Publicação

Higiene e Segurança Alimentar na Distribuição Alimentar

Ver documento

Detalhes bibliográficos
Resumo:O presente relatório foi realizado no âmbito da unidade curricular “Estágio”, que se enquadra no segundo ano do curso de Mestrado em Engenharia Alimentar ministrado pela Escola Superior Agrária do Instituto Politécnico de Coimbra e visa a sua conclusão. Este relatório de estágio destina-se a descrever as atividades desenvolvidas nas secções ao longo do estágio, na empresa Pingo Doce., SA, como também abordagem de conhecimentos adquiridos ao longo dos anos anteriores. Decorreu em todas as secções da loja, nomeadamente, Talho, Peixaria, Charcutaria, Frutas e Legumes, Padaria, Café e Bolos, Take-In e Restaurante. A realização deste trabalho teve como objetivo principal a observação das boas práticas de higiene dos trabalhadores de todas as secções, assim como o acompanhamento de todo o processo alimentar desde a receção da mercadoria até à venda do produto ao consumidor final, que contribuem para a segurança alimentar dos alimentos. Foi também acompanhado o processo de reclamações de produtos alimentares não conformes, realizada a análise dos rótulos alimentares e das respetivas rastreabilidades dos produtos alimentares em cada secção. Existiu ainda possibilidade de integração na equipa interna da empresa para o acompanhamento e realização de auditorias de controlo de qualidade em cada secção. Neste caso foi possível observar a documentação HACCP existente na empresa, e aplicar os conhecimentos adquiridos durante as auditorias.Assim, é fundamental uma correta aplicação de boas práticas de higiene para que existam alimentos seguros.
Autores principais:Rodrigues, Adriana de Almeida
Assunto:Segurança Alimentar HACCP Boas Práticas de Higiene
Ano:2021
País:Portugal
Tipo de documento:dissertação de mestrado
Tipo de acesso:acesso aberto
Instituição associada:Instituto Politécnico de Coimbra
Idioma:português
Origem:Instituto Politécnico de Coimbra
_version_ 1868800996974526464
author Rodrigues, Adriana de Almeida
author_facet Rodrigues, Adriana de Almeida
author_role author
contributor_name_str_mv Henriques, Marta Helena Fernandes
Repositório Comum
country_str PT
creators_json_txt [{\"Person.name\":\"Rodrigues, Adriana de Almeida\"}]
datacite.contributors.contributor.contributorName.fl_str_mv Henriques, Marta Helena Fernandes
Repositório Comum
datacite.creators.creator.creatorName.fl_str_mv Rodrigues, Adriana de Almeida
datacite.date.Accepted.fl_str_mv 2021-12-15T00:00:00Z
datacite.date.available.fl_str_mv 2022-03-29T14:24:09Z
datacite.date.embargoed.fl_str_mv 2022-03-29T14:24:09Z
datacite.rights.fl_str_mv http://purl.org/coar/access_right/c_abf2
datacite.subjects.subject.fl_str_mv Segurança Alimentar
HACCP
Boas Práticas de Higiene
datacite.titles.title.fl_str_mv Higiene e Segurança Alimentar na Distribuição Alimentar
dc.contributor.none.fl_str_mv Henriques, Marta Helena Fernandes
Repositório Comum
dc.creator.none.fl_str_mv Rodrigues, Adriana de Almeida
dc.date.Accepted.fl_str_mv 2021-12-15T00:00:00Z
dc.date.available.fl_str_mv 2022-03-29T14:24:09Z
dc.date.embargoed.fl_str_mv 2022-03-29T14:24:09Z
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.identifier.none.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.26/39897
dc.language.none.fl_str_mv por
dc.rights.none.fl_str_mv http://purl.org/coar/access_right/c_abf2
dc.subject.none.fl_str_mv Segurança Alimentar
HACCP
Boas Práticas de Higiene
dc.title.fl_str_mv Higiene e Segurança Alimentar na Distribuição Alimentar
dc.type.none.fl_str_mv http://purl.org/coar/resource_type/c_bdcc
description O presente relatório foi realizado no âmbito da unidade curricular “Estágio”, que se enquadra no segundo ano do curso de Mestrado em Engenharia Alimentar ministrado pela Escola Superior Agrária do Instituto Politécnico de Coimbra e visa a sua conclusão. Este relatório de estágio destina-se a descrever as atividades desenvolvidas nas secções ao longo do estágio, na empresa Pingo Doce., SA, como também abordagem de conhecimentos adquiridos ao longo dos anos anteriores. Decorreu em todas as secções da loja, nomeadamente, Talho, Peixaria, Charcutaria, Frutas e Legumes, Padaria, Café e Bolos, Take-In e Restaurante. A realização deste trabalho teve como objetivo principal a observação das boas práticas de higiene dos trabalhadores de todas as secções, assim como o acompanhamento de todo o processo alimentar desde a receção da mercadoria até à venda do produto ao consumidor