Publicação

Controlo de maturação, vindima e vinificação no Château Lafitte e SC Vignobles Bonhur

Ver documento

Detalhes bibliográficos
Resumo:A França possui 15 regiões vitícolas, sendo Bordeaux uma das mais importantes do país e do mundo. A área total de vinha é de cerca de 872 mil hectares com uma produção anual de 57 milhões de hectolitros de vinho. Existem mais de 147 mil proprietários de vinhas, sendo cerca de 110 mil os produtores de vinho, dos quais mais de 58 mil são produtores de vinhos AOC (Appellations d’Origine Contrôlée). Em Bordeaux existem mais de 10000 produtores que, em conjunto, cultivam aproximadamente um total de 120000 hectares de vinha com uma produção média anual de cerca de 58 hectolitros de vinho (85 % tinto, 3% rosé e 12 % branco). Nesta região as vinhas são extensas, muitos delas ao redor de “Châteaux” que servem normalmente de sede para as grandes casas produtoras. Muitas empresas vitivinícolas adotaram o nome “Châteaux” porque a associação feita entre os vinhos de Bordeaux e os “Châteaux” é muito importante e considerada uma imagem de marca da região. O estágio de 6 meses realizado nas empesas Château Lafitte e SC. Vignobles Bonhur, localizadas na região de Bordeaux, permitiu acompanhar os processos de vinificação de diferentes tipos de vinhos, monitorizando vários parâmetros físico-químicos, executando tarefas de rotina e participando na tomada de decisão da equipa de enologia. Na primeira parte do relatório faz-se uma caracterização da região de Bordeaux e respetivas sub-regiões, descrevem-se as características das principais castas da região e faz-se uma breve revisão sobre a maturação e o controlo de maturação da uva. Na segunda parte descrevem-se os processos de vinificação dos vários tipos de vinho e apresentam-se e discutem-se os resultados das várias análises efetuadas. Por fim, faz-se uma análise da experiência que foi a realização do estágio e do trabalho desenvolvido.
Autores principais:Machado, Mónica Fidalgo
Assunto:Bordeaux Controlo de maturação Vinificação
Ano:2015
País:Portugal
Tipo de documento:dissertação de mestrado
Tipo de acesso:acesso aberto
Instituição associada:Instituto Politécnico de Bragança
Idioma:português
Origem:Biblioteca Digital do IPB
_version_ 1867172680598290432
author Machado, Mónica Fidalgo
author_facet Machado, Mónica Fidalgo
author_role author
contributor_name_str_mv Ribeiro, A.C.
Andrade, João Verdial
Biblioteca Digital do IPB
country_str PT
creators_json_txt [{\"Person.name\":\"Machado, Mónica Fidalgo\"}]
datacite.contributors.contributor.contributorName.fl_str_mv Ribeiro, A.C.
Andrade, João Verdial
Biblioteca Digital do IPB
datacite.creators.creator.creatorName.fl_str_mv Machado, Mónica Fidalgo
datacite.date.Accepted.fl_str_mv 2015-01-01T00:00:00Z
datacite.date.available.fl_str_mv 2016-03-01T15:18:54Z
datacite.date.embargoed.fl_str_mv 2016-03-01T15:18:54Z
datacite.rights.fl_str_mv http://purl.org/coar/access_right/c_abf2
datacite.subjects.subject.fl_str_mv Bordeaux
Controlo de maturação
Vinificação
datacite.titles.title.fl_str_mv Controlo de maturação, vindima e vinificação no Château Lafitte e SC Vignobles Bonhur
dc.contributor.none.fl_str_mv Ribeiro, A.C.
Andrade, João Verdial
Biblioteca Digital do IPB
dc.creator.none.fl_str_mv Machado, Mónica Fidalgo
dc.date.Accepted.fl_str_mv 2015-01-01T00:00:00Z
dc.date.available.fl_str_mv 2016-03-01T15:18:54Z
dc.date.embargoed.fl_str_mv 2016-03-01T15:18:54Z
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.identifier.none.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10198/12769
dc.language.none.fl_str_mv por
dc.rights.cclincense.fl_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by/4.0/
dc.rights.none.fl_str_mv http://purl.org/coar/access_right/c_abf2
dc.subject.none.fl_str_mv Bordeaux
Controlo de maturação
Vinificação
dc.title.fl_str_mv Controlo de maturação, vindima e vinificação no Château Lafitte e SC Vignobles Bonhur
dc.type.none.fl_str_mv http://purl.org/coar/resource_type/c_bdcc
description A França possui 15 regiões vitícolas, sendo Bordeaux uma das mais importantes do país e do mundo. A área total de vinha é de cerca de 872 mil hectares com uma produção anual de 57 milhões de hectolitros de vinho. Existem mais de 147 mil proprietários de vinhas, sendo cerca de 110 mil os produtores de vinho, dos quais mais de 58 mil são produtores de vinhos AOC (Appellations d’Origine Contrôlée). Em Bordeaux existem mais de 10000 produtores que, em conjunto, cultivam aproximadamente um total de 120000 hectares de vinha com uma produção média anual de cerca de 58 hectolitros de vinho (85 % tinto, 3% rosé e 12 % branco). Nesta região as vinhas são extensas, muitos delas ao redor de “Châteaux” que servem normalmente de sede para as grandes casas produtoras. Muitas empresas vitivinícolas adotaram o nome “Châteaux” porque a associação feita entre os vinhos de Bordeaux e os “Châteaux” é muito importante e considerada uma imagem de marca da região. O estágio de 6 meses realizado nas empesas Château Lafitte e SC. Vignobles Bonhur, localizadas na região de Bordeaux, permitiu acompanhar os processos de vinificação de diferentes tipos de vinhos, monitorizando vários parâmetros físico-químicos, executando tarefas de rotina e participando na tomada de decisão da equipa de enologia. Na primeira parte do relatório faz-se uma caracterização da região de Bordeaux e respetivas sub-regiões, descrevem-se as características das principais castas da região e faz-se uma breve revisão sobre a maturação e o controlo de maturação da uva. Na segunda parte descrevem-se os processos de vinificação dos vários tipos de vinho e apresentam-se e discutem-se os resultados das várias análises efetuadas. Por fim, faz-se uma análise da experiência que foi a realização do estágio e do trabalho desenvolvido.
