Publication

Avaliação do efeito da recirculação de lixiviados num aterro sanitário.

View document

Bibliographic Details
Summary:Introdução: O aterro sanitário é uma técnica que aplica princípios de engenharia para confinar os resíduos numa menor área possível, reduzindo o seu volume. Deste tratamento resultam nomeadamente a produção de lixiviados, pelo que se impõe o estudo da sua recirculação. Objetivos: Fornecer uma perspetiva da prática do efeito da recirculação de lixiviados e de questões técnicas que o diferenciam dos aterros convencionais, tendo por base o aterro sanitário de Bigorne. Métodos: Efetuou-se o levantamento de diversos parâmetros físicos e químicos durante um período de 10 anos exploração do aterro, seguindo-se o respectivo tratamento estatístico. Resultados: A análise dos dados mostrou que a produção de lixiviados diminui com o início da recirculação de lixiviados, assim como a condutividade, após um aumento gradual, a carência bioquímica de O2 (CBO5) e carência química de O2 (CQO). Por sua vez, a concentração de azoto amoniacal tende a permanecer elevada e o pH aumenta para valores com caracter básico. As concentrações dos elementos minerais apresentaram um perfil variável. O chumbo e manganês tendem a diminuir, enquanto as concentrações dos elementos crómio, sódio e potássio tendem a aumentar. Quanto aos restantes elementos minerais (zinco, cobre, ferro, níquel, magnésio e cálcio), verifica-se que as suas concentrações tendem a se manter constantes. A maioria das correlações efetuadas entre a idade do aterro, o caudal recirculado e os elementos minerais não evidenciou correlações significativas. Salienta-se apenas a correlação significativa positiva entre o caudal recirculado com o crómio e potássio, evidenciando o efeito do caudal no aumento da concentração destes elementos minerais no interior do aterro. Conclusões: Estudar os mecanismos que controlam o comportamento de aterros com recirculação de lixiviados, permite o desenvolvimento de ferramentas de gestão adequadas às especificidades dos aterros.
Main Authors:Brás, Isabel Paula Lopes
Other Authors:Ferreira, Bruna Sofia; Silva, Maria Elisabete Ferreira
Subject:Agriculture, Food and Veterinary Sciences
Year:2017
Country:Portugal
Document type:article
Access type:open access
Associated institution:Instituto Politécnico de Viseu
Language:Portuguese
Origin:Millenium
_version_ 1869977588168916992
author Brás, Isabel Paula Lopes
author2 Ferreira, Bruna Sofia
Silva, Maria Elisabete Ferreira
author2_role author
author
author_facet Brás, Isabel Paula Lopes
Ferreira, Bruna Sofia
Silva, Maria Elisabete Ferreira
author_role author
country_str PT
creators_json_txt [{\"Person.name\":\"Brás, Isabel Paula Lopes\"},{\"Person.name\":\"Ferreira, Bruna Sofia\"},{\"Person.name\":\"Silva, Maria Elisabete Ferreira\"}]
datacite.creators.creator.creatorName.fl_str_mv Brás, Isabel Paula Lopes
Ferreira, Bruna Sofia
Silva, Maria Elisabete Ferreira
datacite.rights.fl_str_mv http://purl.org/coar/access_right/c_abf2
datacite.subjects.subject.fl_str_mv Agriculture, Food and Veterinary Sciences
datacite.titles.title.fl_str_mv Avaliação do efeito da recirculação de lixiviados num aterro sanitário.
dc.creator.none.fl_str_mv Brás, Isabel Paula Lopes
Ferreira, Bruna Sofia
Silva, Maria Elisabete Ferreira
dc.identifier.none.fl_str_mv https://doi.org/10.29352/mill0202e.09
dc.language.none.fl_str_mv por
dc.publisher.none.fl_str_mv Polytechnic Institute of Viseu (IPV)
dc.rights.none.fl_str_mv http://purl.org/coar/access_right/c_abf2
dc.subject.none.fl_str_mv Agriculture, Food and Veterinary Sciences
dc.title.fl_str_mv Avaliação do efeito da recirculação de lixiviados num aterro sanitário.
dc.type.none.fl_str_mv http://purl.org/coar/resource_type/c_6501
description Introdução: O aterro sanitário é uma técnica que aplica princípios de engenharia para confinar os resíduos numa menor área possível, reduzindo o seu volume. Deste tratamento resultam nomeadamente a produção de lixiviados, pelo que se impõe o estudo da sua recirculação. Objetivos: Fornecer uma perspetiva da prática do efeito da recirculação de lixiviados e de questões técnicas que o diferenciam dos aterros convencionais, tendo por base o aterro sanitário de Bigorne. Métodos: Efetuou-se o levantamento de diversos parâmetros físicos e químicos durante um período de 10 anos exploração do aterro, seguindo-se o respectivo tratamento estatístico. Resultados: A análise dos dados mostrou que a produção de lixiviados diminui com o início da recirculação de lixiviados, assim como a condutividade, após um aumento gradual, a carência bioquímica de O2 (CBO5) e carência química de O2 (CQO). Por sua vez, a concentração de azoto amoniacal tende a permanecer elevada e o pH aumenta para valores com caracter básico. As concentrações dos elementos minerais apresentaram um perfil variável. O chumbo e manganês tendem a diminuir, enquanto as concentrações dos elementos crómio, sódio e potássio tendem a aumentar. Quanto aos restantes elementos minerais (zinco, cobre, ferro, níquel, magnésio e cálcio), verifica-se que as suas concentrações tendem a se manter constantes. A maioria das correlações efetuadas entre a idade do aterro, o caudal recirculado e os elementos minerais não evidenciou correlações significativas. Salienta-se apenas a correlação significativa positiva entre o caudal recirculado com o crómio e potássio, evidenciando o efeito do caudal no aumento da concentração destes elementos minerais no interior do aterro. Conclusões: Estudar os mecanismos que controlam o comportamento de aterros com recirculação de lixiviados, permite o desenvolvimento de ferramentas de gestão adequadas às especificidades dos aterros.