final, que contribuem para a segurança alimentar dos alimentos. Foi também acompanhado o processo de reclamações de produtos alimentares não conformes, realizada a análise dos rótulos alimentares e das respetivas rastreabilidades dos produtos alimentares em cada secção. Existiu ainda possibilidade de integração na equipa interna da empresa para o acompanhamento e realização de auditorias de controlo de qualidade em cada secção. Neste caso foi possível observar a documentação HACCP existente na empresa, e aplicar os conhecimentos adquiridos durante as auditorias.Assim, é fundamental uma correta aplicação de boas práticas de higiene para que existam alimentos seguros.
dirty 0
eu_rights_str_mv openAccess
format masterThesis
fulltext.url.fl_str_mv https://comum.rcaap.pt/bitstreams/8ecca400-2554-41aa-9235-c2f2e951b313/download
id ipc_6f2825b0e06afbbba0b45f20527633bb
identifier.url.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.26/39897
instacron_str ipc
institution Instituto Politécnico de Coimbra
instname_str Instituto Politécnico de Coimbra
language por
network_acronym_str ipc
network_name_str Instituto Politécnico de Coimbra
oai_identifier_str oai:comum.rcaap.pt:10400.26/39897
organization_str_mv urn:organizationAcronym:ipc
person_str_mv Rodrigues, Adriana de Almeida
publishDate 2021
reponame_str Instituto Politécnico de Coimbra
repository_id_str urn:repositoryAcronym:ipc
service_str_mv urn:repositoryAcronym:ipc
spelling porpt_PTO presente relatório foi realizado no âmbito da unidade curricular “Estágio”, que se enquadra no segundo ano do curso de Mestrado em Engenharia Alimentar ministrado pela Escola Superior Agrária do Instituto Politécnico de Coimbra e visa a sua conclusão. Este relatório de estágio destina-se a descrever as atividades desenvolvidas nas secções ao longo do estágio, na empresa Pingo Doce., SA, como também abordagem de conhecimentos adquiridos ao longo dos anos anteriores. Decorreu em todas as secções da loja, nomeadamente, Talho, Peixaria, Charcutaria, Frutas e Legumes, Padaria, Café e Bolos, Take-In e Restaurante. A realização deste trabalho teve como objetivo principal a observação das boas práticas de higiene dos trabalhadores de todas as secções, assim como o acompanhamento de todo o processo alimentar desde a receção da mercadoria até à venda do produto ao consumidor final, que contribuem para a segurança alimentar dos alimentos. Foi também acompanhado o processo de reclamações de produtos alimentares não conformes, realizada a análise dos rótulos alimentares e das respetivas rastreabilidades dos produtos alimentares em cada secção. Existiu ainda possibilidade de integração na equipa interna da empresa para o acompanhamento e realização de auditorias de controlo de qualidade em cada secção. Neste caso foi possível observar a documentação HACCP existente na empresa, e aplicar os conhecimentos adquiridos durante as auditorias.Assim, é fundamental uma correta aplicação de boas práticas de higiene para que existam alimentos seguros.application/pdfpt_PTHigiene e Segurança Alimentar na Distribuição AlimentarRodrigues, Adriana de AlmeidaHenriques, Marta Helena FernandesHostingInstitutionOrganizationalRepositório Comume-mailmailto:comum@rcaap.ptcomum@rcaap.ptURNurn:tid:2029771292022-03-29T14:24:09Z2021-12-152021-12-15T00:00:00ZHandlehttp://hdl.handle.net/10400.26/39897http://purl.org/coar/access_right/c_abf2open accessSegurança AlimentarHACCPBoas Práticas de Higiene1950927 bytesliteraturehttp://purl.org/coar/resource_type/c_bdccmaster thesishttp://purl.org/coar/access_right/c_abf2application/pdffulltexthttps://comum.rcaap.pt/bitstreams/8ecca400-2554-41aa-9235-c2f2e951b313/download
spellingShingle Higiene e Segurança Alimentar na Distribuição Alimentar
Rodrigues, Adriana de Almeida
Segurança Alimentar
HACCP
Boas Práticas de Higiene
status SINGLETON
subject.fl_str_mv Segurança Alimentar
HACCP
Boas Práticas de Higiene
title Higiene e Segurança Alimentar na Distribuição Alimentar
title_full Higiene e Segurança Alimentar na Distribuição Alimentar
title_fullStr Higiene e Segurança Alimentar na Distribuição Alimentar
title_full_unstemmed Higiene e Segurança Alimentar na Distribuição Alimentar
title_short Higiene e Segurança Alimentar na Distribuição Alimentar
title_sort Higiene e Segurança Alimentar na Distribuição Alimentar
topic Segurança Alimentar
HACCP
Boas Práticas de Higiene
topic_facet Segurança Alimentar
HACCP
Boas Práticas de Higiene
url http://hdl.handle.net/10400.26/39897
visible 1