Publicação

As emoções na educação pré-escolar - Um estudo qualitativo com educadoras de infância

Ver documento

Detalhes bibliográficos
Resumo:A presente investigação foi desenvolvida com vista a melhorar a compreensão sobre os aspetos do desenvolvimento socioemocional e sobre o conceito SEL (Social emotional learning) - Aprendizagem socioemocional, em crianças em idade Pré-Escolar. Também de algum modo contribuir para a melhoria das estratégias e práticas pedagógicas ajustadas, utilizadas pelas educadoras de infância no que diz respeito às emoções, à autorregulação, gestão de conflitos e a sua eficiência de resposta perante comportamentos e atitudes disruptivas, assim como situações de frustração. Desejou-se assim aprofundar a importância e as consequências de um desenvolvimento socioemocional equilibrado. Com a realização deste estudo abordamos o conceito SEL, numa perspetiva de ser integrada nas práticas pedagógicas e currículos futuros devido às suas vantagens e consequências a longo prazo. Todo o estudo é desenvolvido de acordo com uma prévia revisão da literatura, e com os dados recolhidos através de entrevistas semiestruturadas a treze educadoras de infância. A metodologia adotada prende-se com o paradigma qualitativo aliado à análise temática, dado que o interesse do estudo se centra, dentro de outros aspetos, na compreensão dos fenómenos que partem das perspetivas dos sujeitos participantes. Os principais resultados obtidos com este estudo apontam na valorização dos aspetos socioemocionais como a consciência emocional e social, afetividade e o desenvolvimento de competências socioemocionais. Estas competências manifestam-se em empatia, autorregulação, resolução de problemas, conhecimento das emoções e outras competências essenciais na prontidão e ajustamento escolar, que tem impacto na construção das relações interpessoais positivas e a longo prazo acompanhando até à vida adulta.
Autores principais:Batalha, Sara
Assunto:Aprendizagem socioemocional, Competências socioemocionais, Desenvolvimento socioemocional, Educação Pré-Escolar, Emoções. Socio and emotional Learning, Socio-emotional skills, Socio-emotional development, Pre-school education, Emotions.
Ano:2019
País:Portugal
Tipo de documento:dissertação de mestrado
Tipo de acesso:acesso aberto
Instituição associada:Instituto Superior de Educação e Ciências
Idioma:português
Origem:Instituto Superior de Educação e Ciências
_version_ 1869078610611011584
author Batalha, Sara
author_facet Batalha, Sara
author_role author
contributor_name_str_mv Ferreira, Marco
Repositório Comum
country_str PT
creators_json_txt [{\"Person.name\":\"Batalha, Sara\"}]
datacite.contributors.contributor.contributorName.fl_str_mv Ferreira, Marco
Repositório Comum
datacite.creators.creator.creatorName.fl_str_mv Batalha, Sara
datacite.date.Accepted.fl_str_mv 2019-09-10T00:00:00Z
datacite.date.available.fl_str_mv 2020-02-10T18:44:04Z
datacite.date.embargoed.fl_str_mv 2020-02-10T18:44:04Z
datacite.rights.fl_str_mv http://purl.org/coar/access_right/c_abf2
datacite.subjects.subject.fl_str_mv Aprendizagem socioemocional, Competências socioemocionais, Desenvolvimento socioemocional, Educação Pré-Escolar, Emoções.
Socio and emotional Learning, Socio-emotional skills, Socio-emotional development, Pre-school education, Emotions.
datacite.titles.title.fl_str_mv As emoções na educação pré-escolar - Um estudo qualitativo com educadoras de infância
dc.contributor.none.fl_str_mv Ferreira, Marco
Repositório Comum
dc.creator.none.fl_str_mv Batalha, Sara
dc.date.Accepted.fl_str_mv 2019-09-10T00:00:00Z
dc.date.available.fl_str_mv 2020-02-10T18:44:04Z
dc.date.embargoed.fl_str_mv 2020-02-10T18:44:04Z
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.identifier.none.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.26/31290
dc.language.none.fl_str_mv por
dc.rights.none.fl_str_mv http://purl.org/coar/access_right/c_abf2
dc.subject.none.fl_str_mv Aprendizagem socioemocional, Competências socioemocionais, Desenvolvimento socioemocional, Educação Pré-Escolar, Emoções.
