Publicação
As tecnologias de informação e da comunicação como suporte à gestão através da liderança e da comunicação – estudo com professores de um agrupamento de escolas da Terra Fria Transmontana
| Resumo: | Alguns estudos sobre a gestão escolar têm posto em evidência a importância das Tecnologias de Informação e de Comunicação (TIC) como suporte à gestão, sendo fomentadoras da melhoria da eficácia e da eficiência da organização escolar, nomeadamente, potenciando os processos de comunicação e de liderança. Quisemos inquirir a pertinência desta tese no âmbito do nosso Trabalho de Projeto para conclusão do Mestrado em Ciências da Educação – Administração Educacional. O principal objetivo da investigação foi procurar saber como melhorar os processos de liderança, de gestão e de comunicação numa organização escolar, através da rentabilização das Tecnologias de Informação e de Comunicação. Dada a relevância da temática para a administração escolar, a investigação remeteu-nos para teorias e estilos de liderança educacional, incluindo os processos de comunicação organizacional, suportados por Tecnologias de Informação e de Comunicação permitindo-nos uma perspetiva atual da escola enquanto organização. Para tal, foi realizado um estudo baseado num inquérito por questionário, tendo como ferramenta metodológica a análise quantitativa, numa amostra de 50 sujeitos, englobando a realidade escolar de uma escola EB 2,3 do interior transmontano. Os resultados são sintetizados em frequências simples, frequências acumuladas e percentagens através de tabelas e gráficos. Os principais resultados sugerem que os professores estão recetivos ao uso das Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) mas que conhecem pouco as relativas à gestão da informação e de suporte ao processo de gestão escolar, revelando-se porém recetivos a novas formações nesta área, o que é pertinente para a proposta de melhoria que apresentamos como plano de intervenção. Do mesmo modo, os professores valorizam as TIC como meios de melhoria da comunicação e da liderança nas escolas. |
|---|---|
| Autores principais: | Freitas, Maria Inês Araújo Aires |
| Assunto: | Tecnologias de informação e da comunicação Administração escolar Comunicação organizacional Liderança Gestão educacional |
| Ano: | 2013 |
| País: | Portugal |
| Tipo de documento: | dissertação de mestrado |
| Tipo de acesso: | acesso aberto |
| Instituição associada: | Instituto Politécnico de Bragança |
| Idioma: | português |
| Origem: | Biblioteca Digital do IPB |
| Resumo: | Alguns estudos sobre a gestão escolar têm posto em evidência a importância das Tecnologias de Informação e de Comunicação (TIC) como suporte à gestão, sendo fomentadoras da melhoria da eficácia e da eficiência da organização escolar, nomeadamente, potenciando os processos de comunicação e de liderança. Quisemos inquirir a pertinência desta tese no âmbito do nosso Trabalho de Projeto para conclusão do Mestrado em Ciências da Educação – Administração Educacional. O principal objetivo da investigação foi procurar saber como melhorar os processos de liderança, de gestão e de comunicação numa organização escolar, através da rentabilização das Tecnologias de Informação e de Comunicação. Dada a relevância da temática para a administração escolar, a investigação remeteu-nos para teorias e estilos de liderança educacional, incluindo os processos de comunicação organizacional, suportados por Tecnologias de Informação e de Comunicação permitindo-nos uma perspetiva atual da escola enquanto organização. Para tal, foi realizado um estudo baseado num inquérito por questionário, tendo como ferramenta metodológica a análise quantitativa, numa amostra de 50 sujeitos, englobando a realidade escolar de uma escola EB 2,3 do interior transmontano. Os resultados são sintetizados em frequências simples, frequências acumuladas e percentagens através de tabelas e gráficos. Os principais resultados sugerem que os professores estão recetivos ao uso das Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) mas que conhecem pouco as relativas à gestão da informação e de suporte ao processo de gestão escolar, revelando-se porém recetivos a novas formações nesta área, o que é pertinente para a proposta de melhoria que apresentamos como plano de intervenção. Do mesmo modo, os professores valorizam as TIC como meios de melhoria da comunicação e da liderança nas escolas. |
|---|