfpt_PTDesenvolvimento de um sistema de gestão da qualidade e implementação da melhoria contínuaLousas, Carla Manuela SaldanhaDuarte, António J.S.T.HostingInstitutionOrganizationalBiblioteca Digital do IPBe-mailmailto:dspace@ipb.ptdspace@ipb.ptURNurn:tid:2019731542018-09-11T14:07:35Z201820182018-01-01T00:00:00ZHandlehttp://hdl.handle.net/10198/17951http://purl.org/coar/access_right/c_abf2open accessCertificaçãoISO 9001LeanMelhoria contínua3884106 bytesliteraturehttp://purl.org/coar/resource_type/c_bdccmaster thesis2018http://creativecommons.org/licenses/by/4.0/http://purl.org/coar/access_right/c_abf2application/pdffulltexthttps://bibliotecadigital.ipb.pt/bitstreams/47ce46a6-5f86-4bfd-983f-aec81860433c/download
spellingShingle Desenvolvimento de um sistema de gestão da qualidade e implementação da melhoria contínua
Lousas, Carla Manuela Saldanha
Certificação
ISO 9001
Lean
Melhoria contínua
status SINGLETON
subject.fl_str_mv Certificação
ISO 9001
Lean
Melhoria contínua
title Desenvolvimento de um sistema de gestão da qualidade e implementação da melhoria contínua
title_full Desenvolvimento de um sistema de gestão da qualidade e implementação da melhoria contínua
title_fullStr Desenvolvimento de um sistema de gestão da qualidade e implementação da melhoria contínua
title_full_unstemmed Desenvolvimento de um sistema de gestão da qualidade e implementação da melhoria contínua
title_short Desenvolvimento de um sistema de gestão da qualidade e implementação da melhoria contínua
title_sort Desenvolvimento de um sistema de gestão da qualidade e implementação da melhoria contínua
topic Certificação
ISO 9001
Lean
Melhoria contínua
topic_facet Certificação
ISO 9001
Lean
Melhoria contínua
url http://hdl.handle.net/10198/17951
visible 1