Publicação

Desenvolvimento de aplicações utilizando IA

Ver documento

Detalhes bibliográficos
Resumo:Num mundo cada vez mais acelerado, a necessidade de maior praticidade no nosso dia a dia torna-se quase imperativa para trabalhos que vão desde as tarefas domésticas às tarefas profissionais. A busca por maior eficiência e otimização de tempo impulsiona a demanda por soluções que simplifiquem as nossas atividades diárias. No cenário pessoal, a praticidade economiza-nos tempo para nos focarmos em aspetos mais significativos da vida. Já no âmbito profissional, a praticidade facilita a execução das tarefas e impulsiona a inovação e a competitividade.A pensar neste cenário idealizou-se um sistema capaz de detetar tags HTML, tanto em folhas de papel como em Wireframes ou em páginas WEB. Este sistema de deteção é proposto no presente trabalho e para a implementação do mesmo foram analisados vários sistemas de deteção de objetos na área da visão computacional. Estes sistemas são modelos de treino baseados em redes neurais convolucionais constituídos por algoritmos capazes de aprender a reconhecer objetos em imagens. Para conseguirem aprender a interpretar as imagens, estes algoritmos necessitam de ser alimentados por um conjunto de dados suficientemente grande e variado, onde consigam distinguir elementos entre imagens semelhantes. Para isso, foram criados 4 conjuntos de dados com imagens que são compostas por folhas de papel, wireframes e páginas WEB com tags HTML. Com o conjunto de dados criado, os modelos foram treinados e testados, demonstrando que é possível detetar com sucesso tags HTML com eficácia.Numa fase posterior a este trabalho, pretende-se implementar as tags detetadas e desenvolver a página WEB, evitando assim a necessidade de implementar código HTML cada vez que é produzido um novo layout de página WEB. Este sistema permite que a produção de novas páginas WEB simples seja feita de forma mais rápida e precisa, poupando tempo e recursos. Para além disso, permite que pessoas com pouco conhecimento técnico possam criar layouts WEB de maneira eficaz e rápida.
Autores principais:Fonseca, Cláudio Rafael Rodrigues
Assunto:YOLO Dataset Detectron2
Ano:2024
País:Portugal
Tipo de documento:dissertação de mestrado
Tipo de acesso:acesso aberto
Instituição associada:Instituto Politécnico de Coimbra
Idioma:português
Origem:Instituto Politécnico de Coimbra
_version_ 1868800996967186432
author Fonseca, Cláudio Rafael Rodrigues
author_facet Fonseca, Cláudio Rafael Rodrigues
author_role author
contributor_name_str_mv Fonseca, Inácio de Sousa Adelino da
Lopes, Fernando José Pimentel
Repositório Comum
country_str PT
creators_json_txt [{\"Person.name\":\"Fonseca, Cláudio Rafael Rodrigues\"}]
datacite.contributors.contributor.contributorName.fl_str_mv Fonseca, Inácio de Sousa Adelino da
Lopes, Fernando José Pimentel
Repositório Comum
datacite.creators.creator.creatorName.fl_str_mv Fonseca, Cláudio Rafael Rodrigues
datacite.date.Accepted.fl_str_mv 2024-04-04T00:00:00Z
datacite.date.available.fl_str_mv 2024-07-09T10:41:20Z
datacite.date.embargoed.fl_str_mv 2024-07-09T10:41:20Z
datacite.rights.fl_str_mv http://purl.org/coar/access_right/c_abf2
datacite.subjects.subject.fl_str_mv YOLO
Dataset
Detectron2
datacite.titles.title.fl_str_mv Desenvolvimento de aplicações utilizando IA
dc.contributor.none.fl_str_mv Fonseca, Inácio de Sousa Adelino da
Lopes, Fernando José Pimentel
Repositório Comum
dc.creator.none.fl_str_mv Fonseca, Cláudio Rafael Rodrigues
dc.date.Accepted.fl_str_mv 2024-04-04T00:00:00Z
dc.date.available.fl_str_mv 2024-07-09T10:41:20Z
dc.date.embargoed.fl_str_mv 2024-07-09T10:41:20Z
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.identifier.none.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.26/51238
dc.language.none.fl_str_mv por
dc.rights.none.fl_str_mv http://purl.org/coar/access_right/c_abf2
dc.subject.none.fl_str_mv YOLO
Dataset
Detectron2
dc.title.fl_str_mv Desenvolvimento de aplicações utilizando IA
dc.type.none.fl_str_mv http://purl.org/coar/resource_type/c_bdcc
description Num mundo cada vez mais acelerado, a necessidade de maior praticidade no nosso dia a dia torna-se quase imperativa para trabalhos que vão desde as tarefas domésticas às tarefas profissionais. A busca por maior eficiência e otimização de tempo impulsiona a demanda por soluções que simplifiquem as nossas atividades diárias. No cenário pessoal, a praticidade economiza-nos tempo para nos focarmos em aspetos mais significativos da vida. Já no âmbito profissional, a praticidade facilita a execução das tarefas e impulsiona a inovação e a competitividade.A pensar neste cenário idealizou-se um sistema capaz de detetar tags HTML, tanto em folhas de papel como em Wireframes ou em páginas WEB. Este sistema de deteção é proposto no presente trabalho e para a implementação do mesmo foram analisados vários sistemas de deteção de objetos na área da visão computacional. Estes sistemas são modelos de treino baseados em redes neurais convolucionais constituídos por algoritmos capazes de aprender a reconhecer