Publicação

Modeling of a hydrogen production plant supported by wind and solar photovoltaic sources

Ver documento

Detalhes bibliográficos
Resumo:Cada vez mais é notório o impacto ambiental ao qual o planeta Terra se encontra sujeito devido ao consumo energético da humanidade. Uma das consequências deste consumo energético são as alterações climáticas, provocadas pelas emissões e acumulação de gases com efeito de estufa na atmosfera, em particular de CO2. Por essa razão, as alterações climáticas tornaram-se um tema fulcral do debate político, que se tem centrado na discussão do tipo de medidas a adotar para mitigar o impacto das alterações climáticas, mas também para, no médio/longo prazo, controlar as suas causas. Portugal sendo um dos membros integrantes da União Europeia e duplo signatário do Acordo de Paris adotou objetivos ambiciosos para atingir a neutralidade carbónica até 2050, permitindo a criação de modelos de consumo energético mais sustentáveis, resilientes e ordenados para os objetivos pretendidos. Neste âmbito, o hidrogénio apresenta-se como um pilar sustentável e complementar do sector energético, podendo ser utilizado na estratégia de transição para uma economia descarbonizada. Deste modo, Portugal aprovou recentemente uma Estratégia Nacional para o Hidrogénio, que entre os seus objetivos prevê a instalação de um projeto industrial de produção de H2 através da eletrólise da água, alimentado por parques renováveis dedicados (com base em energia solar fotovoltaica e/ou energia eólica) e que terá sede em Sines. Esse projeto industrial constitui o objeto de estudo da presente dissertação. Neste trabalho usámos o software energyPLAN para construir um modelo de simulação do funcionamento desse projeto industrial. Primeiramente foram elaborados diversos cenários para a avaliação do projeto tendo em conta diferentes condições meteorológicas e modos de produção. De seguida procedeu-se à análise em termos técnico e económicos. Os resultados obtidos permitiram concluir, do ponto de vista técnico que a fonte eólica apresenta-se como uma fonte de produção mais rentável do que a potência fotovoltaica. A instalação de uma central de produção de hidrogénio requer vultuosos investimentos sendo os eletrolizadores a componente mais exigente do ponto de vista de investimento de capital. Por essa razão, as soluções em que se obtém maior produção anual de H2 não são necessariamente as soluções mais interessantes do ponto de vista económico, verificando-se que os resultados economicamente mais rentáveis requerem somente 1 GW de eletrolisador alimentados por energia solar fotovoltaica. Numa perspetiva futura, conclui-se que, do ponto de vista dos custos de produção por unidade de produto, há uma gama relativamente ampla de expectativas de retorno do investimento para a qual o hidrogénio verde será capaz de competir com o hidrogénio produzido através de combustíveis fósseis.
Autores principais:Franco, Flâvia Inês de Sousa
Assunto:Hidrogénio Eletrólise Cenarização Eólica Fotovoltaica Hydrogen Electrolysis Scenarization Wind Photovoltaic
Ano:2020
País:Portugal
Tipo de documento:dissertação de mestrado
Tipo de acesso:acesso aberto
Instituição associada:Instituto Politécnico de Setúbal
Idioma:inglês
Origem:Instituto Politécnico de Setúbal
_version_ 1868801351312474112
author Franco, Flâvia Inês de Sousa
author_facet Franco, Flâvia Inês de Sousa
author_role author
contributor_name_str_mv Serralha, Fátima
Repositório Comum
country_str PT
creators_json_txt [{\"Person.name\":\"Franco, Flâvia Inês de Sousa\"}]
datacite.contributors.contributor.contributorName.fl_str_mv Serralha, Fátima
Repositório Comum
datacite.creators.creator.creatorName.fl_str_mv Franco, Flâvia Inês de Sousa
datacite.date.Accepted.fl_str_mv 2020-10-01T00:00:00Z
datacite.date.available.fl_str_mv 2020-11-04T12:42:44Z
datacite.date.embargoed.fl_str_mv 2020-11-04T12:42:44Z
