Publicação

A auditoria e a gestão do risco empresarial

Ver documento

Detalhes bibliográficos
Resumo:Partindo da definição do conceito de gestão de risco empresarial e das suas características fundamentais, verificou-se a utilidade do ERM na estruturação da gestão do risco de uma empresa, com o auxílio da função de auditoria e dos seus procedimentos intrínsecos. Confirmou-se a importância deste conceito para a sustentabilidade a médio e longo prazo da gestão do risco empresarial nas instituições e analisou-se a importância do envolvimento da gestão de topo e de todos os colaboradores. Para tal, é importante ter em conta que todos os colaboradores devem ter conhecimento dos objetivos do processo de gestão de risco empresarial, bem como a forma como estes estão relacionados entre si e como todos contribuem para o desenvolvimento intrínseco da entidade. Analisou-se as oportunidades e as ameaças que maximizam o valor para o negócio, salientando a capacidade de monitorizar os riscos com recurso a KRI’s definidos em função dos objetivos que se pretendem atingir. Desta forma, é mister evidenciar o papel do auditor interno como peça absolutamente fundamental para que todo este processo seja implementado e seja possível, de modo eficaz e eficiente, monitorizar e auditar o sistema de gestão de risco, complementando-o com o papel do auditor externo. E, por fim, estudouse o estado de implementação do sistema de gestão do risco empresarial em Portugal, analisando quais seriam as melhorias a fazer e se, na realidade, este processo se aplica. Concluiu-se que este processo ainda está em desenvolvimento em Portugal, as empresas estão finalmente a entender a importância que este processo possui e como este poderá contribuir para aumentarem o seu valor inerente. Segundo os inqueridos, o auditor interno auxilia a empresa na procura e aumento deste valor. No nosso país, pode-se presumir que o auditor externo ainda não expandiu o seu trabalho para esta área.
Autores principais:Pereira, Joana Sofia Reis
Assunto:Gestão do risco empresarial Auditor interno Auditor externo
Ano:2012
País:Portugal
Tipo de documento:dissertação de mestrado
Tipo de acesso:acesso aberto
Instituição associada:Instituto Politécnico de Tomar
Idioma:português
Origem:Instituto Politécnico de Tomar
_version_ 1868801235530809344
author Pereira, Joana Sofia Reis
author_facet Pereira, Joana Sofia Reis
author_role author
contributor_name_str_mv Telma Curado
Repositório Comum
country_str PT
creators_json_txt [{\"Person.name\":\"Pereira, Joana Sofia Reis\"}]
datacite.contributors.contributor.contributorName.fl_str_mv Telma Curado
Repositório Comum
datacite.creators.creator.creatorName.fl_str_mv Pereira, Joana Sofia Reis
datacite.date.Accepted.fl_str_mv 2012-01-01T00:00:00Z
datacite.date.available.fl_str_mv 2014-02-28T16:18:08Z
datacite.date.embargoed.fl_str_mv 2014-02-28T16:18:08Z
datacite.rights.fl_str_mv http://purl.org/coar/access_right/c_abf2
datacite.subjects.subject.fl_str_mv Gestão do risco empresarial
Auditor interno
Auditor externo
datacite.titles.title.fl_str_mv A auditoria e a gestão do risco empresarial
dc.contributor.none.fl_str_mv Telma Curado
Repositório Comum
dc.creator.none.fl_str_mv Pereira, Joana Sofia Reis
dc.date.Accepted.fl_str_mv 2012-01-01T00:00:00Z
dc.date.available.fl_str_mv 2014-02-28T16:18:08Z
dc.date.embargoed.fl_str_mv 2014-02-28T16:18:08Z
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.identifier.none.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.26/5856
dc.language.none.fl_str_mv por
dc.publisher.none.fl_str_mv Instituto Politécnico de Tomar
dc.rights.none.fl_str_mv http://purl.org/coar/access_right/c_abf2
dc.subject.none.fl_str_mv Gestão do risco empresarial
Auditor interno
Auditor externo
dc.title.fl_str_mv A auditoria e a gestão do risco empresarial
dc.type.none.fl_str_mv http://purl.org/coar/resource_type/c_bdcc
description Partindo da definição do conceito de gestão de risco empresarial e das suas características fundamentais, verificou-se a utilidade do ERM na estruturação da gestão do risco de uma empresa, com o auxílio da função de auditoria e dos seus procedimentos intrínsecos. Confirmou-se a importância deste conceito para a sustentabilidade a médio e longo prazo da gestão do risco empresarial nas instituições e analisou-se a importância do envolvimento da gestão de topo e de todos os colaboradores. Para tal, é importante ter em conta que todos os colaboradores devem ter conhecimento dos objetivos do processo de gestão de risco empresarial, bem como a forma como estes estão relacionados entre si e como todos contribuem para o desenvolvimento intrínseco da entidade. Analisou-se as oportunidades e as ameaças que maximizam o valor para o negócio, salientando a capacidade de monitorizar os riscos com recurso a KRI’s definidos em função dos objetivos que se pretendem atingir. Desta forma, é mister evidenciar o papel do auditor interno como peça