objetos em imagens. Para conseguirem aprender a interpretar as imagens, estes algoritmos necessitam de ser alimentados por um conjunto de dados suficientemente grande e variado, onde consigam distinguir elementos entre imagens semelhantes. Para isso, foram criados 4 conjuntos de dados com imagens que são compostas por folhas de papel, wireframes e páginas WEB com tags HTML. Com o conjunto de dados criado, os modelos foram treinados e testados, demonstrando que é possível detetar com sucesso tags HTML com eficácia.Numa fase posterior a este trabalho, pretende-se implementar as tags detetadas e desenvolver a página WEB, evitando assim a necessidade de implementar código HTML cada vez que é produzido um novo layout de página WEB. Este sistema permite que a produção de novas páginas WEB simples seja feita de forma mais rápida e precisa, poupando tempo e recursos. Para além disso, permite que pessoas com pouco conhecimento técnico possam criar layouts WEB de maneira eficaz e rápida.
dirty 0
eu_rights_str_mv openAccess
format masterThesis
fulltext.url.fl_str_mv https://comum.rcaap.pt/bitstreams/bc2f74ca-53a4-4d33-98c2-9048129ab946/download
id ipc_b27a58f5b7ec9bdc3bcbf66cd55e944d
identifier.url.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.26/51238
instacron_str ipc
institution Instituto Politécnico de Coimbra
instname_str Instituto Politécnico de Coimbra
language por
network_acronym_str ipc
network_name_str Instituto Politécnico de Coimbra
oai_identifier_str oai:comum.rcaap.pt:10400.26/51238
organization_str_mv urn:organizationAcronym:ipc
person_str_mv Fonseca, Cláudio Rafael Rodrigues
publishDate 2024
reponame_str Instituto Politécnico de Coimbra
repository_id_str urn:repositoryAcronym:ipc
service_str_mv urn:repositoryAcronym:ipc
spelling porpt_PTNum mundo cada vez mais acelerado, a necessidade de maior praticidade no nosso dia a dia torna-se quase imperativa para trabalhos que vão desde as tarefas domésticas às tarefas profissionais. A busca por maior eficiência e otimização de tempo impulsiona a demanda por soluções que simplifiquem as nossas atividades diárias. No cenário pessoal, a praticidade economiza-nos tempo para nos focarmos em aspetos mais significativos da vida. Já no âmbito profissional, a praticidade facilita a execução das tarefas e impulsiona a inovação e a competitividade.A pensar neste cenário idealizou-se um sistema capaz de detetar tags HTML, tanto em folhas de papel como em Wireframes ou em páginas WEB. Este sistema de deteção é proposto no presente trabalho e para a implementação do mesmo foram analisados vários sistemas de deteção de objetos na área da visão computacional. Estes sistemas são modelos de treino baseados em redes neurais convolucionais constituídos por algoritmos capazes de aprender a reconhecer objetos em imagens. Para conseguirem aprender a interpretar as imagens, estes algoritmos necessitam de ser alimentados por um conjunto de dados suficientemente grande e variado, onde consigam distinguir elementos entre imagens semelhantes. Para isso, foram criados 4 conjuntos de dados com imagens que são compostas por folhas de papel, wireframes e páginas WEB com tags HTML. Com o conjunto de dados criado, os modelos foram treinados e testados, demonstrando que é possível detetar com sucesso tags HTML com eficácia.Numa fase posterior a este trabalho, pretende-se implementar as tags detetadas e desenvolver a página WEB, evitando assim a necessidade de implementar código HTML cada vez que é produzido um novo layout de página WEB. Este sistema permite que a produção de novas páginas WEB simples seja feita de forma mais rápida e precisa, poupando tempo e recursos. Para além disso, permite que pessoas com pouco conhecimento técnico possam criar layouts WEB de maneira eficaz e rápida.application/pdfpt_PTDesenvolvimento de aplicações utilizando IAFonseca, Cláudio Rafael RodriguesFonseca, Inácio de Sousa Adelino daLopes, Fernando José PimentelHostingInstitutionOrganizationalRepositório Comume-mailmailto:comum@rcaap.ptcomum@rcaap.ptURNurn:tid:2036131472024-07-09T10:41:20Z2024-04-042024-04-04T00:00:00ZHandlehttp://hdl.handle.net/10400.26/51238http://purl.org/coar/access_right/c_abf2open accessYOLODatasetDetectron29287345 bytesliteraturehttp://purl.org/coar/resource_type/c_bdccmaster thesishttp://purl.org/coar/access_right/c_abf2application/pdffulltexthttps://comum.rcaap.pt/bitstreams/bc2f74ca-53a4-4d33-98c2-9048129ab946/download
spellingShingle Desenvolvimento de aplicações utilizando IA
Fonseca, Cláudio Rafael Rodrigues
YOLO
Dataset
Detectron2
status SINGLETON
subject.fl_str_mv YOLO
Dataset
Detectron2
title Desenvolvimento de aplicações utilizando IA
title_full Desenvolvimento de aplicações utilizando IA
title_fullStr Desenvolvimento de aplicações utilizando IA
title_full_unstemmed Desenvolvimento de aplicações utilizando IA
title_short Desenvolvimento de aplicações utilizando IA
title_sort Desenvolvimento de aplicações utilizando IA
topic YOLO
Dataset
Detectron2
topic_facet YOLO
Dataset
Detectron2
url http://hdl.handle.net/10400.26/51238
visible 1