Publicação

As relações de amizade e a adaptação social ao pré-escolar

Ver documento

Detalhes bibliográficos
Resumo:Este estudo teve como objectivo avaliar em que medida as relações de amizade recíprocas influenciam a aquisição de competências sociais, aumentando o nível de adaptação social das crianças ao pré-escolar. Teve como universo populacional as crianças de três anos que frequentam o primeiro ano de jardim de Infância. A distribuição da amostra varia consoante a temática a avaliar: para a adaptação social, a amostra foi constituída por 115 sujeitos, sendo 52 do sexo masculino e 63 do sexo feminino. Para a sociometria, 93 sujeitos, 40 do sexo masculino e 53 do sexo feminino; por último, 24 sujeitos, 9 do sexo masculino e 15 do sexo feminino. No que diz respeito aos instrumentos, foram utilizados os seguintes: para a avaliação da Adaptação Social, utilizámos o Questionário de Adaptação Psico-Social da Criança - APSE (Strayer & Noel, 1990), para a avaliação das Amizades, utilizámos a técnica sociométrica das nomeações (Moreno, 1943) e por último, para avaliar as competências sociais, utilizámos a Escala, CCQS - Califórnia Child Q-Set (Block & Block, 1980). A análise estatística dos dados, procedeu-se em duas fases. A primeira fase diz respeito à análise individual de cada instrumento e a Segunda fase é relativa à análise correlacionai dos dados. Relativamente à Adaptação Social, procedemos ao cálculo das médias, desvio-padrão e alfas de cada uma das escalas, bem como as diferenças individuais relativas ao género dos sujeitos. No que diz respeito, às Competências Sociais, foram calculadas as médias e desvio-padrão de cada uma das escalas que constituem o instrumento, bem como as diferenças individuais relativas ao género dos sujeitos. Na avaliação das Amizades, foram calculados os valores do Impacto e da Preferência Social, bem como o número de amizades e antipatias recíprocas . Na segunda fase de análise, procedemos ao cálculo das correlações existentes entre as três medidas utilizadas. Relativamente, aos resultados, concluímos que as amizades recíprocas não são um factor determinante, mas facilitador da aquisição das competências sociais, desta forma não se confirma a primeira hipótese do estudo. Contudo, confirma-se que as crianças com amizades diádicas recíprocas têm menos comportamentos de risco, bem como que as crianças que estão mais adaptadas socialmente, têm menos comportamentos de risco, o que confirma a segunda e a terceira hipótese do estudo. Podemos dizer, que a competência social influencia os níveis de adaptação social das crianças, e que as antipatias recíprocas prejudicam a aquisição dessas competências, influenciando negativamente o desenvolvimento social das crianças.
Autores principais:Cavaco, Ana Alexandra M. P.
Assunto:Psicologia educacional Desenvolvimento social Educação pré-escolar Amizade Instrumentos Sociometria Agressão Educational psychology Social development Preschool education Friendship Sociometry Aggression
Ano:2002
País:Portugal
Tipo de documento:dissertação de mestrado
Tipo de acesso:acesso aberto
Instituição associada:Ispa-Instituto Universitário
Idioma:português
Origem:Repositório do Ispa - Instituto Universitário
_version_ 1868077195420762112
author Cavaco, Ana Alexandra M. P.
author_facet Cavaco, Ana Alexandra M. P.
author_role author
contributor_name_str_mv Veríssimo, Manuela
Repositório do ISPA
country_str PT
creators_json_txt [{\"Person.name\":\"Cavaco, Ana Alexandra M. P.\"}]
datacite.contributors.contributor.contributorName.fl_str_mv Veríssimo, Manuela
Repositório do ISPA
datacite.creators.creator.creatorName.fl_str_mv Cavaco, Ana Alexandra M. P.
datacite.date.Accepted.fl_str_mv 2002-01-01T00:00:00Z
datacite.date.available.fl_str_mv 2011-02-10T12:28:52Z
datacite.date.embargoed.fl_str_mv 2011-02-10T12:28:52Z
datacite.rights.fl_str_mv http://purl.org/coar/access_right/c_abf2
datacite.subjects.subject.fl_str_mv Psicologia educacional
Desenvolvimento social
Educação pré-escolar
Amizade
Instrumentos
Sociometria
Agressão
Educational psychology
Social development
Preschool education
Friendship
Sociometry
Aggression
datacite.titles.title.fl_str_mv As relações de amizade e a adaptação social ao pré-escolar
dc.contributor.none.fl_str_mv Veríssimo, Manuela
Repositório do ISPA
dc.creator.none.fl_str_mv Cavaco, Ana Alexandra M. P.