absolutamente fundamental para que todo este processo seja implementado e seja possível, de modo eficaz e eficiente, monitorizar e auditar o sistema de gestão de risco, complementando-o com o papel do auditor externo. E, por fim, estudouse o estado de implementação do sistema de gestão do risco empresarial em Portugal, analisando quais seriam as melhorias a fazer e se, na realidade, este processo se aplica. Concluiu-se que este processo ainda está em desenvolvimento em Portugal, as empresas estão finalmente a entender a importância que este processo possui e como este poderá contribuir para aumentarem o seu valor inerente. Segundo os inqueridos, o auditor interno auxilia a empresa na procura e aumento deste valor. No nosso país, pode-se presumir que o auditor externo ainda não expandiu o seu trabalho para esta área.
dirty 0
eu_rights_str_mv openAccess
format masterThesis
fulltext.url.fl_str_mv https://comum.rcaap.pt/bitstreams/f35e2125-8d41-43d2-bc80-127ce2ce34a7/download
id ipt_9da7b4e9e8fd7778ea4e652fc9413570
identifier.url.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.26/5856
instacron_str ipt
institution Instituto Politécnico de Tomar
instname_str Instituto Politécnico de Tomar
language por
network_acronym_str ipt
network_name_str Instituto Politécnico de Tomar
oai_identifier_str oai:comum.rcaap.pt:10400.26/5856
organization_str_mv urn:organizationAcronym:ipt
person_str_mv Pereira, Joana Sofia Reis
publishDate 2012
publisher.none.fl_str_mv Instituto Politécnico de Tomar
reponame_str Instituto Politécnico de Tomar
repository_id_str urn:repositoryAcronym:ipt
service_str_mv urn:repositoryAcronym:ipt
spelling porInstituto Politécnico de TomarporPartindo da definição do conceito de gestão de risco empresarial e das suas características fundamentais, verificou-se a utilidade do ERM na estruturação da gestão do risco de uma empresa, com o auxílio da função de auditoria e dos seus procedimentos intrínsecos. Confirmou-se a importância deste conceito para a sustentabilidade a médio e longo prazo da gestão do risco empresarial nas instituições e analisou-se a importância do envolvimento da gestão de topo e de todos os colaboradores. Para tal, é importante ter em conta que todos os colaboradores devem ter conhecimento dos objetivos do processo de gestão de risco empresarial, bem como a forma como estes estão relacionados entre si e como todos contribuem para o desenvolvimento intrínseco da entidade. Analisou-se as oportunidades e as ameaças que maximizam o valor para o negócio, salientando a capacidade de monitorizar os riscos com recurso a KRI’s definidos em função dos objetivos que se pretendem atingir. Desta forma, é mister evidenciar o papel do auditor interno como peça absolutamente fundamental para que todo este processo seja implementado e seja possível, de modo eficaz e eficiente, monitorizar e auditar o sistema de gestão de risco, complementando-o com o papel do auditor externo. E, por fim, estudouse o estado de implementação do sistema de gestão do risco empresarial em Portugal, analisando quais seriam as melhorias a fazer e se, na realidade, este processo se aplica. Concluiu-se que este processo ainda está em desenvolvimento em Portugal, as empresas estão finalmente a entender a importância que este processo possui e como este poderá contribuir para aumentarem o seu valor inerente. Segundo os inqueridos, o auditor interno auxilia a empresa na procura e aumento deste valor. No nosso país, pode-se presumir que o auditor externo ainda não expandiu o seu trabalho para esta área.application/pdfporA auditoria e a gestão do risco empresarialPereira, Joana Sofia ReisTelma CuradoHostingInstitutionOrganizationalRepositório Comume-mailmailto:comum@rcaap.ptcomum@rcaap.ptURNurn:tid:2018252872014-02-28T16:18:08Z20122012-01-01T00:00:00ZHandlehttp://hdl.handle.net/10400.26/5856http://purl.org/coar/access_right/c_abf2open accessGestão do risco empresarialAuditor internoAuditor externo19775244 bytesliteraturehttp://purl.org/coar/resource_type/c_bdccmaster thesishttp://purl.org/coar/access_right/c_abf2application/pdffulltexthttps://comum.rcaap.pt/bitstreams/f35e2125-8d41-43d2-bc80-127ce2ce34a7/downloadTomar
spellingShingle A auditoria e a gestão do risco empresarial
Pereira, Joana Sofia Reis
Gestão do risco empresarial
Auditor interno
Auditor externo
status SINGLETON
subject.fl_str_mv Gestão do risco empresarial
Auditor interno
Auditor externo
title A auditoria e a gestão do risco empresarial
title_full A auditoria e a gestão do risco empresarial
title_fullStr A auditoria e a gestão do risco empresarial
title_full_unstemmed A auditoria e a gestão do risco empresarial
title_short A auditoria e a gestão do risco empresarial
title_sort A auditoria e a gestão do risco empresarial
topic Gestão do risco empresarial
Auditor interno
Auditor externo
topic_facet Gestão do risco empresarial
Auditor interno
Auditor externo
url http://hdl.handle.net/10400.26/5856
visible 1