Publicação

A inclusão em sala de aula

Ver documento

Detalhes bibliográficos
Resumo:O presente relatório foi realizado no âmbito da Unidade Curricular de Prática Supervisionada em 1º Ciclo do Ensino Básico, no ano letivo de 2022/2023. Esta decorreu numa instituição pública de ensino, numa sala do 3º ano do Ensino Básico, composta por 25 alunos, com idades compreendidas entre os 7 e os 8 anos. O tema do presente relatório surge da observação que fiz na turma onde efetuei o meu estágio, onde existem duas crianças com Necessidades Educativas Específicas (NEE), os alunos com dificuldades no desenvolvimento de tarefas realizadas em contexto de sala de aula. Neste contexto, interessou-me compreender, através de uma observação sistemática, de que forma a professora cooperante gere o grupo conseguindo incluir estas mesmas crianças em todas as atividades e dinâmicas de sala de aula, e a partir desta compreensão, promover estratégias complementares para a inclusão em sala de aula. conhecendo dessa forma as estratégias que utiliza no dia a dia. Tendo em conta os objetivos definidos, este estudo tem como base as seguintes questões de investigação: "Quais são as estratégias específicas utilizadas pela professora para promover a inclusão de alunos com NEE na sala de aula?" e “De que modo o trabalho cooperativo influencia a inclusão de alunos com NEE, e qual é o seu impacto na dinâmica da sala de aula?". A metodologia utilizada para a elaboração deste relatório foi qualitativa. Os instrumentos utilizados foram a observação direta, recolhida num diário de bordo, entrevistas tanto à professora cooperante como aos alunos e grelhas de observação.Após a análise de dados recolhidos, conclui-se que, não existe fórmula concreta para promover a inclusão, mas sim estratégias de implementação à inclusão que podem ajudar o professor a ir ao encontro das necessidades de cada criança.
Autores principais:Barroso, Rafaela Sofia de Almeida
Assunto:Estratégias Inclusão Trabalho Cooperativo 1º Ciclo do Ensino Básico Strategies Inclusion Cooperative Work 1st Cycle of Basic Education
Ano:2023
País:Portugal
Tipo de documento:dissertação de mestrado
Tipo de acesso:acesso restrito
Instituição associada:Ispa-Instituto Universitário
Idioma:português
Origem:Repositório do Ispa - Instituto Universitário
_version_ 1866252814137688064
author Barroso, Rafaela Sofia de Almeida
author_facet Barroso, Rafaela Sofia de Almeida
author_role author
contributor_name_str_mv Gaitas, Sérgio Miguel Protásio
Repositório do ISPA
country_str PT
creators_json_txt [{\"Person.name\":\"Barroso, Rafaela Sofia de Almeida\"}]
datacite.contributors.contributor.contributorName.fl_str_mv Gaitas, Sérgio Miguel Protásio
Repositório do ISPA
datacite.creators.creator.creatorName.fl_str_mv Barroso, Rafaela Sofia de Almeida
datacite.date.Accepted.fl_str_mv 2023-11-27T00:00:00Z
datacite.date.available.fl_str_mv 2024-01-08T15:35:13Z
datacite.date.embargoed.fl_str_mv 2024-01-08T15:35:13Z
datacite.rights.fl_str_mv http://purl.org/coar/access_right/c_16ec
datacite.subjects.subject.fl_str_mv Estratégias
Inclusão
Trabalho Cooperativo
1º Ciclo do Ensino Básico
Strategies
Inclusion
Cooperative Work
1st Cycle of Basic Education
datacite.titles.title.fl_str_mv A inclusão em sala de aula
dc.contributor.none.fl_str_mv Gaitas, Sérgio Miguel Protásio
Repositório do ISPA
dc.creator.none.fl_str_mv Barroso, Rafaela Sofia de Almeida
dc.date.Accepted.fl_str_mv 2023-11-27T00:00:00Z
dc.date.available.fl_str_mv 2024-01-08T15:35:13Z
dc.date.embargoed.fl_str_mv 2024-01-08T15:35:13Z
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.identifier.none.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.12/9423
dc.language.none.fl_str_mv por
dc.rights.cclincense.fl_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
dc.rights.none.fl_str_mv http://purl.org/coar/access_right/c_16ec
dc.subject.none.fl_str_mv Estratégias
Inclusão
Trabalho Cooperativo
1º Ciclo do Ensino Básico
Strategies
Inclusion
Cooperative Work
1st Cycle of Basic Education
dc.title.fl_str_mv A inclusão em sala de aula
dc.type.none.fl_str_mv http://purl.org/coar/resource_type/c_bdcc
description O presente relatório foi realizado no âmbito da Unidade Curricular de Prática Supervisionada em 1º Ciclo do Ensino Básico, no ano letivo de 2022/2023. Esta decorreu numa instituição pública de ensino, numa sala do 3º ano do Ensino Básico, composta por 25 alunos, com idades compreendidas entre os 7 e os 8 anos. O tema do presente relatório surge da observação que fiz na turma onde efetuei o meu estágio, onde existem duas crianças com Necessidades Educativas Específicas (NEE), os alunos com dificuldades no desenvolvimento de tarefas realizadas em contexto de sala de aula. Neste contexto, interessou-me compreender, através de uma observação sistemática, de que forma a professora cooperante gere o grupo conseguindo incluir estas mesmas crianças em todas as atividades e dinâmicas de sala de aula, e a partir desta compreensão, promover estratégias complementares para a inclusão em sala de aula. conhecendo dessa forma as estratégias que utiliza no dia a dia. Tendo em conta os objetivos definidos, este estudo tem como base as seguintes questões de investigação: "Quais são as estratégias específicas utilizadas pela professora para promover a inclusão de alunos com NEE na sala de aula?" e “De que modo o trabalho cooperativo influencia a inclusão de alunos com NEE, e qual é o seu impacto na dinâmica da sala de aula?". A metodologia utilizada para a elaboração deste relatório foi qualitativa. Os instrumentos utilizados foram a observação direta, recolhida num diário de bordo, entrevistas tanto à professora cooperante como aos alunos e grelhas de observação.Após a análise de dados recolhidos, conclui-se que, não existe fórmula concreta para promover a inclusão, mas sim estratégias de implementação à inclusão que podem ajudar o professor a ir ao encontro das necessidades de cada criança.