dc.date.Accepted.fl_str_mv 2002-01-01T00:00:00Z
dc.date.available.fl_str_mv 2011-02-10T12:28:52Z
dc.date.embargoed.fl_str_mv 2011-02-10T12:28:52Z
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.identifier.none.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.12/427
dc.language.none.fl_str_mv por
dc.publisher.none.fl_str_mv Instituto Superior de Psicologia Aplicada
dc.rights.none.fl_str_mv http://purl.org/coar/access_right/c_abf2
dc.subject.none.fl_str_mv Psicologia educacional
Desenvolvimento social
Educação pré-escolar
Amizade
Instrumentos
Sociometria
Agressão
Educational psychology
Social development
Preschool education
Friendship
Sociometry
Aggression
dc.title.fl_str_mv As relações de amizade e a adaptação social ao pré-escolar
dc.type.none.fl_str_mv http://purl.org/coar/resource_type/c_bdcc
description Este estudo teve como objectivo avaliar em que medida as relações de amizade recíprocas influenciam a aquisição de competências sociais, aumentando o nível de adaptação social das crianças ao pré-escolar. Teve como universo populacional as crianças de três anos que frequentam o primeiro ano de jardim de Infância. A distribuição da amostra varia consoante a temática a avaliar: para a adaptação social, a amostra foi constituída por 115 sujeitos, sendo 52 do sexo masculino e 63 do sexo feminino. Para a sociometria, 93 sujeitos, 40 do sexo masculino e 53 do sexo feminino; por último, 24 sujeitos, 9 do sexo masculino e 15 do sexo feminino. No que diz respeito aos instrumentos, foram utilizados os seguintes: para a avaliação da Adaptação Social, utilizámos o Questionário de Adaptação Psico-Social da Criança - APSE (Strayer & Noel, 1990), para a avaliação das Amizades, utilizámos a técnica sociométrica das nomeações (Moreno, 1943) e por último, para avaliar as competências sociais, utilizámos a Escala, CCQS - Califórnia Child Q-Set (Block & Block, 1980). A análise estatística dos dados, procedeu-se em duas fases. A primeira fase diz respeito à análise individual de cada instrumento e a Segunda fase é relativa à análise correlacionai dos dados. Relativamente à Adaptação Social, procedemos ao cálculo das médias, desvio-padrão e alfas de cada uma das escalas, bem como as diferenças individuais relativas ao género dos sujeitos. No que diz respeito, às Competências Sociais, foram calculadas as médias e desvio-padrão de cada uma das escalas que constituem o instrumento, bem como as diferenças individuais relativas ao género dos sujeitos. Na avaliação das Amizades, foram calculados os valores do Impacto e da Preferência Social, bem como o número de amizades e antipatias recíprocas . Na segunda fase de análise, procedemos ao cálculo das correlações existentes entre as três medidas utilizadas. Relativamente, aos resultados, concluímos que as amizades recíprocas não são um factor determinante, mas facilitador da aquisição das competências sociais, desta forma não se confirma a primeira hipótese do estudo. Contudo, confirma-se que as crianças com amizades diádicas recíprocas têm menos comportamentos de risco, bem como que as crianças que estão mais adaptadas socialmente, têm menos comportamentos de risco, o que confirma a segunda e a terceira hipótese do estudo. Podemos dizer, que a competência social influencia os níveis de adaptação social das crianças, e que as antipatias recíprocas prejudicam a aquisição dessas competências, influenciando negativamente o desenvolvimento social das crianças.
dirty 0
eu_rights_str_mv openAccess
format masterThesis
fulltext.url.fl_str_mv https://repositorio.ispa.pt/bitstreams/f98868cd-0c30-4537-8b52-5b7bf59578fd/download
id ispa_dd994b3be99ad22b5acfb4e2e4756d12
identifier.url.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.12/427
instacron_str ispa
institution Ispa-Instituto Universitário
instname_str Ispa-Instituto Universitário
language por
network_acronym_str ispa
network_name_str Repositório do Ispa - Instituto Universitário
oai_identifier_str oai:repositorio.ispa.pt:10400.12/427
organization_str_mv urn:organizationAcronym:ispa
person_str_mv Cavaco, Ana Alexandra M. P.