datacite.rights.fl_str_mv http://purl.org/coar/access_right/c_abf2
datacite.subjects.subject.fl_str_mv Hidrogénio
Eletrólise
Cenarização
Eólica
Fotovoltaica
Hydrogen
Electrolysis
Scenarization
Wind
Photovoltaic
datacite.titles.title.fl_str_mv Modeling of a hydrogen production plant supported by wind and solar photovoltaic sources
dc.contributor.none.fl_str_mv Serralha, Fátima
Repositório Comum
dc.creator.none.fl_str_mv Franco, Flâvia Inês de Sousa
dc.date.Accepted.fl_str_mv 2020-10-01T00:00:00Z
dc.date.available.fl_str_mv 2020-11-04T12:42:44Z
dc.date.embargoed.fl_str_mv 2020-11-04T12:42:44Z
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.identifier.none.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.26/33921
dc.language.none.fl_str_mv eng
dc.rights.none.fl_str_mv http://purl.org/coar/access_right/c_abf2
dc.subject.none.fl_str_mv Hidrogénio
Eletrólise
Cenarização
Eólica
Fotovoltaica
Hydrogen
Electrolysis
Scenarization
Wind
Photovoltaic
dc.title.fl_str_mv Modeling of a hydrogen production plant supported by wind and solar photovoltaic sources
dc.type.none.fl_str_mv http://purl.org/coar/resource_type/c_bdcc
description Cada vez mais é notório o impacto ambiental ao qual o planeta Terra se encontra sujeito devido ao consumo energético da humanidade. Uma das consequências deste consumo energético são as alterações climáticas, provocadas pelas emissões e acumulação de gases com efeito de estufa na atmosfera, em particular de CO2. Por essa razão, as alterações climáticas tornaram-se um tema fulcral do debate político, que se tem centrado na discussão do tipo de medidas a adotar para mitigar o impacto das alterações climáticas, mas também para, no médio/longo prazo, controlar as suas causas. Portugal sendo um dos membros integrantes da União Europeia e duplo signatário do Acordo de Paris adotou objetivos ambiciosos para atingir a neutralidade carbónica até 2050, permitindo a criação de modelos de consumo energético mais sustentáveis, resilientes e ordenados para os objetivos pretendidos. Neste âmbito, o hidrogénio apresenta-se como um pilar sustentável e complementar do sector energético, podendo ser utilizado na estratégia de transição para uma economia descarbonizada. Deste modo, Portugal aprovou recentemente uma Estratégia Nacional para o Hidrogénio, que entre os seus objetivos prevê a instalação de um projeto industrial de produção de H2 através da eletrólise da água, alimentado por parques renováveis dedicados (com base em energia solar fotovoltaica e/ou energia eólica) e que terá sede em Sines. Esse projeto industrial constitui o objeto de estudo da presente dissertação. Neste trabalho usámos o software energyPLAN para construir um modelo de simulação do funcionamento desse projeto industrial. Primeiramente foram elaborados diversos cenários para a avaliação do projeto tendo em conta diferentes condições meteorológicas e modos de produção. De seguida procedeu-se à análise em termos técnico e económicos. Os resultados obtidos permitiram concluir, do ponto de vista técnico que a fonte eólica apresenta-se como uma fonte de produção mais rentável do que a potência fotovoltaica. A instalação de uma central de produção de hidrogénio requer vultuosos investimentos sendo os eletrolizadores a componente mais exigente do ponto de vista de investimento de capital. Por essa razão, as soluções em que se obtém maior produção anual de H2 não são necessariamente as soluções mais interessantes do ponto de vista económico, verificando-se que os resultados economicamente mais rentáveis requerem somente 1 GW de eletrolisador alimentados por energia solar fotovoltaica. Numa perspetiva futura, conclui-se que, do ponto de vista dos custos de produção por unidade de produto, há uma gama relativamente ampla de expectativas de retorno do investimento para a qual o hidrogénio verde será capaz de competir com o hidrogénio produzido através de combustíveis fósseis.