dirty 0
eu_rights_str_mv openAccess
format masterThesis
fulltext.url.fl_str_mv https://bibliotecadigital.ipb.pt/bitstreams/b125fcc2-5688-45be-b50d-f9d38321fe56/download
id ipb_fa41d47cf0610c229dae91e348e121e2
identifier.url.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10198/12769
instacron_str ipb
institution Instituto Politécnico de Bragança
instname_str Instituto Politécnico de Bragança
language por
network_acronym_str ipb
network_name_str Biblioteca Digital do IPB
oai_identifier_str oai:bibliotecadigital.ipb.pt:10198/12769
organization_str_mv urn:organizationAcronym:ipb
person_str_mv Machado, Mónica Fidalgo
publishDate 2015
reponame_str Biblioteca Digital do IPB
repository_id_str urn:repositoryAcronym:ipb
service_str_mv urn:repositoryAcronym:ipb
spelling porpt_PTA França possui 15 regiões vitícolas, sendo Bordeaux uma das mais importantes do país e do mundo. A área total de vinha é de cerca de 872 mil hectares com uma produção anual de 57 milhões de hectolitros de vinho. Existem mais de 147 mil proprietários de vinhas, sendo cerca de 110 mil os produtores de vinho, dos quais mais de 58 mil são produtores de vinhos AOC (Appellations d’Origine Contrôlée). Em Bordeaux existem mais de 10000 produtores que, em conjunto, cultivam aproximadamente um total de 120000 hectares de vinha com uma produção média anual de cerca de 58 hectolitros de vinho (85 % tinto, 3% rosé e 12 % branco). Nesta região as vinhas são extensas, muitos delas ao redor de “Châteaux” que servem normalmente de sede para as grandes casas produtoras. Muitas empresas vitivinícolas adotaram o nome “Châteaux” porque a associação feita entre os vinhos de Bordeaux e os “Châteaux” é muito importante e considerada uma imagem de marca da região. O estágio de 6 meses realizado nas empesas Château Lafitte e SC. Vignobles Bonhur, localizadas na região de Bordeaux, permitiu acompanhar os processos de vinificação de diferentes tipos de vinhos, monitorizando vários parâmetros físico-químicos, executando tarefas de rotina e participando na tomada de decisão da equipa de enologia. Na primeira parte do relatório faz-se uma caracterização da região de Bordeaux e respetivas sub-regiões, descrevem-se as características das principais castas da região e faz-se uma breve revisão sobre a maturação e o controlo de maturação da uva. Na segunda parte descrevem-se os processos de vinificação dos vários tipos de vinho e apresentam-se e discutem-se os resultados das várias análises efetuadas. Por fim, faz-se uma análise da experiência que foi a realização do estágio e do trabalho desenvolvido.application/pdfpt_PTControlo de maturação, vindima e vinificação no Château Lafitte e SC Vignobles BonhurMachado, Mónica FidalgoRibeiro, A.C.Andrade, João VerdialHostingInstitutionOrganizationalBiblioteca Digital do IPBe-mailmailto:dspace@ipb.ptdspace@ipb.ptURNurn:tid:2014508442016-03-01T15:18:54Z20152015-01-01T00:00:00ZHandlehttp://hdl.handle.net/10198/12769http://purl.org/coar/access_right/c_abf2open accessBordeauxControlo de maturaçãoVinificação1140758 bytesliteraturehttp://purl.org/coar/resource_type/c_bdccmaster thesis2015http://creativecommons.org/licenses/by/4.0/http://purl.org/coar/access_right/c_abf2application/pdffulltexthttps://bibliotecadigital.ipb.pt/bitstreams/b125fcc2-5688-45be-b50d-f9d38321fe56/download
spellingShingle Controlo de maturação, vindima e vinificação no Château Lafitte e SC Vignobles Bonhur
Machado, Mónica Fidalgo
Bordeaux
Controlo de maturação
Vinificação
status SINGLETON
subject.fl_str_mv Bordeaux
Controlo de maturação
Vinificação
title Controlo de maturação, vindima e vinificação no Château Lafitte e SC Vignobles Bonhur
title_full Controlo de maturação, vindima e vinificação no Château Lafitte e SC Vignobles Bonhur
title_fullStr Controlo de maturação, vindima e vinificação no Château Lafitte e SC Vignobles Bonhur
title_full_unstemmed Controlo de maturação, vindima e vinificação no Château Lafitte e SC Vignobles Bonhur
title_short Controlo de maturação, vindima e vinificação no Château Lafitte e SC Vignobles Bonhur
title_sort Controlo de maturação, vindima e vinificação no Château Lafitte e SC Vignobles Bonhur
topic Bordeaux
Controlo de maturação
Vinificação
topic_facet Bordeaux
Controlo de maturação
Vinificação
url http://hdl.handle.net/10198/12769
visible 1