publishDate 2002
publisher.none.fl_str_mv Instituto Superior de Psicologia Aplicada
reponame_str Repositório do Ispa - Instituto Universitário
repository_id_str urn:repositoryAcronym:ispa
service_str_mv urn:repositoryAcronym:ispa
spelling porInstituto Superior de Psicologia AplicadaporEste estudo teve como objectivo avaliar em que medida as relações de amizade recíprocas influenciam a aquisição de competências sociais, aumentando o nível de adaptação social das crianças ao pré-escolar. Teve como universo populacional as crianças de três anos que frequentam o primeiro ano de jardim de Infância. A distribuição da amostra varia consoante a temática a avaliar: para a adaptação social, a amostra foi constituída por 115 sujeitos, sendo 52 do sexo masculino e 63 do sexo feminino. Para a sociometria, 93 sujeitos, 40 do sexo masculino e 53 do sexo feminino; por último, 24 sujeitos, 9 do sexo masculino e 15 do sexo feminino. No que diz respeito aos instrumentos, foram utilizados os seguintes: para a avaliação da Adaptação Social, utilizámos o Questionário de Adaptação Psico-Social da Criança - APSE (Strayer & Noel, 1990), para a avaliação das Amizades, utilizámos a técnica sociométrica das nomeações (Moreno, 1943) e por último, para avaliar as competências sociais, utilizámos a Escala, CCQS - Califórnia Child Q-Set (Block & Block, 1980). A análise estatística dos dados, procedeu-se em duas fases. A primeira fase diz respeito à análise individual de cada instrumento e a Segunda fase é relativa à análise correlacionai dos dados. Relativamente à Adaptação Social, procedemos ao cálculo das médias, desvio-padrão e alfas de cada uma das escalas, bem como as diferenças individuais relativas ao género dos sujeitos. No que diz respeito, às Competências Sociais, foram calculadas as médias e desvio-padrão de cada uma das escalas que constituem o instrumento, bem como as diferenças individuais relativas ao género dos sujeitos. Na avaliação das Amizades, foram calculados os valores do Impacto e da Preferência Social, bem como o número de amizades e antipatias recíprocas . Na segunda fase de análise, procedemos ao cálculo das correlações existentes entre as três medidas utilizadas. Relativamente, aos resultados, concluímos que as amizades recíprocas não são um factor determinante, mas facilitador da aquisição das competências sociais, desta forma não se confirma a primeira hipótese do estudo. Contudo, confirma-se que as crianças com amizades diádicas recíprocas têm menos comportamentos de risco, bem como que as crianças que estão mais adaptadas socialmente, têm menos comportamentos de risco, o que confirma a segunda e a terceira hipótese do estudo. Podemos dizer, que a competência social influencia os níveis de adaptação social das crianças, e que as antipatias recíprocas prejudicam a aquisição dessas competências, influenciando negativamente o desenvolvimento social das crianças.application/pdfporAs relações de amizade e a adaptação social ao pré-escolarCavaco, Ana Alexandra M. P.Veríssimo, ManuelaHostingInstitutionOrganizationalRepositório do ISPAe-mailmailto:repositorio@ispa.ptrepositorio@ispa.pt2011-02-10T12:28:52Z20022002-01-01T00:00:00ZHandlehttp://hdl.handle.net/10400.12/427http://purl.org/coar/access_right/c_abf2open accessPsicologia educacionalDesenvolvimento socialEducação pré-escolarAmizadeInstrumentosSociometriaAgressãoEducational psychologySocial developmentPreschool educationFriendshipSociometryAggression6244685 bytesliteraturehttp://purl.org/coar/resource_type/c_bdccmaster thesishttp://purl.org/coar/access_right/c_abf2application/pdffulltexthttps://repositorio.ispa.pt/bitstreams/f98868cd-0c30-4537-8b52-5b7bf59578fd/downloadLisboa
spellingShingle As relações de amizade e a adaptação social ao pré-escolar
Cavaco, Ana Alexandra M. P.
Psicologia educacional
Desenvolvimento social
Educação pré-escolar
Amizade
Instrumentos
Sociometria
Agressão
Educational psychology
Social development
Preschool education
Friendship
Sociometry
Aggression
status SINGLETON
subject.fl_str_mv Psicologia educacional
Desenvolvimento social
Educação pré-escolar
Amizade
Instrumentos
Sociometria
Agressão
Educational psychology
Social development
Preschool education
Friendship
Sociometry
Aggression
title As relações de amizade e a adaptação social ao pré-escolar
title_full As relações de amizade e a adaptação social ao pré-escolar
title_fullStr As relações de amizade e a adaptação social ao pré-escolar
title_full_unstemmed As relações de amizade e a adaptação social ao pré-escolar
title_short As relações de amizade e a adaptação social ao pré-escolar
title_sort As relações de amizade e a adaptação social ao pré-escolar
topic Psicologia educacional
Desenvolvimento social
Educação pré-escolar
Amizade
Instrumentos
Sociometria
Agressão
Educational psychology
Social development
Preschool education
Friendship
Sociometry
Aggression
topic_facet Psicologia educacional
Desenvolvimento social
Educação pré-escolar
Amizade
Instrumentos
Sociometria
Agressão
Educational psychology
Social development
Preschool education
Friendship
Sociometry
Aggression
url http://hdl.handle.net/10400.12/427
visible 1