dirty 0
eu_rights_str_mv openAccess
format masterThesis
fulltext.url.fl_str_mv https://comum.rcaap.pt/bitstreams/3198a5e7-65d2-43af-9d0c-cec582e40fd6/download
id ips_7eb2f8ad181c8bfcc1b69b8e7d2b1feb
identifier.url.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.26/33921
instacron_str ips
institution Instituto Politécnico de Setúbal
instname_str Instituto Politécnico de Setúbal
language eng
network_acronym_str ips
network_name_str Instituto Politécnico de Setúbal
oai_identifier_str oai:comum.rcaap.pt:10400.26/33921
organization_str_mv urn:organizationAcronym:ips
person_str_mv Franco, Flâvia Inês de Sousa
publishDate 2020
reponame_str Instituto Politécnico de Setúbal
repository_id_str urn:repositoryAcronym:ips
service_str_mv urn:repositoryAcronym:ips
spelling engpt_PTCada vez mais é notório o impacto ambiental ao qual o planeta Terra se encontra sujeito devido ao consumo energético da humanidade. Uma das consequências deste consumo energético são as alterações climáticas, provocadas pelas emissões e acumulação de gases com efeito de estufa na atmosfera, em particular de CO2. Por essa razão, as alterações climáticas tornaram-se um tema fulcral do debate político, que se tem centrado na discussão do tipo de medidas a adotar para mitigar o impacto das alterações climáticas, mas também para, no médio/longo prazo, controlar as suas causas. Portugal sendo um dos membros integrantes da União Europeia e duplo signatário do Acordo de Paris adotou objetivos ambiciosos para atingir a neutralidade carbónica até 2050, permitindo a criação de modelos de consumo energético mais sustentáveis, resilientes e ordenados para os objetivos pretendidos. Neste âmbito, o hidrogénio apresenta-se como um pilar sustentável e complementar do sector energético, podendo ser utilizado na estratégia de transição para uma economia descarbonizada. Deste modo, Portugal aprovou recentemente uma Estratégia Nacional para o Hidrogénio, que entre os seus objetivos prevê a instalação de um projeto industrial de produção de H2 através da eletrólise da água, alimentado por parques renováveis dedicados (com base em energia solar fotovoltaica e/ou energia eólica) e que terá sede em Sines. Esse projeto industrial constitui o objeto de estudo da presente dissertação. Neste trabalho usámos o software energyPLAN para construir um modelo de simulação do funcionamento desse projeto industrial. Primeiramente foram elaborados diversos cenários para a avaliação do projeto tendo em conta diferentes condições meteorológicas e modos de produção. De seguida procedeu-se à análise em termos técnico e económicos. Os resultados obtidos permitiram concluir, do ponto de vista técnico que a fonte eólica apresenta-se como uma fonte de produção mais rentável do que a potência fotovoltaica. A instalação de uma central de produção de hidrogénio requer vultuosos investimentos sendo os eletrolizadores a componente mais exigente do ponto de vista de investimento de capital. Por essa razão, as soluções em que se obtém maior produção anual de H2 não são necessariamente as soluções mais interessantes do ponto de vista económico, verificando-se que os resultados economicamente mais rentáveis requerem somente 1 GW de eletrolisador alimentados por energia solar fotovoltaica. Numa perspetiva futura, conclui-se que, do ponto de vista dos custos de produção por unidade de produto, há uma gama relativamente ampla de expectativas de retorno do investimento para a qual o hidrogénio verde será capaz de competir com o hidrogénio produzido através de combustíveis fósseis.application/pdfpt_PTModeling of a hydrogen production plant supported by wind and solar photovoltaic sourcesFranco, Flâvia Inês de SousaSerralha, FátimaHostingInstitutionOrganizationalRepositório Comume-mailmailto:comum@rcaap.ptcomum@rcaap.ptURNurn:tid:2027227402020-11-04T12:42:44Z2020-102020-10-01T00:00:00ZHandlehttp://hdl.handle.net/10400.26/33921http://purl.org/coar/access_right/c_abf2open accessHidrogénioEletróliseCenarizaçãoEólicaFotovoltaicaHydrogenElectrolysisScenarizationWindPhotovoltaic3679531 bytesliteraturehttp://purl.org/coar/resource_type/c_bdccmaster thesishttp://purl.org/coar/access_right/c_abf2application/pdffulltexthttps://comum.rcaap.pt/bitstreams/3198a5e7-65d2-43af-9d0c-cec582e40fd6/download
spellingShingle Modeling of a hydrogen production plant supported by wind and solar photovoltaic sources
Franco, Flâvia Inês de Sousa
Hidrogénio
Eletrólise
Cenarização
Eólica
Fotovoltaica
Hydrogen
Electrolysis
Scenarization
Wind
Photovoltaic
status SINGLETON
subject.fl_str_mv Hidrogénio
Eletrólise
Cenarização
Eólica
Fotovoltaica
Hydrogen
Electrolysis
Scenarization
Wind
Photovoltaic
title Modeling of a hydrogen production plant supported by wind and solar photovoltaic sources
title_full Modeling of a hydrogen production plant supported by wind and solar photovoltaic sources
title_fullStr Modeling of a hydrogen production plant supported by wind and solar photovoltaic sources
title_full_unstemmed Modeling of a hydrogen production plant supported by wind and solar photovoltaic sources
title_short Modeling of a hydrogen production plant supported by wind and solar photovoltaic sources
title_sort Modeling of a hydrogen production plant supported by wind and solar photovoltaic sources
topic Hidrogénio
Eletrólise
Cenarização
Eólica
Fotovoltaica
Hydrogen
Electrolysis
Scenarization
Wind
Photovoltaic
topic_facet Hidrogénio
Eletrólise
Cenarização
Eólica
Fotovoltaica
Hydrogen
Electrolysis
Scenarization
Wind
Photovoltaic
url http://hdl.handle.net/10400.26/33921
visible 1