dirty 0
eu_rights_str_mv openAccess
format article
id millenium_5db7f60fd681656bd0ea878b90fca4bc
identifier.doi.fl_str_mv https://doi.org/10.29352/mill0202e.09
inst_facet_str urn:organizationAcronym:ipv{{{_:::_}}}Instituto Politécnico de Viseu
instacron_str ipv
institution Instituto Politécnico de Viseu
instname_str Instituto Politécnico de Viseu
language por
network_acronym_str millenium
network_name_str Millenium
oai_identifier_str oai:ojs.revistas.rcaap.pt:article/10609
organization_str_mv urn:organizationAcronym:ipv
person_str_mv Brás, Isabel Paula Lopes
Ferreira, Bruna Sofia
Silva, Maria Elisabete Ferreira
publishDate 2017
publisher.none.fl_str_mv Polytechnic Institute of Viseu (IPV)
repo_facet_str urn:repositoryAcronym:millenium{{{_:::_}}}Millenium
reponame_str Millenium
repository_id_str urn:repositoryAcronym:millenium
service_str_mv urn:repositoryAcronym:millenium
spelling Polytechnic Institute of Viseu (IPV)ptIntrodução: O aterro sanitário é uma técnica que aplica princípios de engenharia para confinar os resíduos numa menor área possível, reduzindo o seu volume. Deste tratamento resultam nomeadamente a produção de lixiviados, pelo que se impõe o estudo da sua recirculação. Objetivos: Fornecer uma perspetiva da prática do efeito da recirculação de lixiviados e de questões técnicas que o diferenciam dos aterros convencionais, tendo por base o aterro sanitário de Bigorne. Métodos: Efetuou-se o levantamento de diversos parâmetros físicos e químicos durante um período de 10 anos exploração do aterro, seguindo-se o respectivo tratamento estatístico. Resultados: A análise dos dados mostrou que a produção de lixiviados diminui com o início da recirculação de lixiviados, assim como a condutividade, após um aumento gradual, a carência bioquímica de O2 (CBO5) e carência química de O2 (CQO). Por sua vez, a concentração de azoto amoniacal tende a permanecer elevada e o pH aumenta para valores com caracter básico. As concentrações dos elementos minerais apresentaram um perfil variável. O chumbo e manganês tendem a diminuir, enquanto as concentrações dos elementos crómio, sódio e potássio tendem a aumentar. Quanto aos restantes elementos minerais (zinco, cobre, ferro, níquel, magnésio e cálcio), verifica-se que as suas concentrações tendem a se manter constantes. A maioria das correlações efetuadas entre a idade do aterro, o caudal recirculado e os elementos minerais não evidenciou correlações significativas. Salienta-se apenas a correlação significativa positiva entre o caudal recirculado com o crómio e potássio, evidenciando o efeito do caudal no aumento da concentração destes elementos minerais no interior do aterro. Conclusões: Estudar os mecanismos que controlam o comportamento de aterros com recirculação de lixiviados, permite o desenvolvimento de ferramentas de gestão adequadas às especificidades dos aterros.porptAvaliação do efeito da recirculação de lixiviados num aterro sanitário.Brás, Isabel Paula LopesBrásIsabel Paula LopesInstituto Politécnico de Viseu, Escola Superior de Tecnologia e Gestão de Viseu, Departamento de Ambiente/ Cento de Estudos em Educação, Tecnologias e Saúde (CI&DETS), Viseu, PortugalFerreira, Bruna SofiaFerreiraBruna SofiaInstituto Politécnico de Viseu, Escola Superior de Tecnologia e Gestão de ViseuSilva, Maria Elisabete FerreiraSilvaMaria Elisabete FerreiraInstituto Politécnico de Viseu, Escola Superior de Tecnologia e Gestão de Viseu, Departamento de Ambiente/ Cento de Estudos em Educação, Tecnologias e Saúde (CI&DETS), Viseu, PortugalEISSN1647-662XIsPartOfPISSN0873-3015IsPartOf2017-07-14DOIhttps://doi.org/10.29352/mill0202e.09http://purl.org/coar/access_right/c_abf2open accessAgriculture, Food and Veterinary Scienceshttp://purl.org/coar/resource_type/c_6501journal articlefulltextapplication/pdfMillenium - Journal of Education, Technologies, and Health107117
spellingShingle Avaliação do efeito da recirculação de lixiviados num aterro sanitário.
Brás, Isabel Paula Lopes
Agriculture, Food and Veterinary Sciences
status SINGLETON
subject.fl_str_mv Agriculture, Food and Veterinary Sciences
title Avaliação do efeito da recirculação de lixiviados num aterro sanitário.
title_full Avaliação do efeito da recirculação de lixiviados num aterro sanitário.
title_fullStr Avaliação do efeito da recirculação de lixiviados num aterro sanitário.
title_full_unstemmed Avaliação do efeito da recirculação de lixiviados num aterro sanitário.
title_short Avaliação do efeito da recirculação de lixiviados num aterro sanitário.
title_sort Avaliação do efeito da recirculação de lixiviados num aterro sanitário.
topic Agriculture, Food and Veterinary Sciences
topic_facet Agriculture, Food and Veterinary Sciences
url https://doi.org/10.29352/mill0202e.09
visible 1