Socio and emotional Learning, Socio-emotional skills, Socio-emotional development, Pre-school education, Emotions.
dc.title.fl_str_mv As emoções na educação pré-escolar - Um estudo qualitativo com educadoras de infância
dc.type.none.fl_str_mv http://purl.org/coar/resource_type/c_bdcc
description A presente investigação foi desenvolvida com vista a melhorar a compreensão sobre os aspetos do desenvolvimento socioemocional e sobre o conceito SEL (Social emotional learning) - Aprendizagem socioemocional, em crianças em idade Pré-Escolar. Também de algum modo contribuir para a melhoria das estratégias e práticas pedagógicas ajustadas, utilizadas pelas educadoras de infância no que diz respeito às emoções, à autorregulação, gestão de conflitos e a sua eficiência de resposta perante comportamentos e atitudes disruptivas, assim como situações de frustração. Desejou-se assim aprofundar a importância e as consequências de um desenvolvimento socioemocional equilibrado. Com a realização deste estudo abordamos o conceito SEL, numa perspetiva de ser integrada nas práticas pedagógicas e currículos futuros devido às suas vantagens e consequências a longo prazo. Todo o estudo é desenvolvido de acordo com uma prévia revisão da literatura, e com os dados recolhidos através de entrevistas semiestruturadas a treze educadoras de infância. A metodologia adotada prende-se com o paradigma qualitativo aliado à análise temática, dado que o interesse do estudo se centra, dentro de outros aspetos, na compreensão dos fenómenos que partem das perspetivas dos sujeitos participantes. Os principais resultados obtidos com este estudo apontam na valorização dos aspetos socioemocionais como a consciência emocional e social, afetividade e o desenvolvimento de competências socioemocionais. Estas competências manifestam-se em empatia, autorregulação, resolução de problemas, conhecimento das emoções e outras competências essenciais na prontidão e ajustamento escolar, que tem impacto na construção das relações interpessoais positivas e a longo prazo acompanhando até à vida adulta.
dirty 0
eu_rights_str_mv openAccess
format masterThesis
fulltext.url.fl_str_mv https://comum.rcaap.pt/bitstreams/4e22df34-4904-42e5-b274-7f79bd040b1c/download
id isec_4af3816d46f26aa96122ebee2cbbed72
identifier.url.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.26/31290
inst_facet_str urn:organizationAcronym:isec{{{_:::_}}}Instituto Superior de Educação e Ciências
instacron_str isec
institution Instituto Superior de Educação e Ciências
instname_str Instituto Superior de Educação e Ciências
language por
network_acronym_str isec
network_name_str Instituto Superior de Educação e Ciências
oai_identifier_str oai:comum.rcaap.pt:10400.26/31290
organization_str_mv urn:organizationAcronym:isec
person_str_mv Batalha, Sara
publishDate 2019
repo_facet_str urn:repositoryAcronym:isec{{{_:::_}}}Instituto Superior de Educação e Ciências
reponame_str Instituto Superior de Educação e Ciências
repository_id_str urn:repositoryAcronym:isec
service_str_mv urn:repositoryAcronym:isec
spelling porpt_PTA presente investigação foi desenvolvida com vista a melhorar a compreensão sobre os aspetos do desenvolvimento socioemocional e sobre o conceito SEL (Social emotional learning) - Aprendizagem socioemocional, em crianças em idade Pré-Escolar. Também de algum modo contribuir para a melhoria das estratégias e práticas pedagógicas ajustadas, utilizadas pelas educadoras de infância no que diz respeito às emoções, à autorregulação, gestão de conflitos e a sua eficiência de resposta perante comportamentos e atitudes disruptivas, assim como situações de frustração. Desejou-se assim aprofundar a importância e as consequências de um desenvolvimento