dirty 0
eu_rights_str_mv restrictedAccess
format masterThesis
fulltext.url.fl_str_mv https://repositorio.ispa.pt/bitstreams/9318b227-23dc-4cbe-9e2e-d16c57c75dbf/download
id ispa_cf89afedb05c820fdbcee10bb23ed62e
identifier.url.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.12/9423
instacron_str ispa
institution Ispa-Instituto Universitário
instname_str Ispa-Instituto Universitário
language por
network_acronym_str ispa
network_name_str Repositório do Ispa - Instituto Universitário
oai_identifier_str oai:repositorio.ispa.pt:10400.12/9423
organization_str_mv urn:organizationAcronym:ispa
person_str_mv Barroso, Rafaela Sofia de Almeida
publishDate 2023
reponame_str Repositório do Ispa - Instituto Universitário
repository_id_str urn:repositoryAcronym:ispa
service_str_mv urn:repositoryAcronym:ispa
spelling porpt_PTO presente relatório foi realizado no âmbito da Unidade Curricular de Prática Supervisionada em 1º Ciclo do Ensino Básico, no ano letivo de 2022/2023. Esta decorreu numa instituição pública de ensino, numa sala do 3º ano do Ensino Básico, composta por 25 alunos, com idades compreendidas entre os 7 e os 8 anos. O tema do presente relatório surge da observação que fiz na turma onde efetuei o meu estágio, onde existem duas crianças com Necessidades Educativas Específicas (NEE), os alunos com dificuldades no desenvolvimento de tarefas realizadas em contexto de sala de aula. Neste contexto, interessou-me compreender, através de uma observação sistemática, de que forma a professora cooperante gere o grupo conseguindo incluir estas mesmas crianças em todas as atividades e dinâmicas de sala de aula, e a partir desta compreensão, promover estratégias complementares para a inclusão em sala de aula. conhecendo dessa forma as estratégias que utiliza no dia a dia. Tendo em conta os objetivos definidos, este estudo tem como base as seguintes questões de investigação: "Quais são as estratégias específicas utilizadas pela professora para promover a inclusão de alunos com NEE na sala de aula?" e “De que modo o trabalho cooperativo influencia a inclusão de alunos com NEE, e qual é o seu impacto na dinâmica da sala de aula?". A metodologia utilizada para a elaboração deste relatório foi qualitativa. Os instrumentos utilizados foram a observação direta, recolhida num diário de bordo, entrevistas tanto à professora cooperante como aos alunos e grelhas de observação.Após a análise de dados recolhidos, conclui-se que, não existe fórmula concreta para promover a inclusão, mas sim estratégias de implementação à inclusão que podem ajudar o professor a ir ao encontro das necessidades de cada criança.application/pdfpt_PTA inclusão em sala de aulaBarroso, Rafaela Sofia de AlmeidaGaitas, Sérgio Miguel ProtásioHostingInstitutionOrganizationalRepositório do ISPAe-mailmailto:repositorio@ispa.ptrepositorio@ispa.ptURNurn:tid:2034464022024-01-08T15:35:13Z2023-11-272024-01-082023-11-27T00:00:00ZHandlehttp://hdl.handle.net/10400.12/9423http://purl.org/coar/access_right/c_16ecrestricted accessEstratégiasInclusãoTrabalho Cooperativo1º Ciclo do Ensino BásicoStrategiesInclusionCooperative Work1st Cycle of Basic Education2577910 bytesliteraturehttp://purl.org/coar/resource_type/c_bdccmaster thesis2023-11-27http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/http://purl.org/coar/access_right/c_16ecapplication/pdffulltexthttps://repositorio.ispa.pt/bitstreams/9318b227-23dc-4cbe-9e2e-d16c57c75dbf/download
spellingShingle A inclusão em sala de aula
Barroso, Rafaela Sofia de Almeida
Estratégias
Inclusão
Trabalho Cooperativo
1º Ciclo do Ensino Básico
Strategies
Inclusion
Cooperative Work
1st Cycle of Basic Education
status SINGLETON
subject.fl_str_mv Estratégias
Inclusão
Trabalho Cooperativo
1º Ciclo do Ensino Básico
Strategies
Inclusion
Cooperative Work
1st Cycle of Basic Education
title A inclusão em sala de aula
title_full A inclusão em sala de aula
title_fullStr A inclusão em sala de aula
title_full_unstemmed A inclusão em sala de aula
title_short A inclusão em sala de aula
title_sort A inclusão em sala de aula
topic Estratégias
Inclusão
Trabalho Cooperativo
1º Ciclo do Ensino Básico
Strategies
Inclusion
Cooperative Work
1st Cycle of Basic Education
topic_facet Estratégias
Inclusão
Trabalho Cooperativo
1º Ciclo do Ensino Básico
Strategies
Inclusion
Cooperative Work
1st Cycle of Basic Education
url http://hdl.handle.net/10400.12/9423
visible 1