socioemocional equilibrado. Com a realização deste estudo abordamos o conceito SEL, numa perspetiva de ser integrada nas práticas pedagógicas e currículos futuros devido às suas vantagens e consequências a longo prazo. Todo o estudo é desenvolvido de acordo com uma prévia revisão da literatura, e com os dados recolhidos através de entrevistas semiestruturadas a treze educadoras de infância. A metodologia adotada prende-se com o paradigma qualitativo aliado à análise temática, dado que o interesse do estudo se centra, dentro de outros aspetos, na compreensão dos fenómenos que partem das perspetivas dos sujeitos participantes. Os principais resultados obtidos com este estudo apontam na valorização dos aspetos socioemocionais como a consciência emocional e social, afetividade e o desenvolvimento de competências socioemocionais. Estas competências manifestam-se em empatia, autorregulação, resolução de problemas, conhecimento das emoções e outras competências essenciais na prontidão e ajustamento escolar, que tem impacto na construção das relações interpessoais positivas e a longo prazo acompanhando até à vida adulta.application/pdfpt_PTAs emoções na educação pré-escolar - Um estudo qualitativo com educadoras de infânciaBatalha, SaraFerreira, MarcoHostingInstitutionOrganizationalRepositório Comume-mailmailto:comum@rcaap.ptcomum@rcaap.ptURNurn:tid:2024378172020-02-10T18:44:04Z2019-09-102019-09-10T00:00:00ZHandlehttp://hdl.handle.net/10400.26/31290http://purl.org/coar/access_right/c_abf2open accessAprendizagem socioemocional, Competências socioemocionais, Desenvolvimento socioemocional, Educação Pré-Escolar, Emoções.Socio and emotional Learning, Socio-emotional skills, Socio-emotional development, Pre-school education, Emotions.1835666 bytesliteraturehttp://purl.org/coar/resource_type/c_bdccmaster thesishttp://purl.org/coar/access_right/c_abf2application/pdffulltexthttps://comum.rcaap.pt/bitstreams/4e22df34-4904-42e5-b274-7f79bd040b1c/download
spellingShingle As emoções na educação pré-escolar - Um estudo qualitativo com educadoras de infância
Batalha, Sara
Aprendizagem socioemocional, Competências socioemocionais, Desenvolvimento socioemocional, Educação Pré-Escolar, Emoções.
Socio and emotional Learning, Socio-emotional skills, Socio-emotional development, Pre-school education, Emotions.
status SINGLETON
subject.fl_str_mv Aprendizagem socioemocional, Competências socioemocionais, Desenvolvimento socioemocional, Educação Pré-Escolar, Emoções.
Socio and emotional Learning, Socio-emotional skills, Socio-emotional development, Pre-school education, Emotions.
title As emoções na educação pré-escolar - Um estudo qualitativo com educadoras de infância
title_full As emoções na educação pré-escolar - Um estudo qualitativo com educadoras de infância
title_fullStr As emoções na educação pré-escolar - Um estudo qualitativo com educadoras de infância
title_full_unstemmed As emoções na educação pré-escolar - Um estudo qualitativo com educadoras de infância
title_short As emoções na educação pré-escolar - Um estudo qualitativo com educadoras de infância
title_sort As emoções na educação pré-escolar - Um estudo qualitativo com educadoras de infância
topic Aprendizagem socioemocional, Competências socioemocionais, Desenvolvimento socioemocional, Educação Pré-Escolar, Emoções.
Socio and emotional Learning, Socio-emotional skills, Socio-emotional development, Pre-school education, Emotions.
topic_facet Aprendizagem socioemocional, Competências socioemocionais, Desenvolvimento socioemocional, Educação Pré-Escolar, Emoções.
Socio and emotional Learning, Socio-emotional skills, Socio-emotional development, Pre-school education, Emotions.
url http://hdl.handle.net/10400.26/31290
visible 1